segunda-feira, 21 de março de 2011

 

Para resgatarmos a alegria sem a ajuda de estímulos, é preciso fazer as pazes com a tristeza, injustamente eleita a grande vilã da atualidade


Para o psiquiatra e psicoterapeuta francês Christophe André, autor de Imperfeitos, Livres e Felizes (ed. BestSeller), a chave para a realização plena está em aceitarmos nossas imperfeições com leveza e bom humor, atitude que revela uma autoestima saudável e robusta.

Justamente porque essa tendência existe e se manifesta com frequência, temos de criar filtros internos. Proteções conscientes contra influências desprovidas de significados mais profundos. É aí que a autoestima aparece como a salvadora da pátria, já que, nas palavras do autor, consiste numa "fonte de motivação interna que facilita a ação e permite perseverar face à adversidade", ou então, é "aquilo que nos permite extrair o melhor do que somos no presente momento".

Segundo o médico indiano Deepak Chopra, mesmo que as circunstâncias sejam desfavoráveis, sempre há algo a ser feito. Se não fora, certamente, dentro de nós. Essa é a tese defendida no livro The Ultimate Happiness Prescription: 7 Keys to Joy and Enlightenment (ainda sem tradução em português).

Veja os sete princípios apresentados pelo autor e descubra que pontos você pode melhorar para ser mais feliz.

1) Esteja atenta a seu corpo: seu corpo e o Universo são um único campo de energia, informação e consciência. Ao escutar seu organismo e atendê-lo com atenção, você adentra o campo das infinitas possibilidades, onde naturalmente irá achar paz, harmonia e alegria.

2) Encontre a verdadeira autoestima: querer bem a si mesma não é igual a lapidar sua autoimagem. O verdadeiro eu está além das aparências. Reside num nível de existência que independe das opiniões dos outros, boas ou más. Quando você se alinha a essa fonte, encontra um tipo de felicidade que ninguém pode tirar de você.

3) Desintoxique sua vida: emoções, hábitos, relacionamentos e substâncias de natureza tóxica contaminam o corpo e a mente. Para desintoxicar sua vida, você precisa aprender a reverter isso. Primeiro, se responsabilizando por suas atitudes. Depois, reconhecendo e liberando seus sentimentos para que possa seguir adiante.

4) Desista de estar sempre certa:  todos os relacionamentos se deterioram por causa do confronto entre certo e errado. Desistir da necessidade de estar certa não significa abrir mão de seus pontos de vista. Apenas aderir ao estado de não defesa, onde não existe mais o que ser atacado ou defendido.

5) Concentre-se no presente: o momento presente é o único tempo que é eterno. Jamais morre, nem deve ser esquecido. Por isso, no aqui e agora, a felicidade não pode ser retirada de você.

6) Reconheça o mundo em você: o mundo interno e o externo se espelham. Portanto, se sua consciência vibra na frequência do amor, esse sentimento estará tanto dentro quanto fora de você. Assim, um fluxo de felicidade e abundância se manifestará quando tiver alcançado o nível mais profundo de si mesma.

7) Viva pela iluminação: este é o mais consciente estado da existência e também o mais natural porque é de onde você se originou. Um lugar de amor, paz e alegria profundos. Quando a ele retornar, irá experimentar a unicidade com Deus. Nesse momento, perceberá que seu desejo por felicidade era apenas o começo. Seu anseio mais profundo era pela liberdade que vem da consciência plena.

Sem comentários:

Enviar um comentário