sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Cabelos tingidos e protegidos!


Contéudo do site da revista Saúde

Cabelos gostam de sombra e água fresca

O calor, por si só, já é uma ameaça e tanto para as madeixas. Isso porque ele é sinônimo de sol, mar, piscina, areia, vento....uma mistura bombástica. Quem recorre à tintura deve ter uma preocupação a mais, pois os produtos químicos, aliados à pigmentação artificial, transformam os fios em alvos potenciais de todos esses agressores. 

Quando for à praia ou ao parque, deixe chapéu ou boné a postos, aconselha um expert no assunto, o tricologista Valcinir Bedin, diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele, em São Paulo. Na água, os cuidados devem ser redobrados. Antes de entrar no mar, aplique um produto sem enxágüe com filtro solar quaternizado nos cabelos. Esse termo atesta que ele adere melhor aos fios, ensina o farmacêutico-bioquímico Alberto Keidi, diretor da Protocolo Consultoria Personal e Health Care. Se for mergulhar na piscina, além do filtro, é importante utilizar um fluido de silicone, pois ele forma uma capa protetora na cabeleira, impedindo a deposição de cloro e cobre, completa. Isso porque essas substâncias empregadas na desinfecção da água reagem com a pigmentação e podem provocar alterações na coloração, além de danificar ainda mais as madeixas. Depois do banho de mar ou de piscina, a recomendação é a mesma: o enxágüe imediato com água doce corrente e, posteriormente, a lavagem com xampu anti-resíduos. Em seguida, vêm as estratégias de recuperação -- indispensáveis. No banho, lave com água morna, a uma temperatura abaixo de 22 graus. Deixe que a água escorra por, no máximo, três minutos, ensina Bedin. Procure utilizar um xampu neutro e, na seqüência, aplique produtos hidratantes. 

Vale condicionador, máscara, silicone ou cremes sem enxágüe. O importante é que contenham queratina, que faz parte da composição do fio e ajuda a recuperá-lo; ceramidas, que agem como uma espécie de cola para fechar as cutículas, e manteigas hidratantes, como as de karitê. Para a proteção extra dos cabelos com tintura, o ideal é usar um produto com silicone termoativado. Sob a ação do calor, ele derrete e adere à estrutura capilar, restaurando-a. E, por fim, se mesmo assim os cabelos ainda estiverem cheios de pontas duplas, apele para o cabeleireiro e faça um belo corte.

Sem comentários:

Enviar um comentário