quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Como economizar água dentro de casa Saiba como aproveitar a água que vem do chuveiro para lavar roupas, quintal, calçada e carro

Carolina de Faria


Carolina de Faria é uma publicitária de 28 anos e mora na cidade de São Paulo (SP). Ela e sua família economizam 14.600 litros de água por ano! Cada vez que tomam banho, enchem um balde de 10 litros. "É assustador pensar que chegávamos a desperdiçar 40 litros por dia, 1.200 litros por mês e 14.600 litros por ano. Felizmente, isso não acontece mais", conta Carolina. Conheça a sua história:

Há cinco anos, quando mudei de casa com a minha família, achei que nossa nova residência poderia colaborar com o planeta. Como ela tinha um chuveiro a gás, pensei que íamos economizar energia elétrica na hora do banho.

Mudei de opinião recentemente, quando li em uma reportagem que o chuveiro a gás é o menos ecológico. Fiquei surpresa. Isso ocorre porque a água só esquenta quando passa pelo aquecedor. Então, enquanto o chuveiro está desligado, toda a água parada no encanamento entre o aquecedor e o chuveiro acaba esfriando. Quando o chuveiro é aberto, demora cerca de um minuto para a água aquecida percorrer essa distância e chegar ao banheiro - tempo suficiente para desperdiçar uma boa quantidade de água.

Alertei minha família sobre isso e meu pai teve uma excelente ideia: aproveitar a água fria que dispensamos. Colocamos um balde debaixo do chuveiro e reutilizamos essa água para lavar roupa, quintal, calçada e carro. Afinal, estamos falando de água limpa!

Todo mundo lá em casa topou na hora! Já faz um mês que adotamos essa atitude. Tomamos ocuidado de tampar bem os baldes na lavanderia para não criar focos para o mosquito da dengue. Desde criança, fui educada para usar a água de maneira consciente. Tomo banhos rápidos - cinco minutos, em média —, deixo a torneira fechada enquanto escovo os dentes e entrego o óleo de cozinha usado em uma fábrica de sabão para não poluir a água. Sei que pequenas ações como essas fazem diferença. É gratificante poder contribuir para a saúde do planeta!

Preserve a água do planeta


Pequenas atitudes adotadas no dia a dia podem fazer muita diferença para o planeta! “É possível promover grandes mudanças com coisas simples”, diz Estanislau Maria de Freitas Júnior, jornalista com especialização em economia social, do Instituto Akatu. Veja como:

. Não use a mangueira como vassoura para eliminar a sujeira do quintal e da calçada.

. Reduza o tempo do chuveiro aberto para no máximo cinco minutos. Desligue a água enquanto estiver ensaboando o corpo e o cabelo.

. Em dias quentes, ajuste o chuveiro na posição "verão", que reduz o consumo de energia elétrica.

. Reutilize a água despejada pela máquina de lavar para limpar o quintal e a calçada.

. Acumule roupas sujas e use a capacidade máxima da máquina de lavar roupas.

. Feche a torneira enquanto estiver escovando os dentes, lavando roupa e ensaboando a louça. Enxágue toda a louça de uma só vez.

. Elimine vazamentos e conserte torneiras malajustadas.

. Encaminhe o óleo de cozinha usado para empresas que o reutilizam para fabricar sabão, biodiesel e produtos químicos. Isso evita a contaminação da água: cada litro de óleo despejado no ralo contamina até 25 mil litros de água.

Sem comentários:

Enviar um comentário