quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Alergia á esmalte, e agora?


Fonte site esmaltesdakika
Quando eu tinha 15 anos,  fui párar no hospital com uma crise séria de alergia (garganta fechada, pele coçando, nariz trancado) e procurando um médico descobri que tenho alergia a formol, produto usado em cosméticos como shampoos, sabonetes líquidos e esmaltes como conservante. Convivo muito bem com isso, basta ler os rótulos e evitar esmaltes, shampoos e sabonetes líquidos que levam esse componente na fórmula.
Eu fiquei com o pescoço e rosto vermelhos, coçando igual ao inferno, e depois percebi que embaixo de algumas unhas tinham se formado algumas bolhas. Horrível! e demora para sumir as bolhas.
Mas, mesmo eu usando os esmaltes hipoalergênicos, ainda desenvolvo ás vezes ainda uma certa alergia, em menor proporção, mas incham em volta dos dedos, e coça muito, aí tenho q tirar o esmalte e descartar a marca, literalmente não usar mais.

O que fazer quando a alergia ataca

Primeira coisa é procurar um médico. Não adianta ir num dermatologista, ele vai tratar apenas os sintomas: consulte um alergista! Ele vai te dar uma série de exames pra descobrir exatamente o que causa a sua alergia, e também vai te receitar remédios pra uma emergência.
Sabendo exatamente o que causa a sua alergia, fica fácil procurar produtos específicos que deixem suas unhas lindas sem prejudicar a sua saúde.

Esmaltes hipoalergênicos nacionais

A grande maioria das meninas têm alergia a formol ou a tolueno, por isso os esmaltes hipoalergênicos não contêm essas duas substâncias. Todos os esmaltes que eu mostro aqui no blog são hipoalergênicos. Algumas marcas que não possuem formol e tolueno na composição e já apareceram por aqui:
Colorama
Felizmente a Colorama já tirou esses dois produtos da composição de todos os esmaltes. É fácil de encontrar e as cores são sempre lindas. Mas cuidado: o esmalte incolor não é hipoalergênico, e a linha de tratamento (bases e coberturas) contém derivados de formol que podem causar alergia (em mim por exemplo não causam). Essa informação foi confirmada pelo SAC da marca em junho de 2010. Na dúvida, leiam sempre o rótulo.
Ludurana
É o amor do meu coração! Desde janeiro de 2010 a Ludurana tirou o formol e o tolueno de todos os esmaltes! E das marcas nacionais é a que tem a cartela de cores mais variada, além de craquelados eflocados. Os esmaltes são super baratos, secam rápido e duram bastante nas unhas.
Argento
É a linha hipoalergênica do mesmo fabricante dos esmaltes Dote. As cores são legais, mas metade dos esmaltes da marca são cintilantes (cara, eu detesto esmalte cintilante). Gosto bastante da marca.
Speciallità
Costumava ter uma linha de esmaltes hipo, a Speciallità Free, mas saiu de linha.
Risqué Hipoalergênico
É uma linha relativamente fácil de encontrar, mas só tem as cores clássicas (Renda, Paris, Gabriela). Toda vez que eu vejo um esmalte da marca, ele está talhado, com cara de velho. Acho que não vende muito. Felizmente a linha de tratamento DNA Nails é toda livre de formol e tolueno.
Impala Hipoalergênico
Dizem que a Impala lança quase todos os esmaltes em versão hipo, mas é super difícil de encontrar as cores da moda pra comprar. E tem um detalhe: as cores são totalmente diferentes! Até hoje eu só encontrei cores interessantes na Ikesaki (a R$ 10 cada) e na Drogasil (R$ 15 cada). Pra quem tem alergia a acetona, existe um removedor de esmalte hipo também.
Ellen Gold Hipoalergênico
Outra marca nacional que tem uma linha de esmaltes hipo, pena que as cores são quase todas peroladas e muito, muito difíceis de encontrar.
Top Beauty Sensitive
Lançou em 2010 a linha Sensitive com algumas cores bem clássicas, um esmalte incolor e uma base seda.
Eclat
A marca tem uma linha de esmaltes com várias cores clássicas e outras bem bonitas. Comprei online no site Alergoshop, onde também dá pra comprar um monte de coisas para alérgicos, de semi-jóias a chocolates!

Esmaltes hipoalergênicos importados

Não é regra, mas por exigência do mercado a maioria dos esmaltes gringos tiraram o formol e o tolueno da fórmula. Dizem que a mulherada dos EUA e Europa não gosta, e as marcas respeitam (o que explica por que a Colorama tirou esses componentes da fórmula, já que a marca foi comprada pela L’Oreal em 2001). De qualquer jeito, a recomendação é sempre ler o rótulo com muita atenção, porque a maioria das bases fortalecedoras e aceleradores de crescimento importados têm uma quantidade de formol muito acima dos nossos esmaltes nacionais. Procurem por formaldehyde etoluene, os nomes das substâncias em inglês.
Eyeko
Além dos esmaltes, tem uma linha de maquiagem bem legal.
Revlon
As cores que chegam aqui no Brasil são as mais básicas, em torno dos tons de vermelho, mas a cartela de cores da marca é enorme. Os vidros são bem grandes e a qualidade do esmalte é impecável.
Kiko
Essa marca italiana tem uma baciada de cores incríveis e a qualidade compensa o preço salgadinho que chega no Brasil.
Jordana
Adoro os esmaltes dessa marca! Também gosto da linha de bases fortalecedoras, todas hipoalergênicas.
Color Club
Tem uma cartela de cores linda e dura um montão na unha. Eu prefiro os vidrinhos menores, são tão fofos!
Orly
Tem uns esmaltes lindos e com a qualidade ótima, num vidrão de 18ml que vale cada centavo (mas por mim eu só teria os vidrinhos miniatura, acho tão fofos!). A linha de tratamento também é excelente e a maior parte dos produtos é livre de tolueno e formol (não vou afirmar com 100% de certeza que todos são, porque ainda não testei nem metade deles).
Bourjois
Tem cores lindas e um brilho incrível. As embalagens são todas estilosas, na cor do esmalte. Pena que no Brasil são muito caros, senão eu compraria de baciada. Dá pra comprar online no Submarino.
Mavala
Também já vi pra pra comprar no Submarino , mas são só as cores mais básicas. Eu achava que o vidrinho de 5ml não dava pra pintar nem meia unha, mas dá sim, e sobra. Agora, o Mavala Scientifique Durcisseur d’Ongles (o Nail Hardener, aquele endurecedor de unhas que tem um monte de gente testando) tem 4,5% de formol na composição. Minina, eu acho que morro só de pegar um vidrinho na mão.
Zoya
Tem cores lindas e a qualidade é excelente. Os meus não perdem o brilho nem depois de dias nas unhas.
Claro, quando falamos de importados temos milhares de opções… infelizmente a composição dos importados não é regra, então é importante sempre ler os rótulos antes de usar. Algumas marcas, como a China Glaze, a O.P.I. por exemplo, têm produtos proibidos para as alérgicas. Já comprei muito esmalte dessas marcas que não pude usar depois.

Quando a gente descobre a alergia a esmaltes, parece o fim do mundo! Mas dá pra conviver numa boa com ela. O importante é saber do que você precisa passar longe e adquirir o hábito de ler todos os rótulos.
Mas, de novo, é importante consultar um médico para ter certeza do que causa a sua alergia! Já vi gente com alergia a acetona, ao componente que deixa o esmalte cintilante, a uma cor específica e até mesmo alergia a esmaltes hipoalergênico, então não tem nada melhor do que a opinião de um especialista.

Sem comentários:

Enviar um comentário