terça-feira, 10 de maio de 2011

Emagrecer para lembrar



Novas pesquisas revelam que perder peso — ou manter a silhueta na medida — não proporciona apenas o bem-estar físico. Também colabora com o bom funcionamento da memória

por Raquel de Medeiros

Quem está com alguns quilos sobrando e adia inúmeras vezes o início da dieta tem agora mais um estímulo para adotá-la de vez. Estudos acabam de mostrar que o excesso de peso contribui com problemas que prejudicam a memória. "A obesidade já pode ser considerada um fator de risco para a demência vascular e a doença de Alzheimer", afirma a geriatra Nídia Horie, do Hospital das Clínicas de São Paulo. 

A médica acompanha há quatro anos um grupo de 22 mulheres com mais de 60 anos e índice de massa corporal, o IMC, acima de 30, marca que supera a recomendação dos especialistas. Antes de iniciar o plano para cortar as gorduras extras, elas foram submetidas a uma série de testes cuja meta era avaliar suas funções cognitivas. As participantes passaram, então, a praticar atividade física duas vezes por semana e a seguir um cardápio balanceado. "Elas fizeram aquecimento, caminhada, alongamento e exercícios que não requerem o uso de aparelhos", conta Nídia. 

Nenhuma das voluntárias apresentava perdas graves de memória. No entanto, depois de seis meses de malhação, observou-se que as mulheres que haviam se livrado de 5% da massa corporal também demonstraram melhoras significativas na capacidade de recordar — o benefício foi até superior entre as diabéticas. "Esse resultado pode ser ainda mais evidente em pessoas com problemas sérios de memória", acredita a geriatra. 

Mas o que os quilos indesejados têm a ver com as lembranças? A explicação é simples: o excesso de tecido gorduroso — ou adiposo —, sobretudo na barriga, não funciona apenas como reservatório de energia. Ele produz moléculas que interferem em outros órgãos, como o cérebro. "Nos obesos, há liberação de substâncias que favorecem a inflamação crônica e o aparecimento da demência", diz Nídia.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário