Há uma expressão americana metida à besta que virou moda nos anos 70 e que, hoje, os chamados moderninhos gostam de repetir: “Thank, God, it’s Friday”. Traduzindo: “Obrigado, Deus, é sexta-feira”. Há até uma forma abreviada de se dizer isso, usando as iniciais TGIF. Coisa de brasileiro que quer ser americano. Aliás, uma coisa meio cafona nos dias de hoje.
Na verdade, há sempre uma sensação de agradecer quando chega a sexta-feira. É como se tivéssemos participado de uma batalha que durasse os cinco dias, que compreendem a semana de trabalho, e saíssemos daquela guerra interminável.
Eu escuto sempre relatos das pessoas que reclamam de seu trabalho, falam mal do seu chefe, implicam com os colegas. Dessa forma, parece que o trabalho se transforma numa espécie de castigo, e a pessoa está condenada a cumpri-lo.
A impressão que tenho é que o trabalho, muitas vezes, é encarado como um campo de guerra. Nesse cenário, o chefe é o inimigo e aqueles com quem divido a sala são como soldados adversários que tenho de combater! Nunca ouvi ninguém dizer: “Não vejo a hora de chegar segunda-feira pra começar a trabalhar!”. O que eu escuto sempre é: “Mas ainda é terça-feira, falta muito pra chegar a sexta…”.
Meu Deus, mas por que tanto sofrimento? Se o trabalho é um flagelo como achamos, por que, então, nós nos submetemos a essa tortura? Já sei, você vai me responder: “Como vou sobreviver sem o trabalho?”. E eu lhe pergunto: “Vale a pena trabalhar dessa maneira?”. É. Não vale.
O nível de estresse aumenta, a ansiedade oprime e o risco de uma doença cardíaca passa a ser iminente. Então, o que fazer? Parar de trabalhar não pode e trabalhar com tanta tensão também não. Logo, seja inteligente e jogue a seu favor. Transforme o seu trabalho em fonte de prazer. Faça do seu local de trabalho um espaço de lazer. Eis algumas dicas:
1. Seu chefe não é seu inimigo. Ele é uma pessoa que trabalha na mesma empresa que você. Procure encará-lo dessa maneira.
2. O trabalho não é extensão da sua casa. Casa é casa, trabalho é trabalho. Não faça do seu trabalho uma sucursal do seu lar. As coisas têm que estar definidas. Assim, você sentirá saudades da sua casa e, em casa, saudades do seu trabalho.
3. Aos colegas, fale sempre coisas boas dos outros colegas. Saia da sala quando a fofoca começar.
4. Você tem o direito de relaxar. Durante o dia, procure se levantar, caminhar um pouco, respirar ar puro e beber bastante água. Evite os vários cafezinhos e os docinhos. Sua saúde vai agradecer.
5. Limpe sempre sua mesa e também as gavetas. Não deixe acumular coisas e papéis. A desordem da sala é sinal da desordem interna da sua alma. Lembre-se disso e trate de organizar as duas.
6. Não faça nada com raiva ou mágoa. Se estiver magoada com algo ou alguém, em primeiro lugar resolva para depois fazer seu trabalho.
7. Por fim, lembre-se que seu trabalho vai beneficiar alguém, em algum momento ou de alguma maneira. E só por esse motivo vale, sim, o esforço de fazê-lo bem-feito.
O meu desejo é que você não faça do seu trabalho um inimigo contra si mesma. Se a maior parte do nosso dia passamos num ambiente de trabalho, que ali, então, seja um lugar de alegria e paz.
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