quarta-feira, 29 de junho de 2011

Pasta americana


Bolo decorado com pasta americana


Ingredientes:

- 1 colher (sopa) de água
- 1 colher (sopa) de gelatina incolor
- 1 colher (sopa) de glucose branca
- 20 gr de margarina
- 1 colher (chá) de essência de amêndoas ou outra de sua preferência
- Aproximadamente 800 grs de açúcar impalpável
 

Modo de preparo:

Pasta americana
Em uma panela junte a gelatina e a água. Leve ao fogo, em banho maria. Depois que a gelatina derreter, ainda em banho-maria, acrescente a glucose e a margarina. Retire do fogo, junte a essência de amêndoas e misture. Deixe a mistura amornar. Despeje o açúcar impalpável em um recipiente, faça um buraco no meio e junte a misture. Vá sovando essa mistura até obter uma massa branca que não grude nas mãos. Se necessário, acrescente mais açúcar. Se quiser a pasta em outras cores, acrescente corante alimentício em gel, aos poucos, até obter o tom desejado.
 
Modelagem
Em uma superfície lisa abra a pasta americana, com a ajuda de um rolo. Afine a massa até que fique na espessura de cerca de 0, 5 centímetros. Com a pasta americana cubra a superfície de um bolinho (pode ser um simples pão de ló, cupcake, o que você quiser). Com as mãos, molde a pasta sobre o bolo, para que fique bem aderente. Com um estilete ou uma faca, apare as sobras de pasta americana das laterais. Com um rolo abra um pedaço de pasta americana cor de rosa. Com uma faca corte as beirada até obter um retângulo. Corte-o ao meio. Com os dedos uma os cantos de cada um dos dois retângulos. Em seguida, junte as duas pontas, para formar um dos lados do laço. Una os dois lados do laço e coloque-o sobre o bolo. Para que não desgrude, umedeça a superfície onde deverá ser fixado. Finalize com um pedaço de pasta americana no centro do laço.
 

Dica:

Guarde a massa em saco plástico bem fechado.

Bolinho de maçã e canela


Bolinho de maçã e canela

Ingredientes:

. 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
. 1 colher (sopa) de canela em pó
. 4 ovos
. ½ xícara (chá) de óleo
. 4 maçãs pequenas (Fuji) sem casca e sem sementes
. 2 xícaras (chá) de açúcar
. 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:

Peneire a farinha e misture a canela. No liquidificador, coloque os ovos, o óleo, a maçã picada e o açúcar. Bata tudo muito bem. Coloque esta mistura em uma tigela e acrescente aos poucos a farinha com a canela. Adicione o fermento e misture delicadamemente. Despeje a massa em pequenas fôrmas individuais, untadas e enfarinhadas. Asse por aproximadamente 30 minutos em forno preaquecido a 180ºC. Sirva quente polvilhado com canela.

Medicine ball: novidade que deixa o corpo inteiro em forma

medicine ball


Quer um treino rápido e que trabalhe o corpo todo? Use uma medicine ball


Pergunta rápida: que acessório de fitness você pode arremessar, agarrar, segurar e levantar? A resposta correta: uma medicine ball.

Apesar de funcionar como um halter, uma bola com peso é mais versátil. Não importa se você vai jogá-la contra o chão ou agarrá-la, ela desafia toda a estabilidade do seu core (abdômen, quadril e região lombar) e sua coordenação, além de tonificar membros superiores e inferiores.

Comece com o primeiro exercício, complete de dez a 12 repetições e descanse por 30 segundos. Siga esse padrão até completar os quatro exercícios. Descanse por um minuto e repita, realizando um total de dois ou três circuitos.

Quatro movimentos redondos

ilustra
Foto: Mckibillo

1. Batida de bola

Em pé, com os pés afastados um pouco além da largura do quadril, segure a bola acima da cabeça (a). Com os braços ligeiramente flexionados e a coluna reta, tensione o core e arremesse a bola contra o chão entre seus pés, flexionando os joelhos (b). Rapidamente agache, pegue a bola e retorne à posição inicial. Essa é uma repetição.

2. Abdominal canivete

Deite de costas no chão, segurando a medicine ball acima da cabeça e com braços e pernas retos (a). Firme o core e levante simultaneamente o tronco e a perna esquerda e leve a bola na direção do pé esquerdo (b). Abaixe o corpo de volta à posição inicial e repita com o outro lado. Essa é uma repetição.

3. Chute lateral

Com a bola na altura do peito, transfira o peso para a perna esquerda e levante o joelho direito, virando para dentro (a). De forma sincronizada, gire o quadril para se inclinar na direção do chão e chute a perna direita para o lado, projetando a bola acima da cabeça (b). Essa é uma repetição. Faça todas as repetições e mude de lado.

4. Arremesso e avanço

Segure a bola na altura do peito (a). Arremesse-a de leve para cima e para a frente (b), depois dê uma passada à frente com o pé esquerdo flexionando o joelho e abaixe o corpo de maneira que seu tronco fique ereto e pegue a bola no final do movimento (c). Volte à posição inicial e repita do outro lado. Essa é uma repetição.

Consultoria: Brett Hoebel, da Hoebel Fitness, nos EUA, e Alexandre Borges, professor de musculação da Competition, em São Paulo.

conteúdo da revista M de Mulher

domingo, 26 de junho de 2011

Receitas caseiras para acabar com sintomas da TPM


Acontece todo mês: a gente briga até com a melhor amiga, chora vendo comédia, come feito louca, incha tanto que não entra nem em jeans larguinho... A culpa é da TPM.

Dez dias antes de vir a menstruação, nossos hormônios deixam a gente louca. Ainda bem que é possível acalmar nossa fera interior sem precisar de remédio. Conheça algumas receitas caseiras que vão te ajudar nesse período.

Dor nos seios

Pouco antes de menstruar, é comum notar que os seios ficam inchados e doloridos. Uma das formas de aliviar o incômodo é consumir alimentos que contenham vitamina E, como ovos e peixes. Usar top ou um sutiã mais firme também evita a dor na região, principalmente se você tem muito busto ou pretende praticar atividades físicas.

Inchaço

A ginecologista Lucia Costa Paiva ensina um truque simples para acabar com o inchaço: dez dias antes da menstruação, diminua o consumo de sal. Outra boa dica é tomar um diurético: bata no liquidificador o suco de 1 laranja-lima, 1 fatia grande de melancia e 10 folhas de capim-cidreira fresco. Beba diariamente.

Dor de cabeça

Evite a dor tomando chá de gengibre feito por infusão: leve 1 xíc. de água ao fogo até ferver. Despeje o líquido sobre 1 col. (sopa) da erva, tampe e deixe descansar por três minutos. Segundo uma pesquisa, a ação anti-inflamatória do gengibre pode ser melhor que remédio!
É importante praticar exercício físico durante a TPM
Foto: Dreamstime

Depressão, tristeza, sensibilidade

A melhor solução para esses problemas é praticar atividades físicas. Trinta minutos diários de exercícios leves já fazem com que o corpo libere endorfina, uma substância que aumenta a sensação de relaxamento e bem-estar. Fazer o que você gosta e estar em companhia de pessoas agradáveis também faz toda a diferença!

Além desses cuidados, você também pode consumir camu-camu, uma fruta nativa da Amazônia, rica em vitamina C, que ajuda a combater a depressão. Consuma diariamente 1 unidade da fruta ou 1 grama da versão em pó (encontrada em feiras de alimentos regionais ou lojas de produtos naturais).

Raiva e ansiedade

Ao menos durante a TPM, evite consumir café, chá preto, chocolate e refrigerante, cujos nutrientes podem aumentar o nervosismo. Tome chá de folhas de maracujá e sinta a raiva passar rapidinho.

Gula

Consuma alimentos ricos em ácidos graxos, como peixe, azeite, linhaça e óleo de girassol, que ajudam a combater a gula.

Cólica

Aplique uma compressa de chá de camomila morno no abdômen, abaixo do umbigo. Troque-a antes de esfriar e mantenha-a na região até a dor passar.

Rinite alérgica - aprenda á controlá-la



Coceira e secreção constantes no nariz, além de sequências de espirros que parecem não acabar nunca, são sintomas de rinite alérgica. Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, a ocorrência desse mal aumentou nos últimos 20 anos.

Ele está entre as cinco doenças crônicas mais comuns, afetando entre 10% e 30% dos adultos e até 40% das crianças em todo o mundo. Um outro estudo, o Mapa da Rinite no Brasil, apontou que 55% das pessoas que sofrem de rinite alérgica têm mais crises nos meses de junho e julho - quando o ar costuma estar mais seco e frio.

Agora entenda melhor como essa doença funciona para poder se prevenir:

O que é rinite alérgica?

"É uma inflamação na mucosa do nariz que ocorre quando entramos em contato com alguma substância que nos causa alergia", explica Antônio Douglas Menon, otorrinolaringologista do Núcleo Avançado do Tórax do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. O nariz possui um mecanismo de defesa que impede a entrada dessas substâncias e provoca espirros, coriza e obstrução nasal para tentar removê-las. Isso acontece instantaneamente.

Quais as causas?

"No Brasil, mais de 90% das pessoas com rinite alérgica são sensíveis ao ácaro - um bichinho presente na poeira domiciliar", afirma João Ferreira de Mello Júnior, chefe do Grupo de Alergia em Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Mas não pense que uma casa sem poeira está livre dos ácaros. Geralmente eles ficam nas fibras dos colchões, travesseiros e móveis. Os sintomas também podem ser provocados por fungos, mofo, pólen, cigarro, alguns alimentos, perfumes e produtos de limpeza.

Como saber se não é gripe?

Não confunda gripe, resfriado e rinite alérgica! "A gripe geralmente gera mal-estar, dor no corpo e dor de garganta. O resfriado causa mais coriza. Ambos costumam durar de cinco a sete dias. Já a rinite alérgica provoca até dez espirros seguidos, acompanhados de secreção e entupimento do nariz por alguns minutos. O paciente melhora em seguida e a próxima crise pode ocorrer depois de seis horas, um dia ou até meses", esclarece Menon.

Como tratar?

A rinite alérgica não tem cura, mas é possível Controlá-la com medicamentos, vacinas e alguns cuidados. O primeiro passo é fazer a higiene no ambiente para evitar o contato com as substâncias que desencadeiam os sintomas. Se essas medidas não forem suficientes, o médico poderá receitar medicamentos. Mas não faça automedicação e só use os remédios durante o tempo determinado pelo médico. Uma terceira opção de tratamento são as vacinas antialérgicas aplicadas mais de uma vez por semana durante alguns meses.
Limpar a casa é importantíssimo para se ver livre das crises de rinite
Foto: Getty Images

Livre-se dos focos de alergia da sua casa!

· Deixe a casa bem ventilada e evite a formação de bolores.

· Tire gatos e cachorros do quarto, principalmente de cima de sofás e camas.

· Lave as roupas de lã antes de usá-las.

· Mesmo que a sua cortina seja persiana, ela deve ser lavada a cada 15 dias. Tapetes e cobertores precisam ser limpos duas vezes por semana.

· Não varra a casa nem use espanador. Prefira aspiradores e panos úmidos.

· Use capas nos travesseiros e colchões. Apenas lençol e fronha não são suficientes para evitar os ácaros.

· Elimine carpetes e tapetes. Os pisos frios, como cerâmica e porcelanato, são os mais indicados. Também evite bichos de pelúcia e almofadas.

· Evite o contato com perfumes fortes (cosméticos ou produtos de limpeza), fumaça de cigarro e inseticidas.

· Limpe o nariz diariamente com soro fisiológico.

· Alguns sprays à base de soro fisiológico também podem ser usados no nariz para umedecer a região. Certifique-se de que eles não contêm cortisona!

· Se sentir o ar muito seco, coloque uma bacia com água ou um umidificador de ar no ambiente.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Fim de semana


Que todas as minhas amigas e visitantes do meu blogue, tenham um final de semana com muito amor, paz e harmonia com a natureza e com o Universo de Deus!!!

Muita saúde, proteção e uma alimentação light de bem com a natureza p todos!!!

fiquem com Deus, q Deus os abençõe!!!

Omelete de forno com legumes

detalhe receita

Essa receita é muito prática saudável e saborosa, vc poderá variar colocando os legumes de sua preferência, atum, mussarela de búfala, queijo minas frescal, o q vc gostar!!! Com essa possibilidade de várias combinações de ingredientes, vc poderá várias opções de omelete com ingredientes diferentes, pode ser espinafre, escarola, cenoura ralada, acelga, poderá acrescentar baco, linguiça calabresa, seleta de legumes, milho em conserva, ervilha, grão de bico, lentilha. Essa receita pode se tornar muito saborosa, nutritiva e completa.

omelete assado de mussarela, atum, cebola, legumes
Ingredientes




    • ovos
    • 1 lata de atum
    • 100 g de mussarela picada
    • 1 lata de seleta de legumes escorrida
    • meia xícara (chá) de leite
    • sal á gosto, óregano
    • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
    • 1 colher (chá) de fermento químico em pó
    • 4 colheres (sopa) de salsa picada
    Modo de Preparo
    Bata ligeiramente os ovos e junte os ingredientes restantes. Coloque em um refratário untado (25 cm de diâmetro) e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por aproximadamente 30 minutos. Sirva quente ou fria.

    terça-feira, 14 de junho de 2011

    Reflexão

    O mundo de hoje quer que acreditamos q o errado é o certo, não podemos deixar o sentido do amor e do respeito e da família, se desintegrar, os jovens e até os pré adolescentes acham certo ficar com várias pessoas, em vez de se preparar para namorar uma pessoa de Deus p casar e constituir uma família e isso pode trazer consequências trágicas, a evolução das doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce e indesejada, isso implica na desestruturação da vida de muitas pessoas, o amor é construído dia-a-dia, com respeito e compreensão, ninguém é tão onipotente q não precise de ninguèm, temos q educar os nossos filhos para evoluir a mente com sabedoria p construir um amor e uma família, existe a pessoa certa p cada um, peçamos á Deus q nos oriente á encontrar a pessoa certa e alimentar o amor o respeito e a compreensão, não podemos mais alimentar a desunião, a falta de respeito, a fornicação, o egoísmo e a ignorância, a orientação sexual e sentimental deve começar na família, devemos dar o exemplo e orientar os nossos filhos no caminho da sabedoria, e não deixar eles escolher a degradação do mundo e das pessoas e da família, todos querem uma sociedade justa, fraterna e feliz, e isso começa com uma família bem estruturada!
    Deus abençõa a minha família, e abençõa á todas as famílias p não cairem nas armadilhas do inimigo, não permita Senhor a degradação da família, dai-nos força e sabedoria para conduzir os nossos filhos no teu caminho de amor e paz!


    segunda-feira, 13 de junho de 2011

    A dieta da sopa no jantar




    Comer sopa no jantar, ainda mais no frio, é uma fórmula de sucesso para emagrecer. Aprenda então algumas sugestões de combinação e perca 4 kg em 20 dias

    É fato: sopa no jantar é uma fórmula de sucesso para você emagrecer no inverno. À noite, o organismo reduz o ritmo das funções e, portanto, não precisa de tanta energia. Além disso, é um prato que espanta a fome rapidinho. "Consumida quentinha, ela aquece o corpo assim que cai no estômago, antecipando as mensagens de saciedade enviadas ao centro da fome", explica a nutricionista Maria Cecília Corsi, da Clínica Essencial Light, em São Paulo. Mas, para virar amiga da dieta, tem que ser leve e não pode vir acompanhada de pão, torrada, queijo ralado e outros ingredientes que pesam na balança.

    A nossa sugestão é que você incremente com especiarias, como gengibre, pimenta e canela, que ressaltam o sabor sem acrescentar calorias. E o melhor vem agora: por terem ação termogênica (aceleram o metabolismo), dão à sopa o poder de queimar as gordurinhas!

    Porém, a receita completa sempre deve combinar proteína magra (frango, quinua), carboidrato (macarrão e arroz integrais) e  fibras (abóbora, rúcula). Aliás, quem não gosta de vegetais pode aproveitar a oportunidade para camuflar no caldo essa família de alimentos, importantes para manter o bom funcionamento do intestino. Procure acrescentá-los à sopa em pedaços para estimular a mastigação – outro mecanismo que faz você se sentir feliz com menos comida.

    Ainda não está convencida? Aqui vão mais algumas razões para você virar fã do prato: a sopa mantém o organismo hidratado, pois tem bastante água, e é fácil de variar o sabor. Nossa sugestão é que você prepare uma boa quantidade de caldo básico, congele em porções individuais e crie uma sopa diferente a cada dia. Para não correr o risco de torná-la muito calórica, fizemos uma lista de alimentos que podem ser combinados do jeito que você preferir. Não tem erro: sua sopa vai ficar gostosa, completa, pouco calórica e com o poder de queimar calorias. É o máximo!

    Caldo básico

    Ingredientes
    · 1 peito de frango grande (800 g) ou carne vermelha magra (coxão mole, patinho ou alcatra)
    · 2 1/2 litros de água
    · 2 cebolas cortadas ao meio
    · 2 cenouras grandes em pedaços
    · 1 tomate com pele e semente
    · 2 talos de salsão
    · 1 folha de louro
    · 2 hastes de salsinha
    · 3 grãos de pimenta-do-reino
    · 1 col. (café) de sal

    Modo de fazer
    Corte o frango em cubos pequenos para que solte todos os nutrientes durante o cozimento. Coloque na panela de pressão com a água, a cebola, a cenoura, o tomate, o salsão, o louro, a salsinha, a pimenta e o sal. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando a válvula começar a apitar, cozinhe por mais 10 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar com a panela tampada. Retire o frango e guarde. Passe o caldo por uma peneira fina pressionando os legumes cozidos com uma concha. Distribua o caldo coado em cinco potes higienizados (cerca de 300 ml cada um) e congele. Use uma porção para preparar uma sopa diferente a cada dia. Deixe para ajustar o sal na finalização da sopa.

    · Tempo de preparo: 20 minutos (+ o tempo de cozimento)

    · Rende: 5 porções (300 ml cada uma)

    · Calorias: 35

    · Sugestão: se você gosta da sopa grossinha, bata os legumes com o caldo.

    Combine os ingredientes e crie sopas diferentes

    Para variar o sabor da sopa sem deixá-la calórica, escolha um alimento de cada grupo e junte ao caldo. Não esqueça das especiarias: são elas que vão acelerar a perda de peso!

    Proteína

    Frango*
    Rico em proteína e pouca gordura.Quanto juntar ao caldo: 150 gramas cozido (150 cal), desfiado ou em cubos e refogado com cebola.
    Ovo
    Fonte de proteína completa, sacia e adia a fome. Quanto juntar ao caldo: 1 ovo cozido (75 calorias) em cubos ou estale o ovo cru e cozinhe por 10 min.
    Quinua
    Garante proteína magra e de fácil absorção. Quanto juntar ao caldo: 2 colheres (sopa) da quinua em grão (70 calorias). Ferva por
    10 min.
    Muss. de búfala
    É um dos queijos com mais proteína e cálcio e menos sódio. Quanto juntar ao caldo: 1 bola média de mussarela (85 cal) cortada em cubos.

    Carboidrato

    Arroz integral
    Rico em fibras, engorda menos que o branco e sacia mais. Quanto juntar ao caldo: 2 colheres (sopa) de arroz integral cozido (155 calorias).
    Aveia
    Traz betaglucana, tipo de fibra que atua nos hormônios que regulam a fome.Quanto juntar ao caldo: 1 col. (sopa) de aveia (90 cal). Ferva por 2 min.
    Inhame
    Tem carboidrato e melhora o emagrecimento.Quanto juntar ao caldo: 1 pires (café) de inhame cozido (50 cal) em cubos e refogado.
    Macarrão integral
    Por ter fibras, engorda menos e sacia mais que o macarrão refinado.Quanto juntar ao caldo: 1/2 xícara (chá) de macarrão cozido (60 calorias).

    Hortaliça

    Abóbora
    É magra e tem fibras. Por isso, sacia sem engordar.Quanto juntar ao caldo: 1 xíc (chá) de abóbora em cubos (40 cal) refogada com cebola.
    Rúcula
    Por trás do gostinho ardido dessa folha existem substâncias antiinflamatórias e digestivas. Quanto juntar ao caldo: 5 folhas (15 calorias). Ferva por 5 minutos.
    Couve
    Além de fibras, a couve é rica em magnésio e cálcio (bons para a saúde dos ossos). Quanto juntar ao caldo: 1 folha (15 cal) picada. Ferva por 10 min.
    Acelga
    Macia, a acelga combina bem com sopa. Ela é rica em fibras e magnésio.Quanto juntar ao caldo: 2 folhas picadas (20 cal). Ferva por 10 min.

    Especiarias

    Gengibre
    O zingiberine, substância que dá o sabor ardido, eleva em até 20% a queima de calorias.Quanto juntar ao caldo: 1 pedaço (3 cm) de gengibre fresco ralado.
    Canela em pau
    Carrega substâncias estimulantes que aceleram o metabolismo e melhoram a circulação. Quanto juntar ao caldo: 3 pauzinhos. Ferva por 5 minutos.
    Pimenta
    Responsável pelo sabor ardido, a capsaicina reduz a fome e acelera a queima de calorias.Quanto juntar ao caldo: 1 ponta de pimenta vermelha picadinha.
    Chá verde
    Concentra fitoquímicos que desintoxicam e aceleram o metabolismo.Quanto juntar ao caldo: 1 col. (sopa) do chá preparado mais forte.
    *É permitido trocar o frango por coxão mole

    quarta-feira, 8 de junho de 2011




    CAIXA DE PANDORA                    
            Na mitologia grega, Pandora (que significa bem dotada) foi a primeira mulher que existiu na Terra. Criada por Zeus (Júpiter) para castigar os homens pela ousadia do titã Prometeu em roubar aos céus o segredo do fogo, ela surgiu para o mundo como resultado da participação de vários deuses em sua formação: o primeiro a colaborar nesse sentido foi Hefesto (Vulcano), que moldou sua forma a partir de argila; depois dele, Afrodite (Vênus) deu-lhe beleza; em seguida, Febo (Apolo) incutiu-lhe talento musical; Ceres (Deméter) ensinou-lhe a arte da colheita; Atena (Minerva) concedeu-lhe a habilidade manual; Mercúrio (Hermes), dotou-a do dom da persuasão; Poseidon (Netuno) forneceu-lhe um colar de pérolas e a certeza de não se afogar, além de outros mais. Ao final, Zeus (Júpiter), após arrematar a obra dando-lhe uma série de características pessoais, enviou-a para a Terra, onde ela foi dada como presente a Epimeteu, irmão de Prometeu. 
              Sobre esse episódio, diz a lenda que antes dele acontecer o titã Prometeu e seu irmão, pertencentes a uma raça gigantesca que antecedeu o homem sobre a Terra, foram encarregados pelos deuses de fazer tanto a criatura humana como os animais, dando a cada um deles as necessárias condições de preservação no ambiente onde viveriam. Epimeteu encarregou-se imediatamente da tarefa atribuindo a cada bicho os dons e atributos de que ele precisaria para sobreviver (como velocidade, rapidez, valentia, asas, garras, dentes, guelras, etc.), mas quando chegou o momento de produzir o homem, que deveria ser superior aos demais seres que com ele compartilhariam a vida terrena, já não dispunha mais dos recursos de que precisava para fazer isso. Desorientado e sem saber como proceder, ele então recorreu ao irmão, que para socorrê-lo subiu ao céu com a ajuda de Atena (Minerva) e lá acendeu sua tocha no carro de Hélios, o deus-sol, trazendo o fogo para o homem e dando-lhe, assim, o recurso com que poderia subjugar as outras espécies vivas. 
              Zeus irritou-se com a atitude de Prometeu, e desejando puni-lo pela audácia cometida, enviou-lhe a recém-acabada Pandora, mas o titã a recusou polidamente. Em seguida ela foi oferecida a Epimeteu, que apesar da recomendação do irmão no sentido de que desconfiasse sempre dos presentes dados pelo deus maior, a aceitou de bom grado e casou-se com ela. Para alguns autores, a primeira mulher levava consigo uma caixa que continha todos os males do mundo, tais como doenças do corpo (cólicas, reumatismo, gota, etc.) e do espírito (inveja, despeito, vingança, etc.); para outros, no entanto, era Epimeteu que possuía uma caixa onde guardava certos sentimentos malignos que preferira não dar ao homem quando o estava preparando. Uma terceira versão sustenta que por ordem de Zeus, Prometeu foi preso e condenado a ficar acorrentado no alto de uma montanha, aonde, todos os dias, uma águia gigante vem comer-lhe as vísceras, que são regeneradas à noite, ficando fadado, portanto, a sentir dores por toda eternidade. Antes, porém, ele deixou com seu irmão uma caixa contendo todos os males que poderiam atormentar o homem, pedindo-lhe que a olhasse com cuidado e não deixasse ninguém se aproximar dela. Atendendo a essa recomendação, Epimeteu havia colocado duas gaiolas com gralhas no fundo da caverna onde morava, escondendo a caixa entre elas. Desse modo, caso alguém se aproximasse sem que ele o percebesse, as gralhas fariam um barulho insuportável, alertando-o sobre o intruso.. 
              Mas, Pandora, seduzindo-o, conseguiu convencê-lo a tirar as gralhas da caverna alegando que não se sentia bem com as aves por perto porque tinha medo delas. Epimeteu atendeu à esposa, a mais tarde, após tê-la amado, caiu em sono profundo. Valendo-se da oportunidade Pandora foi até a caixa e a abriu, permitindo que males como mentira, doenças, inveja, velhice, guerra e morte e outros mais, de lá saíssem em turbilhão, de forma tão assustadora que ela entrou em pânico e fechou o estojo antes que o último deles conseguisse escapar: o que acaba com a esperança 
              Uma outra versão diz que a intenção de Zeus quando mandou Pandora para a Terra, era a de agradar aos homens, e que seu presente de casamento à moça foi uma caixa onde cada um dos deuses havia colocado um bem. Infelizmente, porém, Pandora abriu a caixa sem querer, e todos os bens escaparam e desapareceram, com exceção da esperança, jóia preciosa que fortifica o homem e lhe dá condição de enfrentar todos os males com que a vida o maltrata.

    A caixa de Pandora




    A Caixa de Pandora - Ao homem imprudente e temeroso são atribuidos os males humanos
    Conta-nos as várias versões do mito grego que Prometeu (o que vê antes ou prudente, previdente) é o criador da humanidade. Era um dos Titãs, filho de Jápeto e Clímene e também irmão de Epimeteu (o que vê depois, inconsequente), Atlas e Menécio. Os dois últimos se uniram a Cronos na batalha dos Titãs contra os deuses olímpicos e, por terem fracassado, foram castigados por Zeus que então tornou-se o maior de todos os deuses.
    Prevendo o fim da guerra, Prometeu uniu-se a Zeus e recomendou que seu irmão Epimeteu também o fizesse. Com isso, Prometeu foi aumentando os seu talentos e conhecimentos, o que despertou a ira de Zeus, que resolveu acabar com a humanidade. Mas a pedido de Prometeu, o protetor dos homens, não o fez.
    Um dia, foi oferecido um touro em sacrifício e coube a Prometeu decidir quais partes caberiam aos homens e quais partes caberiam aos deuses. Assim, Prometeu matou o touro e com o couro fez dois sacos. Em um colocou as carnes e no outro os ossos e a gordura. Ao oferecer a Zeus para que escolhesse, esse escolheu o que continha banha e, por este ato, puniu Prometeu retirando o fogo dos humanos.
    Depois disso, coube a Epimeteu distribuir aos seres qualidades para que pudessem sobreviver. Para alguns deu velocidade, a outros, força; a outros ainda deu asas, etc. No entanto, Epimeteu, que não sabe medir as consequências de seus atos, não deixou nenhuma qualidade para os humanos, que ficaram desprotegidos e sem recursos.
    Foi então que Prometeu entrou no Olimpo (o monte onde residiam os deuses) e roubou uma centelha de fogo para entregar aos homens. O fogo representava a inteligência para construir moradas, defesas e, a partir disso, forçar a criação de leis para a vida em comum. Surge assim a política para que os homens vivam coletivamente, se defendam de feras e inimigos externos, bem como desenvolvam todas as técnicas.
    Zeus jurou vingança e pediu para o deus coxo Hefestos que fizesse uma mulher de argila e que os quatro ventos lhe soprassem a vida e também que todas as deusas lhe enfeitassem. Essa mulher era Pandora (pan = todos, dora = presente), a primeira e mais bela mulher já criada e que foi dada, como estratégia de vingança, a Epimeteu, que, alertado por seu irmão, recusou respeitosamente o presente.
    Ainda mais furioso, Zeus acorrentou Prometeu a um monte e lhe impôs um castigo doloroso, em que uma ave de rapina devoraria seu fígado durante o dia e, à noite, o fígado cresceria novamente para que no outro dia fosse outra vez devorado, e assim por toda eternidade.
    No entanto, para disfarçar sua crueldade, Zeus espalhou um boato de que Prometeu tinha sido convidado ao Olimpo, por Atena, para um caso de amor secreto. Com isso, Epimeteu, temendo o destino de seu irmão, casou-se com Pandora que, ao abrir uma caixa enviada como presente (e que Prometeu tinha alertado para não fazê-lo), espalhou todas as desgraças sobre a humanidade (o trabalho, a velhice, a doença, as pragas, os vícios, a mentira, etc.), restando dentro dela somente a ilusória esperança.
    Por isso, o mito da caixa de Pandora quer significar que ao homem imprudente e temeroso são atribuídos os males humanos como consequência da sua falta de conhecimento e previsão. Também é curioso observar como o homem depende de sua própria inteligência para não ficar nas mãos do destino, das intempéries e dos próprios humanos.
    Por João Francisco P. Cabral 
    Colaborador Brasil Escola 
    Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU 
    Mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

    Meu aniversário

    Hoje é o dia do meu aniversário, completo 38 anos de idade, qdo vai chegando perto dos 40, a gente vai analisando a vida com mais sabedoria e emoção.

    Só peço á Deus muita saúde de mente, corpo e alma, p q eu possa lutar e nunca desistir dos meus objetivos, e peço á Deus q me abençõe, me guarde, me proteja e me ilumine, amém...

    sexta-feira, 3 de junho de 2011




    Categoria
    Principados

    Príncipe
    Haniel

    Protege os dias:
    07/05 - 19/07 - 30/09 - 12/12 - 23/02 

    Número de sorte
    3

    Mês de mudança: março

    Carta do tarô
    A imperatriz

    Está presente na Terra:
    de 16:00 às 16:20 

    Salmo:
    144
    O Anjo: 
    Este anjo ajuda a elevar a Deus para todas as manifestações benéficas, a glorificação de todas as pessoas e a admiração do reino celestial. 

    Influência: 
    "Quem nasce sob esta influência se distinguirá por seus talentos e virtudes; sua grande generosidade pode ser vista através de sua aura. Será estimado por todas as pessoas de bem que possuam as mesmas qualidades e virtudes. Fiel executor das causas nobres, incentiva as pessoas, através de seu exemplo, a seguirem sua boa conduta. Luta pelo bem e glorifica a Deus. Será querido pela Divindade, por sua facilidade em perdoar os erros dos outros, seja quem for. Julga sempre de modo prudente. Com senso de humor poderá criticar, sem arrogância, o que perceber nas pessoas. Será inovador, imparcial, dinâmico e inteligente, apesar de individualista. Devido à sua grande profundidade mental, terá facilidade em se expressar com pessoas de qualquer classe. Torna-se mais estável após o casamento e sua família será unida e harmoniosa. Fisicamente esbelto e elegante, intelectualmente aberto e refinado; as pessoas poderão considerá-lo "difícil" de levar. Terá reconhecimento social, que encara como prova de que a vida só é "dura" para quem não sabe aproveitar as oportunidades que lhe são oferecidas. Dotado de grande virtude moral, não gosta de pessoas que faltam aos seus compromissos. Seu amadurecimento terreno espiritualiza e enobrece seu caráter. " 


    Profissionalmente: 
    Poderá ser um escritor genial, muito criativo, que respeitará a espiritualidade. Dotado de um agudo senso crítico, será ótimo nas organizações empresariais. Devido `a sua enorme capacidade de evolução, é possível que tenha dons formidáveis para a arte ou atividades culturais. 

    Anjo Contrário: 
    Domina o egoísmo, a raiva, o ódio, a hipocrisia e a vingança. A pessoa que nasce sob a influência deste anjo contrário, poderá ter tendência à infidelidade e à paixões repentinas. Poderá ser presunçoso, planejar represálias, revanches e praticar magia negra. 


    Texto extraído dos livros Anjos Cabalísticos e A magia dos anjos cabalísticos de Monica Bonfiglioli