segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Depressão

Porque nos sentimos a afundar.


Normalmente as sensações provocadas peladepressão são uma sensação de vazio, um sufoco….uma sensação profunda de isolamento e que nos estamos a afundar e que já não temos volta. Sentimos que estamos já tão fundo que quase já nem se vê uma saída, nem a luz do sol. Na realidade é mesmo isso, é um afundamento….curar a depressão é a libertação de algo à qual estamos presos e que já não serve a nossa realidade. Foi um dia o nosso sol mas de momento já não serve para nos iluminar, apenas para nos afundar.
Metáfora.
“O Iate da felicidade”
Vamos imaginar que, antes da depressão, a felicidade da nossa vida era proveniente de um IATE maravilhoso. Um barco que nos permitiu vivenciar acontecimentos maravilhosos, como se para nós esse Iate fosse a fonte de todo o entusiasmo. Por acharmos que a felicidade estava em tudo o que esse iate nos proporcionava a dedicação da nossa vida passou a estar direccionada para esse pequeno grande “criador de sonhos”. Até que um dia, a natureza se enfureceu e um grande temporal ameaçou esse iate. Como atribuíamos o nosso valor, entusiasmo, felicidade a esse iate achámos que perder o iate seria perder a vida, o sol interior. E em vez de nos tentarmos salvar, lançando o salva-vidas e libertarmo-nos o mais rapidamente possível do que poderia ser fatal para a nossa vida, agarramo-nos descontroladamente a memórias do passado vividas nesse mesmo Iate, e ao sentimento de apego a algo material (pessoas ou vivências) como se fosse a nossa alma. E claro, enquanto estivermos agarrados ao Iate em afundamento iremos afundar-nos com ele…até ao dia que decidirmos libertar o Iate. Assim que largamos o iate, começamos a emergir das profundezas desse afundamento. Nesse dia vamos entender que nada exterior a nós terá qualquer poder de nos afundar se nós tivermos a sabedoria do desapêgo, da libertação do que já não nos serve de alimento à alma…e assim confiar no processo da vida….se a vida tira algo que gostamos, ou nos dá algo que não gostamos, alguma aprendizagem ou sentido importante ela quererá nos transmitir. Nunca nos devemos esquecer que quanto mais rígidos formos mais forte sentimos as pancadas da vida, se formos flexiveis como a água tudo passará por nós e ficará apenas a sabedoria. Por vezes não é fácil perceber o sentido das coisas que nos acontecem, nessas alturas temos de confiar na vida e acreditar que ela é sábia e que ela não nos dá o que queremos mas sim o que precisameos para nos tornarmos seres mais puros, genuinos e para aprendermos a buscar dentro de nós a nossa verdadeira essência divina.
A diferença entre o sábio e o coitadinho é que o sábio usa tudo na vida para se fortalecer e para dar um novo sentido à vida…equanto que o coitadinho passa o tempo a culpar por tudo o que lhe acontece na vida.
Love Dolphin
O primeiro passo para a reabilitação é a aceitação do “estado em que se está”.
Texto original de Love Dolhpin para o site www.tratamentodadepressao.org

Sem comentários:

Enviar um comentário