Deus pode, Deus faz!
Pe. Juarez de Castro
Nas minhas andanças por este Brasil, tenho sempre a oportunidade de conhecer pessoas interessantes e cheias de sabedoria. Conheci uma dessas na semana passada. Eu estava numa pequena cidade de Santa Catarina e, naquela ocasião, dava uma entrevista na rádio local. Ao sair do estúdio, me deparei com um homem forte, um pouco acima de seu peso. Mas o que me chamou a atenção mesmo foram seus olhos marejados e a insistência em me contar algo que ele chamava de milagre.
Antes de me dizer qualquer palavra, esse homem levantou sua camiseta e me mostrou uma cicatriz enorme, que tinha a forma de uma estrela com três pontas. Vi que ele havia passado por uma grande cirurgia. Com a voz embargada, ele me disse: “Veja o milagre, padre!”. Então, me contou que havia se submetido a um transplante de fígado e que, na época, era impossível encontrar um doador por causa de suas características: jovem, obeso e saudável.
Você deve estar se perguntando onde está o milagre, pois realizar transplantes é resultado dos avanços da medicina. Você pode argumentar e dizer que se trata somente de tecnologia e ciência. Mas foi justamente esse argumento que aquele homem cheio de fé jogou por terra! Antes que eu dissesse alguma coisa, ele falou: “O milagre não está na técnica cirúrgica, pois qualquer médico que estude pode realizar uma operação dessas. O milagre está em que encontrar alguém naquele exato momento com todas as características necessárias para um transplante considerado impossível.”
Há muitas definições de milagre. Milagre é quando se quebra a lei da natureza. Milagre é um fato extraordinário. Milagre é um fato inexplicável. Mas, na verdade, o milagre é a intervenção de Deus no exato momento em que dela precisamos. É Deus agindo com seu poder para que as coisas possam coincidir para o bem! O milagre pode até usar das técnicas e dos métodos científicos, mas lá no fundo haverá sempre a mão de Deus agindo misteriosamente para que tudo aquilo aconteça.
Agora, é bom deixar claro que Deus não faz milagres por atacado! Ele já estabeleceu uma ordem nas coisas para que elas pudessem seguir seu rumo. As coisas se desenvolvem e evoluem a partir da sabedoria de Deus. Por esse motivo, Ele não fica a todo momento interferindo. Sua sabedoria já está contida na criação. E, na verdade, todas as vezes em que nos maravilhamos com a natureza, estamos nos extasiando diante da perfeição e da sabedoria com que Deus fez todas as coisas.
Mas… onde está o milagre? Poderíamos dizer que tudo o que acontece ao nosso redor é fruto desse grande milagre da criação. São os planetas que giram numa órbita elíptica perfeita, a gravidade que nos mantém presos ao chão, a for que desabrocha e a lagarta que se transforma em borboleta. Mas Deus PODE e quer FAZER o milagre para que nos lembremos que nós não podemos tudo e que, sim, precisamos Dele a todo momento. E, dessa forma, Deus se mostra maravilhosamente presente em nosso meio, agindo para que todas as coisas aconteçam de forma espetacular.
E é então que aquele transplante de fígado impossível acontece ou aquele outro homem sai ileso de um acidente. Ou, quem sabe, aquilo que era considerado impossível se realiza bem diante de nossos olhos incrédulos…
Depois de ouvir a história emocionante daquele homem transplantado e cheio de fé, confesso que, na hora, fiquei sem palavras. Eu queria dizer alguma coisa e não consegui! Então, cantei baixinho no ouvido dele um trecho da canção Sou um Milagre: “Nunca houve noite que pudesse impedir / O nascer do sol e a esperança / E não há problema que possa impedir / As mãos de Jesus pra me ajudar”.
Sem comentários:
Enviar um comentário