segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A depressão

depressão, pode ser vista como um despertar da “ignorância” perante a vida, e sem dúvida que é uma manifestação declarada de que algo na nossa vida não está certo.
A Depressão é uma denuncia desesperada do nosso “Ser”, um alerta de que algo está mal e que tem de mudar. A ignorância profunda sobre quem realmente somos e de qual o verdadeiro sentido da vida, torna-nos pessoas tristes, amargas, infelizes e consequentemente impele-nos a abrir-mos as portas à depressão. Durante a nossa educação foram-nos transmitidas “verdades” que continuamos a assumir como únicas e inabaláveis, no entanto talvez esteja na altura de nos questionarmos se estas “nossas verdades” absolutas estão a dar resposta aos desafios da nossa vida. Ao assumir as verdades que nos foram incutidas no passado, sem as questionarmos, estamos a fugir a uma auto-responsabilização pela nossa própria forma de dar respostas à nossa exigência e aos desafios individualizados da vida.

Perder as rédeas e o controlo sobre a nossa vida

Entrar em estados de depressão mostra-nos que estamos a perder o controlo das rédeas da nossa vida e que a nossa realidade interna está desencontrada da nossa realidade da forma como pensamos e agimos. Se as nossas crenças e valores já não nos ajudam a ser mais felizes, tranquilos e não nos dão saídas credíveis à resolução dos nossos dramas e ainda nos conduzem a abismos, talvez esteja na hora de repensar tudo o que acreditamos ser uma resposta para a nossa vida.

Questionar a vida e o seu verdadeiro sentido

A maioria de nós está completamente infeliz, sem motivação, com uma postura completamente obscura perante a vida e no entanto rejeita completamente por em causa aquilo que diz acreditar e ser um verdadeiro “valor” em sua vida. Algo está muito errado aqui….nada se sente estar bem, no entanto não damos uma abertura a uma mudança interior,  atitudes, da forma de compreender o que nos rodeia para que algo seja diferente amanhã. Libertar a resistência à mudança, evitar os riscos de sermos um contentor de detritos emocionais do passado, traduzidos em medos, bloqueios, inercia, descrença, etc, que apenas servem para nos auto-sabotarmos e nos derrotarmos a nós mesmos.
Mesmo que nos deixemos cair num turbilhão de negatividade e bloqueios, a depressão funciona sempre como um despertar da “ignorância perante a vida” que nos obriga a repensar tudo o que até então era uma verdade. Confrontamo-nos então com a escolha entre ser “o sábio ou o coitadinho” e escolher o que fazemos com tudo aquilo que nos acontece, proporcionando-nos muitas vezes profundos processos de auto-conhecimento.
Texto original de Love Dolhpin para o site www.tratamentodadepressao.orgA depressão como um despertar da “ignorância” perante a vida

Sem comentários:

Enviar um comentário