quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Como viver 2011 sem estresse

Como viver 2011 sem estresse!

Por Redação Viva! Mais postado às 10h05
O fim de ano, como sempre, foi agitado. As pessoas ficaram nervosas no trânsito, teve muita correria para as compras em lojas muito cheias e, claro, todo mundo ficou tentando não sair do orçamento. Com certeza, naquele momento, não víamos a hora de tudo passar e que a paz fosse retomada.
Será que precisamos mesmo dessa confusão toda? Não haveria uma outra maneira de atravessarmos essa guerra? Talvez. Mas para não quebrar as regras, nos obrigamos a cumpri-las!
Pode ser que toda essa situação seja movida pela vaidade ou, talvez, seja resultado da vontade de sermos aceitos pelas pessoas. Essa correria nos deixa muito estressados e, apesar da chateação, mantemos esse comportamento. Por que não fazemos algo útil para conservar a calma? Poderíamos, primeiro, entender um pouco mais sobre o que nos estressa. Segundo os mestres do comportamento, a maneira como interpretamos os fatos é algo fundamental nesse processo. Um fato de pequena importância para a maioria, para você pode ser visto como um obstáculo invencível. Tudo depende de como você o interpreta.
Quando estamos diante de qualquer situação, imediatamente a interpretamos. Essa é sempre nossa primeira reação. Uma pessoa dramática sempre verá um fato pelo seu pior lado. Provavelmente, nada do que ela teme acontecerá, mas ela sentirá sintomas físicos como se, de fato, eles fossem reais! Então, ficará estressada!
Isso acontece também porque gostamos de controlar os acontecimentos para nos sentirmos seguros. Sempre que algum fato foge do nosso controle, nos estressamos.
Se você está no trânsito, por exemplo, e o carro da frente começa a mudar de faixa várias vezes, fica difícil saber para que lado ele vai. Ai, a situação foge ao seu controle e você se estressa. (Esse é um caso descrito por Deepak Chopra em um dos seus livros sobre estresse).
Não podemos controlar nada nem ninguém, já que sequer gerenciamos nossos impulsos. Se quisermos combater o estresse, temos de aprender a olhar as coisas como elas são.
Precisamos muito de um banho de realidade para sofrer menos. Enquanto olharmos as coisas com pessimismo e acreditarmos que o mal é forte e pode nos alcançar a qualquer momento, viveremos limitados pelo medo. Enquanto acreditarmos que sabemos tudo, viveremos na ilusão. O resultado disso sempre será o sofrimento.
Se você realmente deseja viver em paz, confie na vida. Pense que ela cuidou do seu bem-estar mesmo antes de você nascer – ainda no ventre de sua mãe. E lembre-se: ela continuará ajudando para que você sempre progrida. A vida acolherá você até o dia de sua morte. Se tem dúvidas sobre isso, olhe ao redor e sinta como as coisas funcionam.
Essa é a hora para que analise suas crenças. Verifique se são verdadeiras, porque é através delas que você interpreta tudo que lhe acontece na vida. Não tenha medo da verdade, respeite seus sentimentos e torne-se imune a qualquer tipo de desilusão.
Conheça seu mundo interior, estude para entender como as coisas são e torne-se uma pessoa mais verdadeira, equilibrada e sem medo de tomar decisões. Transforme-se num ser capaz de enfrentar os desafios do caminho com coragem e disposição. Ao saber lidar melhor com o estresse, terá um ano maravilhoso. Feliz 2011!

Sem comentários:

Enviar um comentário