terça-feira, 12 de julho de 2011

HIPOTIREOIDISMO

HIPOTIREOIDISMO
Sinônimos e Nomes populares
Diminuição de funcionamento da tireóide; falta de tireóide, tireóide cansada.
O QUE É?
Conjunto de sinais e sintomas decorrentes da diminuição dos hormônios da tireóide.
COMO SE DESENVOLVE?
É um quadro clínico que ocorre pela falta dos hormônios da tireóide em decorrência de diversas doenças da tireóide. 
No recém-nascido, as causas mais freqüentes envolvem: 
 
a falta de formação da glândula tireóide (defeitos embrionários)
defeitos hereditários das enzimas que sintetizam os hormônios
doenças e medicamentos utilizados pela mãe que interferem no funcionamento da glândula da filho


Em adultos, a doença pode ser provocada por: 
 
doença auto-imune (tireoidite de Hashimoto)
após cirurgia de retirada da tireóide por bócio nodular ou neoplasia
por medicamentos que interferem na síntese e liberação dos hormônios da tireóide (amiodarona, lítio, iodo)
(mais raramente) por bócio endêmico decorrente de deficiência de iodo na alimentação


O QUE SE SENTE?
No recém-nascido, ocorre: 
 
choro rouco
hérnia umbelical
constipação
apatia
diminuição de reflexos
pele seca
dificuldade de desenvolvimento


Se o paciente não receber tratamento adequado até a quarta semana de vida, pode ocorrer retardo mental severo, surdez, e retardo no desenvolvimento de peso e altura.
Na criança, a doença pode provocar déficit de crescimento associado à: 
 
pele seca
sonolência
déficit de atenção
constipação
intolerância ao frio
apatia


No adulto, os sintomas são de: 
 
intolerância ao frio
sonolência, constipação
inchumes nas extremidades e nas pálpebras
diminuição de apetite
pequeno ganho de peso
fraqueza muscular
raciocínio lento
depressão
cabelos secos, quebradiços e de crescimento lento
unhas secas, quebradiças e de crescimento lento
queda das pálpebras
queda de cabelos


A doença predomina no sexo feminino, no qual ocorre também irregularidade menstrual, incluindo a cessação das menstruações (amenorréia), infertilidade e galactorréia (aparecimento de leite nas mamas fora do período de gestação e puerpério).
Quando a doença tem causa auto-imune (tireoidite de Hashimoto) pode ocorrer vitiligo e associação com outras moléstias auto-imunes: 
 
endócrinas (diabetes mellitus, insuficiência adrenal, hipoparatireoidismo)
sistêmicas (candidíase, hepatite auto-imune)


COMO O MÉDICO FAZ O DIAGNÓSTICO?
No recém-nascido, deve ser realizada a triagem neonatal através da dosagem de T4 ou TSH em papel filtro. Se essas dosagens forem alteradas, o exame deve ser confirmado com os mesmos procedimentos no sangue e, se alterados, iniciar de imediato o tratamento.
No adulto, o diagnóstico é estabelecido pelas dosagens de T4 e TSH, e se os mesmos estiverem alterados (T4 baixo e TSH elevado), deve ser buscada a causa do problema através da pesquisa de anticorpos antitireoperoxidase (anti-TPO), antimicrossomais ou antitireoglobulina, que demonstrarão a causa auto-imune do distúrbio. Em pacientes com cirurgia prévia, além dos anticorpos, pode ser realizada também a pesquisa do resíduo de tecido tireóideo remanescente através da ultra-sonografia ou da cintilografia de tireóide. Deve ser também analisado o perfil lipídico do paciente, uma vez que ocorre severa dislipidemia associada ao estado de hipotireoidismo.
COMO SE TRATA?
O tratamento de todas as formas de hipotireoidismo é realizado com Tiroxina (T4) em doses calculadas de 1,6 a 2,2 microgramas por Kg de peso corporal no adulto e de 3 a 15 microgramas por kg de peso corporal, dependendo da idade do paciente. O controle do tratamento é realizado pela dosagem de TSH, que deve se manter sempre normal. Nos pacientes dislipidêmicos devem ser monitorizados também os níveis de colesterol e triglicerídeos.
COMO SE PREVINE?
Os casos que ocorrem após a cirurgia de retirada da tireóide por bócio nodular ou neoplasia podem ser prevenidos através de cirurgia adequada no momento em que a mesma é indicada para o tratamento de bócio. Nas demais situações pode ser realizado um diagnóstico precoce, porém prevenção primária não é disponível. 
Entenda o que é, como ela funciona e quais são os sintomas da tireóide. Saiba a diferença entre hipertireoidismo e hipotireoidismo.

Este texto é uma visão geral sobre a tireóide e suas doenças. Após a sua leitura, não deixe também de ler nossos artigos específicos sobre o assunto para ter informações mais completas:

HIPOTIREOIDISMO (TIREOIDITE DE HASHIMOTO)
HIPOTIREOIDSMO | Perguntas frequentes 
HIPERTIREOIDISMO E DOENÇA DE GRAVES
NÓDULO DE TIREÓIDE | Diagnóstico e como diferenciá-lo do câncer

O que é a tireóide?

Vamos esclarecer uma coisa logo no começo, tireóide (ou tiróide) é um órgão e não uma doença. É muito comum ouvir as pessoas dizerem que têm tireóide como se isso fosse um problema de saúde. Ora, tireóide todo mundo tem, isto não quer dizer nada. Dizer que tem tireóide é o mesmo que dizer que tem cérebro, coração, fígado etc... Para haver algum significado é preciso dizer qual o problema que a tiróide apresenta: hipotireoidismo, hipertireoidismo, câncer de tireóide, nódulo na tireóide, etc...

A tiróide (ou tireóide) é uma glândula em formato de borboleta localizada na base do pescoço, à frente da traquéia. Ela produz dois hormônios chamados de triiodotironina e tiroxina, mais conhecidos como T3 e T4, respectivamente. Esses hormônios são os responsáveis pelo metabolismo do corpo, ou seja, o modo como o organismo armazena e gasta energia.

Quando a tireóide funciona muito e produz hormônios em excesso, chamamos de hipertireoidismo. Quando funciona pouco ou quando esta foi removida cirurgicamente devido a um tumor, chamamos de hipotireoidismo.
tireóide
Localização da tiróide

Reforçando o conceito:
 
Hipertireoidismo = produção exagerada de hormônios tireoidianos
Hipotireoidismo = produção insuficiente de hormônios tireoidianos

A falta de hormônios tireoidianos ou hipotireoidismo, diminui nosso metabolismo e causa os seguintes problemas:

Sinais e sintomas do hipotireoidismo

- Bócio (veja mais abaixo)
- Astenia
- Pele seca
- Dor nas articulações
- Síndrome do túnel do carpo
- Constipação intestinal (prisão de ventre)
- Aumento do colesterol (leia: colesterol HDL, colesterol LDL e triglicerídeos)
- Alterações da menstruação
- Ganho de peso
- Intolerância ao frio
- Perda de cabelo
- Letargia
- Edemas (Inchaços)
- Em casos graves e não tratados: Coma

Sintomas da tireóide - Hipertireoidismo - proptose
Proptose - sintoma do hipertireoidismo
Já o excesso de hormônios, chamado de hipertireoidismo, causa:

Sinais e sintomas do hipertireoidismo

- Aumento do suor
- Intolerância ao calor
- Proptose do olho (olhos esbugalhados)
- Palpitações e arritmias cardíacas
Sintomas tireóide - Bócio
Bócio - Pode ocorrer no hiper e no hipotireoidismo
- Perda de peso
- Aumento da sede e da fome
- Irritabilidade e ansiedade
- Tremores das mãos

O bócio é o aumento de tamanho da tireóide que pode ser notado como um abaulamento na região anterior do pescoço. Pode ocorrer no hipotireoidismo e no hipertireoidismo.

Era um sinal muito comum no início do século XX devido a deficiência de iodo na alimentação (o iodo é um elemento necessário para a formação dos hormônios tireoidianos). A partir da metade do século passado, o iodo foi adicionado ao sal de cozinha e desde então deixou de ser uma causa comum de bócio.

As principais causas de hipotireoidismo e hipertireoidismo são as doenças auto-imunes (aquelas em que o organismo indevidamente produz anticorpos conta ele mesmo), a destacar a doença de Graves no hipertireoidismo e a doença de Hashimoto no hipotireoidismo. A remoção cirúrgica da tireóide, ou a sua destruição por iodo radioativo também são causas comuns de hipotireoidismo.

O diagnóstico, em geral, é feito com analises de sangue, através da dosagem do TSH e do T4 livre. Nos textos sobre hipertireoidismo e hipotireoidismo explicamos com mais detalhes os efeitos do TSH sobre a tiróide.

O tratamento é feito com reposição de hormônios no hipotireoidismo ou com drogas que inibem a produção dos mesmos no hipertireoidismo.

Leia mais: http://www.mdsaude.com/2009/02/doencas-sintomas-tireoide.html#ixzz1Ruv3qRvA

1.) Quais são os sintomas do hipotireoidismo?

Os principais sintomas do hipotireoidismo são a astenia, pele seca, constipação intestinal (prisão de ventre), aumento do colesterol (leia: colesterol HDL, colesterol LDL e triglicerídeos), alterações da menstruação, ganho de peso (não o suficiente para causar obesidade), intolerância ao frio, perda de cabelo e bócio.

É importante destacar que nem todos os pacientes com hipotireoidismo têm todos esses sinais e sintomas 

2.) O que é o bócio?
Bócio
Bócio

O bócio, também conhecido como papo, é um abaulamento da região do pescoço causado pelo aumento do volume da tireoide. O bócio surge principalmente em casos de hipotireoidismo, hipertireoidismo ou nódulos da tireoide.

3.) Quais os sintomas do bócio?

O paciente com bócio costuma apresentar os sintomas da doença que está causando o bócio, geralmente sintomas de hipertireoidismo ou hipotireoidismo.O bócio em si não costuma causar sintomas, a não ser que o mesmo seja muito grande. Bócios como o da foto acima não são grandes o suficiente para casuar sintomas compressivos, como rouquidão, dificuldade para engolir ou para respirar.

4.) Quais são as principais causas de hipotireoidismo?

A causa mais comum de hipotireoidismo é a tireoidite de Hashimoto. Outras causas incluem deficiência de iodo, retirada cirúrgica da tireoide e destruição da tireoide por radiação são outras causas comuns.

5.) Tenho engordado muito nos últimos anos e me sinto sem disposição. Isto pode ser hipotireoidismo?

Pode, mas muitas vezes é apenas reflexo de um estilo de vida sedentário. A má alimentação e a falta de exercícios físicos causam ganhos de peso e uma sensação de preguiça permanente. O ganho de peso relacionado ao hipotireoidismo costuma estar mais relacionado à retenção de líquidos do que ao acúmulo de gordura. Na verdade, é muito raro o hipotireoidismo causar obesidade e a maioria dos pacientes com sobrepeso e disfunção da tireoide não notam uma grande alteração no percentual de gordura após o controle do hipotireoidismo.

6.) Como é feito o diagnóstico do hipotireoidismo? 

Através da dosagem dos hormônios da tireoide. Geralmente dosamos o TSH e o T4 livre. No hipotireoidismo o TSH está elevado e o T4 livre normal ou baixo.

7.) Quais são os valores normais de TSH?

O limites inferir e superior do TSH costumam variar entre laboratórios, mas são geralmente ao redor de 0,5 mU/L e 4,5 mU/L.Valores abaixo de 0,5 mU/L sugerem hipertireoidismo; valores acima de 4,5 mU/L sugerem hipotireoidismo.

8. ) O que é hipotireoidismo subclínico?

Chamamos de hipotireoidismo subclínico quando o paciente apresenta laboratorialmente TSH elevado, T4 livre normal e ausência de sintomas de hipotireoidismo. Mais da metade dos pacientes com hipotireoidismo subclínico costuma desenvolver hipotireoidismo de fato em um período de 10 a 20 anos.

9.) Quando se indica o tratamento do hipotireoidismo subclínico?

Ainda existe muita controvérsia sobre o beneficio de se tratar hipotireoidismo subclínico. Atualmente há consenso apenas nos seguintes casos: TSH maior que 10 mU/L, altos títulos de anti-TPO, grávidas, mulheres com dificuldade em engravidar ou pessoas com colesterol muito alto.

10.) O que são os anticorpos anti-tireoglobulina e anti-TPO?

A anti-tireoglobulina e anti-TPO são auto-anticorpos que o nosso organismo produz inapropriadamente contra a tireoide. Estão presentes em praticamente todos os casos de tireoidite de Hashimoto. Pacientes com hipotireoidismo subclínico mas com altos títulos desses anticorpos apresentam um elevado risco de evoluírem para o hipotireoidismo clínico.

11.) O hipotireoidismo pode causar dificuldade em engravidar?

Sim. o hipotireoidismo altera o ciclo menstrual (leia: CICLO MENSTRUAL | PERÍODO FÉRTIL) podendo causar infertilidade. Mesmo que a paciente consiga engravidar, o hipotireoidismo aumenta o risco de aborto.

Nos homens o hipotireoidismo é causa de infertilidade por alterar a morfologia dos espermatozoides.

12.) Hipotireoidismo causa impotência sexual em homens?

Sim, além de causar diminuição da libido e dificuldade em ejacular. (leia: IMPOTÊNCIA SEXUAL | Causas e tratamento)

13.) Como se trata o hipotireoidismo?

O tratamento é feito com levotiroxina, uma forma sintética do hormônio T4. O objetivo do tratamento é manter o TSH abaixo de 5 mU/L.

14.) Quanto tempo dura o tratamento do hipotireoidismo?

Na imensa maioria dos casos o tratamento é por tempo indefinido. São raros os casos de hipotireoidismo que se curam com o tempo.

15.) Qual o melhor horário pra se tomar a levotiroxina?

Em jejum, antes do café da manhã.


16.) Meu colesterol está muito alto devido ao hipotireoidismo. Após o início do tratamento ele vai melhorar? 

Sim, mas geralmente os melhores resultados ocorrem naqueles que tem TSH maior 10 mU/L.

17.) Mulheres que fazem reposição de levotiroxina podem amamentar?

Sim, é preciso apenas seguimento médico para evitar doses elevadas da droga.

18.) Tenho vários sintomas de hipotireoidismo, mas meu TSH e T4L são normais. Posso ter hipotireoidismo mesmo assim?

Não. Os seus sintomas têm outra causa. E nestes casos não adianta usar levotiroxina pois a droga não melhora os sintomas.

Leia mais: http://www.mdsaude.com/2011/06/tireoide-hipotireoidismo.html#ixzz1RuvqJgNO



Sem comentários:

Enviar um comentário