sexta-feira, 29 de abril de 2011

Bolo fabuloso do casamento real

Bolo de oito andares e com 900 flores feito por Fiona Cairns; encomenda levou cinco semanas para ficar pronta

Quando o sofrimento bater á sua porta

Imagem de Destaque


O Evangelho escolhido foi o da Ressurreição de Lázaro, um grande amigo de Jesus. Estar em Betânia com os amigos era uma forma de Jesus curar e restaurar as forças. Jesus Cristo sofreu muito, porque amou muito. Quanto mais estivermos ligados às pessoas, tanto mais sofreremos. Mas não construamos cercas. Tenhamos essa sensibilidade diante do sofrimento. Era isso que Jesus ia buscar em Betânia: consolo em amigos verdadeiros. 

Quando Ele chegou em Betânia, já fazia 4 dias que Lázaro estava morto. Não podiam fazer mais nada, mas para Jesus não havia tempo a perder e Ele foi ter com o amigo morto. O Senhor era muito humano. Quando Ele chegou, tapou o nariz, pois a situação estava 'podre', porém, movido pelo amor àquele homem, Ele disse: 'Venha, Lázaro'. 

Na verdade, Jesus queria nos mostrar que a morte não foi feita para nós. Um dia, todos nós iremos morrer, isso é fato, mas Cristo está falando de outra morte e quer nos propor a ressurreição. Se olharmos somente para a pedra posta no sepulcro, não haverá nenhuma esperança e nos desesperaremos, porque ela [pedra] é imóvel. Se ficarmos olhando para a pedra, ficaremos fixados ali, no mesmo lugar, e não é isso que Jesus quer. "Lázaro, venha para fora". Quantas vezes experimentamos estar no sepulcro, que é um lugar escuro e cheira mal? Mas se deixarmos essa pessoa ficar lá muito tempo, não a encontraremos do mesmo jeito, pois ela entrou em processo de decomposição. É um lugar de silêncio e não há mais nada, terminou. Agora, se olhamos a morte como um lugar de transição, daí sim, ele fica cheio e revestido de esperança. Quantas vezes você já morreu? 

Estamos ressuscitando todos os dias. A cigarra fica um ano debaixo da terra para cantar somente um dia. Um ano se preparando para cantar até se arrebentar. O sofrimento é isso, um tempo de preparo. Louvado seja Deus pelos sofrimentos! 

Todos os artistas compõem maravilhosas obras quando estão sofrendo, e, todas as vezes em que tocamos em nossos limites, vamos além. Compomos músicas, pinturas, criamos vida e caráter. Você pode se perguntar sempre: "Mas eu não sou artista, e aí?" Você pode desenhar a sua alma, pode esculpir o seu caráter. 

A cigarra não fica debaixo da terra por motivo de masoquismo. Não. É um tempo de preparo existencial da natureza. Quando você perceber que o seu sofrimento está infértil, é o tempo de parar de sofrer. Quando começamos a derramar as lágrimas, passamos por um processo de cura que está nos lavando e purificando. 

Quanto tempo pode durar um velório dentro de nós? O sepultamento do corpo tem que iniciar um processo de amizade com a vida. O sofrimento é criado dentro de nós; o velório não é uma situação de morte. O que fazemos com o ruim que aconteceu conosco? Não importa o que a vida fez com você, mas o que você faz com o que a vida fez com você. Não temos como evitar o desprezo do outro, vão acontecer coisas das quais não vamos gostar, mas somos nós que vamos ver quanto custa esse sofrimento. 

Boa parte dos sofrimentos do ser humano está naquilo que nós pensamos e permitimos em nosso pensamento. Se racionalizarmos a nossa emoção, nós não sofreremos.

Neutralizar o pensamento do sofrimento é lançar um pensamento bom em cima de um ruim. Quantas pessoas sofrem por não terem a capacidade de filtrar as coisas ruins que escutam? Não temos o direito de ser mesquinhos por querermos ser o que o outro é. Não tenha inveja, floresça onde Deus o plantou. 

Há pessoas invejosas, que querem ser o que você é. Que não são capazes de olhar quem elas, realmente, são. Pare de olhar para a vida do outro, pois você não tem os valores que ela tem; mas você tem valores que ela não tem. Temos que ter nossa coerência e nosso modelo. Liberte-se dessas ideias pessimistas sobre você mesmo, você é capaz! 

A ordem de Jesus: "Pare de ficar neste sepulcro e venha viver”. Estamos em horário do cristão: Está na hora de viver! Você não tem o direito de ficar no túmulo com seus problemas e lutos. O tempo previsto para o sofrimento tem data marcada para terminar, já passou, chega! Faça alguma coisa pela sua vida! Só sofra de verdade pelas coisas que valem a pena. Quantas pessoas não sofreram o que deveriam sofrer? Esse tempo é curto, e é maravilhoso descobrir que, hoje, temos a oportunidade de escutar a voz de Jesus dizendo que não quer mais a morte para a nossa vida. Deus está segurando na nossa mão. 

Se você está sofrendo muito, permita que Jesus cuide de você. Revolucione sua vida, pois quem fica parado é poste. Melhore esta cara e faça o que puder fazer, pois assim beneficiará as pessoas ao seu lado. O cuidado de Deus é lindo: "Saia deste sepulcro!" Não perca seu tempo em bobagens que tornam o sofrimento enorme em sua vida. 

O 'cuidar' é sempre expressão de alguém que ama. Ninguém gosta de ver a pessoa amada sofrendo. Precisamos acordar para a vida. 

O nosso objetivo é sermos felizes! Não há problema que resista a uma pessoa transformada por Deus! Nem a um ser humano com vontade de resolver os problemas. Não há nada maior do que uma pessoa de coragem. 

Quando o sofrimento bater à sua porta, abra a janela para que você veja a dor do outro. 


Foto
Padre Fábio de Melo

Padre Fábio de Melo é professor no curso de teologia, cantor, compositor, escritor e apresentador do programa "Direção espiritual" na TV Canção Nova.

26/04/2011 - 08h00

Uma falha astronômica O sexo genital se tornou fonte de diversão barata

Imagem de Destaque


Por estar fazendo uma pesquisa sobre o matrimônio, a qual envolve a colaboração dos meus leitores, recebi por parte de pessoa bem intencionada a apresentação de uma dúvida que merece consideração. Trata-se de ideia vicejando firme em nosso mundo moderno, convictamente freudiano. O sexo genital se tornou fonte de diversão barata, ao alcance de todos. Não há freios nem limitações, de maior porte, para mentes esclarecidas, libertas de culpas doentias. Fazer amor foi classificado como ocupação normal. A atividade sexual não deve despertar mais recalques e remorsos, dizem.

Será que o cristão pode se esquecer do que dizem as Sagradas Escrituras: "Nem os imorais, nem os adúlteros, nem os depravados...irão herdar o Reino dos céus" (I Cor 6, 9)? Embora tenhamos em nós a tendência forte de tudo erotizar, a moral cristã põe à nossa frente um grande ideal: fazer uso do direito ao sexo só dentro da vida de casados. É saber “guardar-se para a pessoa amada”. Dentro do matrimônio a sexualidade tem a bênção divina, e afina com nossa natureza. O Criador concedeu ao casal humano o prazer sexual para que homem e mulher se completem física e psicologicamente, e para que tenham prole.
Ora, o caro leitor nos pergunta se não é devido a essa convicção geral - atividade sexual fora do casamento - que caiu o interesse pelo sacramento do matrimônio? Se o sexo pode ser tranquilamente vivido antes do casamento, por que ainda se casar em público? Nesta circunstância, receber o sacramento de Cristo perdeu o interesse. Isso se chama secularização. É um rombo astronômico na nossa formação moral. O cristão que procura viver essa limitação é considerado um extraterrestre. Mas é preciso ao menos desconfiar dos dogmas do mundo moderno.

São Paulo nos alerta, com sabedoria: "Não vos conformeis com este mundo" (Rom 12, 2). O Criador, que nos programou, não nos faz exigências absurdas. Tenho visto, com clareza, que os namorados que vivem esse ideal [castidade] antes do casamento, também após a união são fiéis um ao outro. E temos a certeza, vinda de Cristo: quem vive a castidade tem gosto para a vida de oração. "Felizes os puros de coração, porque verão a Deus" (Mt 5, 8).

Dom Aloísio Roque Oppermann scj - Arcebispo de Ube
domroqueopp@terra.com.br

Os encontros de uma noite Dificilmente o príncipe encantado vai cair do céu

Imagem de Destaque

A partir da revolução sexual dos anos 60 muitas coisas interferiram no comportamento dos jovens. Quem já tem mais de 40, certamente se lembra das muitas etapas vividas nos anos que viriam a seguir… Apesar de todo o liberalismo alcançado, o desejo das pessoas de encontrar alguém para viver um sadio relacionamento ainda continua vivo. De maneira especial as mulheres que se preocupam com o avanço do tempo e ainda não conseguiram encontrar seu par. Outras, por terem vivido um relacionamento frustrado, procuram estabelecer um romance duradouro com alguém que realmente as faça felizes. Algumas dessas já namoraram, já viveram vários relacionamentos de curtíssima duração, outras até tinham um “ficante fixo”, mas entre tantas experiências, ninguém parecia ser adequado para o projeto de um relacionamento sólido.
É bem sabido pela maioria das pessoas que, a cada final de semana, quase sempre, a proposta para a diversão não está somente em conviver com outras pessoas, mas sim de não passar a noite sozinhos. De maneira equivocada, algumas pessoas acreditam que em meio às breves experiências de namoro poderão encontrar seu par ideal. Em outras palavras, elas procuram encontrar alguém especial vivendo inúmeros namoricos. Como se desses encontros fosse possível detectar a(o) namorada(o) perfeita(o) para então viverem o sonhado relacionamento. Outros acreditam que por não terem ainda encontrado a mulher ou o homem da sua vida justificam a atitude de viver um encontro com a duração de uma noite.
Dessa forma, as abordagens quase sempre seguem os mesmos rituais, tanto para homens quanto para as mulheres. Sem rodeios procuram conduzir o encontro para uma intimidade, na qual o casal tem como motivação o vínculo passageiro. E quando acontece do rapaz se deparar com uma moça que resiste a tal proposta ou não responde com o mesmo interesse, sem pestanejar,  desvia seus objetivos  em direção a uma outra pretendente.


Nessas investidas masculinas estará como alvo as jovens que se vestem de maneira mais provocante ou aquelas que expressam em gestos uma predisposição para um relacionamento-relâmpago.


Como que se vivessem num círculo vicioso, a mesma atitude vai se repetir por muitos finais de semanas e festas oportunas. E os comentários entre os amigos(as), já não tão discretos, seria a respeito de quem foi ou como foi a noite com essa ou aquela pessoa.
Sabemos que, para encontrar alguém, precisamos também "nos desinstalar", pois dificilmente o príncipe encantado vai cair do céu e bater à porta da jovem. E a frustração de muitos relacionamentos está no fato de as pessoas perceberem que, apesar de terem vivido muitos momentos, nenhum desses eventos foram duradouros o bastante como gostariam que acontecesse.
Contudo, a maneira de conquistar alguém com intenções de viver um relacionamento mais sério, certamente, não será por meio das mesmas abordagens vividas nos finais semana anteriores. Tampouco será a extroversão abusada ou a concordância para um programinha que vai garantir a conquista de alguém.
Dessa forma, a pessoa que deseja algo diferente para si começará a entender os motivos de seus relacionamentos frustrados quando, sem hesitação, responder de maneira diferente às investidas costumeiras dos pretendentes de plantão. E uma primeira mudança a ser tomada estaria na própria maneira de ver a pessoa do sexo oposto. Agora não como alguém que serviria apenas de muletas para suprir suas carências, mas de forma a encontrar uma pessoa como quem poderá viver a realização de um chamado para uma vida a dois e de maneira sóbria.
Um abraço e até o próximo encontro.

Foto
Dado Moura
contato@dadomoura.com
Dado Moura é membro aliança da Comunidade Canção Nova e trabalha atualmente na Fundação João Paulo II para o Portal Canção Nova como articulista. Autor do livro Relações sadias, laços duradouros
Outros temas do autor: www.dadomoura.com
twitter: @dadomoura
facebook: www.facebook.com/reflexoes

Excessos: você os vê em sua vida? Por trás da compulsão há um descompasso, um desequilíbrio

Imagem de Destaque


Muitos de nós já nos pegamos fazendo algo por excesso: comer, beber, jogar, limpar, comprar, amar, depender afetivamente de alguém, mentir, ter ciúme, dentre outros. É um impulso quase que incontrolável, no qual as pessoas se precipitam e, muitas vezes, têm até dificuldade para planejar qualquer tipo de tarefa, ou mesmo planejar a parada dessa compulsão.

Quantas vezes vemos pessoas cujo “hábito” é comprar, para terem cada vez mais, pois nunca se satisfazem com o que possuem. Tal “hábito” passa a movimentar nosso sentido de felicidade: tendo isso ou tendo aquilo, jogando determinado jogo, comendo isso ou aquilo, seremos mais felizes e preencheremos o “vazio” que há em nós.

As causas do comportamento compulsivo podem ser as mais variadas: predisposição, hábitos aprendidos, histórico familiar (que também é aprendido), razões biológicas. Ao percebermos que algo “é demais”, que passa dos limites do normal e saudável, decidimos parar. O ato de parar pode acontecer naturalmente para muitas pessoas, mas para uma parte das pessoas isso não acontece. Ou seja, o comportamento, chamado de compulsivo ou aditivo, continua acontecendo em paralelo à ansiedade que a pessoa vivencia.

Geralmente, são hábitos pouco saudáveis ou inadequados que são repetidos muitas vezes e levam a consequências negativas como o uso de álcool, drogas em geral, comer exageradamente, gastar fora do controle, fugir do contato social, praticar esportes em excessivamente, lavar as mãos de forma exagerada (até mesmo chegando a se ferir), participar de jogos de azar, depender de relações virtuais, excesso do uso de remédios ou de idas a médicos em busca de uma doença, dentre outros. Tais atitudes são feitas quase que automaticamente; quem as pratica não percebe ou nota prejuízos num primeiro momento.

Ter um comportamento compulsivo acontece por hábitos que são aprendidos e seguidos de alguma gratificação emocional, de algum alívio da angústia ou da ansiedade que a pessoa sente. Ou seja, ela faz alguma coisa e recebe outra em troca. Com os prejuízos que essa pessoa pode ter em seus relacionamentos, no trabalho, na saúde, ou mesmo quando os demais indicam que ela tem esse distúrbio, ela passa a se observar mais detalhadamente. Aquilo que, num primeiro momento, era fonte de prazer e gratificação, posteriormente passa a dar uma sensação negativa, pois a pessoa cede em fazer aquilo.

Se por trás dessa compulsão existe um descompasso, um desequilíbrio, é importante canalizar essa energia, que antes ia para os excessos, em outras atividades e buscar “retirar” o foco do comportamento que acarreta prejuízo para a pessoa.
Vale lembrar que todos nós temos rotinas e hábitos e isso é muito saudável; fica apenas a atenção para aquilo que é excessivo! Como dizem, de forma popular, “tudo o que é demais, faz mal”!

Então, se você identifica alguns excessos em sua vida, procure analisar os afetos que lhe faltam e como você tem canalizado suas forças, se tem buscado o ter ou fazer em troca do ser.

Deixe seus comentários!

Abraço fraterno!
Foto
Elaine Ribeiro
psicologia01@cancaonova.com


Elaine Ribeiro, Psicóloga Clínica e Organizacional, colaboradora da Comunidade Canção Nova.

Blog: temasempsicologia.wordpress.com
Twitter: @elaineribeirosp

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Saiba como Deborah Secco mantém o corpão

Deborah Secco


Se é verdade que algumas pessoas são como vinho e ficam melhores com o tempo, Deborah Secco, 31 anos, pode comprovar essa máxima. Na pele da fogosa Natalie Lamour, de "Insensato Coração", a atriz desfila em trajes ousados que fazem vidrar os olhos dos telespectadores masculinos e matam de inveja a mulherada.

Afinal, entre os ínfimos tecidos que compõem seu look, saltam seios fartos - sim, esculpidos à base de silicone -, barriga chapada e coxas bem torneadas, resultado de malhação pesada e alimentação regradíssima. Porém, para chegar ao patamar da perfeição física, ela precisou se reinventar.

Se antes a ex-devoradora de hambúrgueres passava longe de academia, hoje malha pesado seis vezes por semana. A alimentação? Verduras e carne branca e nem pensar em brigadeiros!
Deborah Secco
Hoje com 50 kg, ninguém lembra que Deborah já chegou a pesar 72 kg em 2003
Foto: Agnews

Ela já pesou 22 kg a mais!


No entanto, a grande fórmula que fez Deborah virar um mulherão atende pelo nome de força de vontade. Em 2003, a estrela chegou a pesar 72 kg (hoje está com 50 kg) por causa de um problema na tireoide.

Na época, vivia a gostosona Lara, na novela "O Beijo do Vampiro". Fora de forma, só podia ser vista em close ou em roupas que precisavam esconder suas formas roliças. Também pelo excesso de peso, no Carnaval do mesmo ano viu-se obrigada a aposentar as microfantasias e a investir num modelito pouco confortável.
Agora, em paz com a balança, tudo o que veste cai de forma elegante em seu corpo. Aliás, longe das gravações, a atriz substitui as peças curtas e cheias de detalhes por um look mais sofisticado. Na praia, claro, abusa dos biquínis, para delírio dos paparrazi!

Receitas que emagrecem 3 kg em apenas uma semana




5 almoços com até 500 calorias

Inspirada no livro "A Dieta Volumétrica" (ed. BestSeller), a nutricionista Ana Paula Martins propõe refeições que turbinam a dieta.

Salada de frango grelhado

(460 calorias)

Para a salada
Numa tigela grande, misture 3 xíc. de alface picada, 1/4 de xíc. de pepino fatiado, 4 fatias de pimentão verde ou vermelho, 1 fatia de mussarela, 1 col. (sopa) de nozes picadas e 85 g de peito de frango grelhado. Tempere com 1 col. (sopa) de vinagre e 1 col. (sopa) de azeite de oliva.

Coma também
· 2 fatias de pão integral
· 1/2 laranja OU 1 ameixa OU 1 xíc. de morangos

Batata assada com brócolis e queijo

(315 calorias)

Para a batata assada
Asse uma batata média e recheie-a com 1 col. (chá) de margarina, 1 xíc. de brócolis levemente cozidos (2 ou 3 minutos no micro-ondas) e 1 fatia de queijo mussarela.

Coma também
· Salada mista feita com 2 xíc. de alface picada, 1/4 de xíc. de pepino fatiado e 1/4 de xíc. de cenoura ralada. Regue a salada com 1 col. (sopa) de vinagre e 1 col. (sopa) de azeite.
· 1 pêssego OU 1 ameixa OU 1 xíc. de morangos OU 1/2 laranja

Sanduíche de frios

(315 calorias)

Para o sanduíche
Use 2 fatias de pão integral, 6 fatias de peito de peru OU 6 fatias de presunto magro, 1 fatia (30 g) de queijo mussarela, 2 folhas de alface picadas ou mais, 3 rodelas de tomate, 6 azeitonas pretas picadas OU 5 azeitonas verdes picadas, 2 col. (chá) de molho de mostarda.

Coma também
· 1 xíc. de alface picada OU 1/2 xíc. de pepino fatiado OU 1 tomate médio OU 1/2 xíc. de brócolis OU 1/2 xíc. de cenoura ralada
· 1 laranja OU 1 xíc. de uvas

Sopa e sanduíche vegetarianos

(345 calorias)

Comece por
1 porção de sopa sugerida abaixo

Para o sanduíche
Monte o sanduíche com 2 fatias de pão integral, 2 fatias de queijo mussarela, 3 rodelas de tomate, 2 folhas de alface ou mais, 4 fatias de pepino, 2 fatias de pimentão verde ou vermelho, 1 col. (sopa) de vinagre, 1 col. (sopa) de azeite de oliva, 1 pitada de manjericão seco (ou use folhinhas frescas, se for de sua preferência) e 1 pitada de orégano seco.

Coma também
· 1 xíc. de espinafre OU 1 xíc. de repolho OU 1/2 xíc. de couve-flor OU 1/2 xíc. de brócolis
· 1 maçã OU 1 pera OU 1 banana nanica pequena

Salada de espinafre e pão integral

(415 calorias)

Para a salada
3 xíc. de espinafre fresco, 1 tomate médio, 1/3 de xíc. de grão-de-bico e 1 fatia de mussarela. Regue com 1 col. (sopa) de vinagre e 1 col. (sopa) de azeite de oliva.

Coma também
· 2 fatias de pão integral
· 1 maçã
O tabule é uma delícia árabe que pode ser acrescentada no cardápio
Foto: Pedro Rubens

5 jantares com até 500 calorias

Associe estas refeições com a prática regular de exercícios físicos. Lembre-se: caminhar 20 minutos por dia já é um grande feito!

Sopa de carne branca e tabule

(200 calorias)

Para a sopa
Escolha uma opção de sopa (confira as sugestões na próxima página) e adicione 85 g de carne branca cozida e picada (como peixe, peito de frango ou carne de porco).

Para o tabule
Pique e misture bem 1 xíc. de salsinha, 1/2 pepino, 1 cebolinha e 1 tomate. Tempere com 1 1/2 col. (chá) de suco de limão, 1 col. (chá) de azeite e 1 pitada de sal.

Coma também
· 2 pães de forma integrais
· 1 ameixa OU 1/2 laranja

Atum em lata com legumes

(500 calorias)

Para o atum
Em uma frigideira, refogue 1 lata de atum enlatado em água (escorra bem a água antes de refogá-lo) em 1 col. (sopa) de azeite de oliva. Não precisa salgar.

Acompanhe com
· 1 batata média (200 g) assada com 1 col. (sopa) de creme de leite light
· 1 xíc. de vagem cozida
· 1 fatia de pão integral OU 1 torrada light

Contrafilé com batata-doce

(470 calorias)

Para o contrafilé
· 85 g de bife de contrafilé grelhado em 1 col. (sopa) de azeite de oliva
· 1 batata-doce pequena OU 1 batata comum média com 1 col. (chá) de manteiga OU 1 col. (chá) de margarina acompanhe com
· 1 xíc. de vagem cozida OU 1/2 xíc. de beterraba cozida · 1 pera OU 1/2 laranja em gomos OU 1 ameixa OU 1 xíc. de morangos

Frango grelhado

(300 calorias)

Para o frango
Em 1/2 peito de frango desossado e sem pele, passe uma mistura de 1 col. (sopa) de suco de limão, 2 col. (chá) de azeite, 1/2 col. (chá) de pimenta e uma pitada de alecrim seco. Grelhe (ou asse coberto com papel-alumínio) até perder a cor rosada.

Acompanhe com
· 2/3 de xíc. de arroz branco
· 1 xíc. de cenoura e 1 xíc. de brócolis cozidos no vapor
· 1 fatia de pão de forma

Curry vegetariano

(460 calorias)

Para o curry vegetariano
Faça a sopa de curry (confira a receita na próxima página) e, na hora de cozinhar a couve-flor e o brócolis, adicione 500 g de grão-de-bico. Sirva 1 porção para você acrescentando 3/4 de xíc. de arroz cozido.

Acompanhe com
· 1 1/2 xíc. de espinafre fresco, 1 col. (chá) de nozes picadas, 1 col. (sopa) vinagre e 1 col. (sopa) de azeite
· 1/2 xíc. de manga

À noite, tomar uma sopinha leve é ótimo para a saúde e dieta
Foto: Dreamstime

Experimente também estas 4 sopas de até 140 calorias cada porção!

1. Sopa leve

Rendimento
· 4 porções
· 60 calorias cada

Ingredientes
· 2 col. (chá) de azeite de oliva + 4 dentes de alho bem picados + 1 tablete de caldo de galinha dissolvido em 5 xíc. de água fervente + 2 raminhos de tomilho + 2 xíc. de acelga ou espinafre + 1 xíc. de pimentão vermelho em fatias finas + 1/2 xíc. de ervilha + 1 tomate médio picado + 1 1/2 xíc. de macarrão tipo penne, já cozido

Modo de preparo
Em fogo médio, aqueça o azeite em uma panela grande e refogue o alho. Adicione o caldo de galinha dissolvido e o tomilho e deixe ferver. Tampe e cozinhe em fogo brando por 10 minutos. Acrescente a acelga, o pimentão, a ervilha e o tomate, tampe e cozinhe por mais 3 minutos. Junte o penne e cozinhe por mais 1 minutinho.

2. Vegetais ao curry

Rendimento
· 5 porções
· 75 calorias cada

Ingredientes
· 2 col. (chá) de azeite de oliva + 1 1/2 xíc. de champignons fatiados fininhos + 2 dentes de alho picados + 4 col. (chá) de curry em pó + 1 tablete de caldo de vegetais dissolvido em 3 1/2 xíc. de água fervente + 400 g de tomate cozido sem a pele + 1/2 xíc. de água + 2 xíc. de abóbora sem casca e cortada em cubos + 1 xíc. de cenoura fatiada + 1 1/2 xíc. de couve-flor + 1 1/2 xíc. de brócolis

Modo de preparo
Aqueça o azeite em fogo médio. Acrescente os champignons e o alho e cozinhe por 5 minutos. Junte o curry, o caldo de vegetais, o tomate e a água e deixe levantar fervura. Acrescente a abóbora e a cenoura, tampe e cozinhe em fogo brando por 10 minutos. Adicione a couve-flor e o brócolis; tampe e cozinhe por 10 minutos ou até ficar macio.

3. Canja com vegetais

Rendimento
· 4 porções
· 130 calorias cada

Ingredientes
· 1 tablete de caldo de galinha dissolvido em 3 1/2 xíc. de água fervente + 1 xíc. de água + 1 xíc. de cenoura fatiada + 1/2 xíc. de salsão (conhecido em algumas regiões como aipo) cortado em fatias finas + 4 dentes de alho amassados ou picados bem miúdo + 1 col. (chá) de tomilho seco + 1/2 col. (chá) de sal + 1 pitada de pimenta + 2 xíc. de tomate picado (sem as sementes) + 2 xíc. de peito de frango cozido e picado + 1 xíc. de arroz branco cru + 1/2 xíc. de cebolinha

Modo de preparo
Misture os oito primeiros ingredientes da receita em uma panela grande e deixe levantar fervura. Tampe e cozinhe em fogo brando por cerca de 20 minutos. Acrescente o tomate, o frango, o arroz e a cebolinha. Tampe a panela e cozinhe em fogo brando por mais uns 5 minutinhos.

4. Creme de brócolis

Rendimento
· 7 porções
· 140 calorias cada

Ingredientes
· 1 tablete de caldo de galinha dissolvido em 3 xíc. de água fervente + 1 1/2 xíc. de leite desnatado ou de água com maisena diluída + 300 g de brócolis já cozido e picado + 1 batata grande assada, descascada e cortada + 1 xíc. de cebola picada + 1/2 xíc. de salsão (também conhecido por aipo em algumas regiões) fatiado bem fininho + 3 dentes de alho picados + 1/2 col. (chá) de sal + Uma pitada de pimentão vermelho moído

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver em fogo médio, mexendo de vez em quando. Tampe e cozinhe em fogo brando por cerca de 30 minutos, mexendo de tempos em tempos. Retire da panela e bata no liquidificador até virar um creme.
*FONTES: Ana Paula Mendonça Martins, nutricionista, e "A Dieta Volumétrica, Livro de Barbara Rolls e Roberta A. Barnett (Ed. Bestseller)

10 alimentos q não podem faltar no prato de uma grávida

Mulher grávida comendo

O segredo para uma mulher se manter saudável e em forma durante os noves meses, garantindo um ótimo desenvolvimento para o filho, está na mesa. Além de garantirem o desenvolvimento do bebê, alguns alimentos ajudam a eliminar sintomas desagradáveis, como inchaço, insônia e prisão de ventre, e a diminuir o risco de doenças graves, como hipertensão e diabetes gestacional. As nutricionistas Flávia Pinto Cesar, de São José do Rio Preto (SP), e Lara Natacci, de São Paulo,selecionaram dez alimentos e explicam o que cada um pode fazer pelobem-estar da mãe e do bebê.
O que não pode faltar na sua lista de compras:

1. Salmão
Além de ser uma delícia, é rico em ômega 3, que tem ação anti-inflamatória e protege contra a hipertensão. Contribui ainda para a formação neurológica, cerebral e pulmonar do feto e estimula o crescimento dele.
Dose certa: 1 filé duas vezes por semana, grelhado, assado ou cozido no vapor.

2. Aveia em flocos
Contém fibras solúveis, que previnem a constipação intestinal, auxiliam no controle dos níveis de açúcar no sangue e na prevenção do diabetes gestacional.
Dose certa: de 1 a 2 colheres (sopa) com iogurte desnatado, diariamente, antes de dormir, o que vai evitar quedas de açúcar no sangue no período noturno.

3. Leite
Fonte de cálcio, o leite é importante para o desenvolvimento ósseo do bebê, a formação dos dentes e a regulação da coagulação sanguínea, dos impulsos nervosos e dos batimentos cardíacos do pequeno. A mulher, por sua vez, se protege contra a osteoporose e a pré-eclampsia.
Dose certa: cerca de 1 litro de leite integral todos os dias.

4. Linhaça
Seus pontos fortes são as fibras e o ômega 6, que diminuem o colesterol ruim, ajudando a prevenir inchaços, prisão de ventre, ganho excessivo de peso e hipertensão. Para o bebê, favorece o desenvolvimento cerebral e da retina.
Dose certa: de 1 a 2 colheres (sopa) por dia, triturada no liquidificador.

5. Batata-doce
A batata-doce fornece vitamina A, que ajuda no desenvolvimento celular do feto, assim como no seu crescimento ósseo e dentário. Também protege a visão e reforça o sistema imunológico da mãe e do bebê.
Dose certa: 1 unidade pequena ao dia, cozida ou assada.

6. Laranja
Rica em vitamina C, tem ação antioxidante, aumenta a imunidade e previne contra gripes e doenças infecciosas. Ingeri-la com o bagaço também fornece fibras, que auxiliam no funcionamento intestinal e aumentam a sensação de saciedade.
Dose certa: 1 copo de suco sem açúcar nem aditivos ou 1 fruta com o bagaço, diariamente.

7. Quinua
Esse cereal é ideal para grávidas, pois reúne fibras, proteínas, minerais e vitaminas, como a B6, que melhora o sono e previne a depressão pós-parto.
Dose certa: de 1 a 2 colheres (sopa) de farelo de quinua diariamente

8. Feijão
É uma importante fonte de ferro, essencial para a formação da placenta e dos tecidos e músculos do bebê. Também contém fibras solúveis, que se transformam em um gel no estômago, prolongando a sensação de saciedade. Contribui ainda para reduzir os níveis de colesterol e de açúcar no sangue.
Dose certa: 1 concha média pelo menos uma vez ao dia

9. Carne bovina magra
Proteínas e vitaminas são indispensáveis para a formação dos tecidos maternos e fetais. A carne também contém vitamina B12, que favorece o desenvolvimento cognitivo do bebê. A carência causa fadiga, perda de memória e fraqueza muscular na mãe.
Dose certa: 1 porção de 100 gramas de três a quatro vezes por semana, grelhada, cozida ou assada.

10. Brócolis
Contém ácido fólico, um derivado da vitamina B que é sinônimo de proteção na gravidez. Ele favorece o desenvolvimento neurológico do bebê, evitando malformações na medula e no cérebro. Para a mulher, combate formas de anemia, doenças cardiovasculares e alterações psíquicas.
Dose certa: 1 prato de sobremesa diariamente, cozido no vapor, em salada ou refogado

Descubra o sexo do seu bebê

Mulher grávida


É menino ou menino? Use a tabela chinesa para descobrir o sexo do seu filho


Está grávida? Quer saber se o seu bebê é  menina ou menino? Use esta tabela chinesa para descobrir.
O essencial é saber a idade da mãe e o mês em que ocorreu a concepção do bebê que virá ao mundo. Basta, então, cruzar o mês da concepção com a idade da mãe + 1.
Atenção: mães nascidas em janeiro ou fevereiro não precisam fazer a soma, ou seja, usam apenas a idade.
Confira a tabela:

tabela
 
* A tabela é resultado da crença popular chinesa. Logo, não tem valor científico e pode apresentar erro no resultado

terça-feira, 19 de abril de 2011

90 Segredos que toda mulher inteligente deve conhecerTexto Sibelle Pedral | Colaboraram Fernanda Quinta e Juliana Diniz As próximas páginas são um pequeno manual de bem-viver. Nelas você vai encontrar desde maneiras descomplicadas de pôr fim àquele relacionamento que não traz mais alegria até idéias muito práticas - e completamente viáveis - de pagar suas dívidas. Leia e guarde para aplicar todo dia


27 SAÍDAS ESPERTAS PARA RELACIONAMENTOS NOCIVOS
1. As mulheres mais propensas a relacionamentos nocivos são muito altruístas. Levam a extremos a missão de cuidar do outro. "É preciso também cuidar de si mesma, não apenas do outro e da relação, e impor limites. É uma questão de saúde mental", alerta a psicóloga Valéria Meirelles.
2. Uma das formas mais eficazes de impor limites é tornar- se assertiva na relação. "A assertividade é importante porque, sem ela, em algum momento sobrevirá a agressividade", alerta Verônica Cezar-Ferreira, psicóloga, advogada e mediadora, autora de FAMÍLIA, SEPARAÇÃO E MEDIAÇÃO - UMA VISÃO PSICOJURÍDICA (MÉTODO EDITORA). "Significa colocar-se na relação, dizer o que gosta e o que não aceita."
3. Uma chave para lidar com os relacionamentos nocivos: assumir que manter um vínculo como esse é uma escolha e, assim, tornar-se protagonista da própria história. O marido ciumento ou o namorado que a trata com indiferença não é carma nem destino: é a pessoa que você trouxe para sua vida. Portanto, é possível expulsá-lo.
4. Outra questão a ser levantada é: o que você ganha com esse relacionamento nocivo que não consegue romper? Em geral, a carência afetiva é um dos motores mais eficientes para a manutenção de uma relação desse tipo.
5. Observe a comunicação entre você e a pessoa nociva. Se o marido bisbilhotou seu talão de cheques, a primeira reação é partir para o ataque: Por que você fez isso?" Experimente mudar o discurso:"Por que você acha que tem o direito de olhar meu talão?" A psicoterapeuta de família Lana Harari recomenda:"Discuta exaustivamente até chegar ao âmago da questão".
6. Num relacionamento destrutivo, a melhor maneira de ajudar o outro é negar-se a ajudá-lo. Sua irmã vive pedindo dinheiro emprestado e nunca devolve? Diga não. Isso a obrigará a procurar uma saída duradoura para o problema. Depois, não fique se torturando com culpa: lembre-se de que uma relação doentia causa devastação profunda em quem a sustenta e pode até mesmo levar à depressão.
7. Ao tentar romper um relacionamento nocivo, é natural que a outra parte reaja para manter a situação tal como está. Imagine que você ajuda financeiramente sua mãe, mas a certa altura decide contribuir com menos dinheiro porque precisará bancar um curso universitário. Provavelmente, ela vai se ressentir da mudança e sair com a acusação: "Você não gosta mais de mim?". Mantenha-se firme na decisão e não abra espaço para a culpa.
8. Pessoas com auto-estima elevada se envolvem menos em relações destrutivas. Portanto, invista na sua. Não é que seja uma vacina para o resto da vida, mas os riscos de se meter numa roubada são sempre menores para quem gosta de si mesma e confia no próprio taco.
9. Para ter boa auto-estima, é preciso se conhecer bem. Portanto, uma terapia bem conduzida ajuda a resgatar e rever pedaços da nossa história que não ficaram resolvidos lá atrás e pode se revelar um investimento precioso para a vida toda. É uma grande ferramenta de fortalecimento interno. Não dá para fazer agora? Então encontre um tempo para você e invista em pequenas coisas que a façam feliz, como ver no cinema a comédia romântica da hora ou fazer uma caminhada num parque.
10. O medo da solidão é um fantasma que assombra as mulheres envolvidas em relacionamentos nocivos. "Conheci uma moça que dizia: 'Ele me faz muito mal, mas, se eu terminar tudo, com quem vou ficar no final de semana?' ", conta Lana Harari. Nessa hora, é bom lembrar que a família e a rede de amigos podem ser reconfortantes. "Ajudam a quebrar o mito do desamparo."
11. Espiritualidade faz toda a diferença. Ter uma crença firme numa força superior revigora o espírito e pode ser o empurrão que faltava para pôr o ponto final numa relação perniciosa. "Confie um pouco mais no andar de cima", aconselha a psicóloga Valéria Meirelles.
12. Na atual crise de emprego, nem sempre dá para pedir a conta quando se tem um chefe nocivo, mas é possível fugir das situações que favorecem a afronta. "A presença de uma platéia, por exemplo, é quase sempre uma tentação para um chefe prepotente, que se alimenta da humilhação dos subordinados", explicam a psicoterapeuta Lidia Aratangy. "O melhor a fazer nesses casos é evitar situações de confronto em público."
13. É possível que o chefe nem tenha percebido quanto ele é difícil. Se for esse o caso, pode valer a pena agendar uma conversa. No entanto, se ele usa você sistematicamente como bode expiatório, não adianta tentar ser terapeuta que a situação só tende a piorar. "Peça uma transferência de seção ou, em último caso, deixe corajosamente o emprego em nome da saúde emocional", aconselha a mediadora Verônica Cezar-Ferreira. "Se não tomar uma atitude agora, um dia você vai acabar saindo por motivo de doença. Então, melhor que seja antes."
14. Afaste expectativas ingênuas. Em geral, um namorado tenta mostrar o que tem de melhor. Se ele se comporta mal já nos tempos de namoro, mostrando-se autoritário, grosseiro ou possessivo, o jeito é optar pela ruptura logo. A tendência é piorar depois do casamento.
15. Com marido nocivamente ciumento é outra coisa. Há uma grande diferença entre "dar satisfações" e prestar contas". "A primeira expressão diz respeito a ver o outro satisfeito e é parte de todo vínculo que se quer amoroso; a segunda indica hierarquia e não cabe numa relação simétrica", explica Lidia Aratangy. "A confusão entre as duas pode provocar muito sofrimento gratuito."
16. Proponha uma terapia de casal. Se, apesar dos problemas e das diferenças, os dois ainda estiverem interessados no bem-estar um do outro, não será complicado aceitar a indicação terapêutica, mesmo que isso leve um tempo, segundo Verônica Cezar-Ferreira.
17. Como identificar a hora de romper um relacionamento nocivo? "Quando o ressentimento é maior que a esperança, não há conversa nem limite que resolva", afirma Lidia Aratangy. Se ainda há esperança de resgate, vale tentar um diálogo franco mesmo que doa. Caso contrário, evite sofrimento inútil: saia à inglesa, como costumam dizer os franceses.
18. Até onde pode chegar uma relação destrutiva? Depende do limite de cada um. A psicóloga Lana Harari lembra a história de um casal em que o marido traía constantemente a mulher - que sabia, porém ignorava as traições na tentativa de preservar o casamento. Até o dia em que ele perdeu a aliança, descuido que ela considerou intolerável. Qual é o seu limite?
19. A reincidência é um fantasma que assombra quem já viveu uma relação perniciosa. O único jeito de não cair de novo na mesma armadilha é fazer uma revisão das condições que levaram à dinâmica nefasta. Sem procurar os fatores pessoais que colaboraram para a formação e manutenção desse enredo, não existe saída: a tendência é mesmo repetir o script.
20. Relações nocivas em família são complicadíssimas. "Não se trata de um vínculo eletivo, como o marido", diz Lana Harari. Ela recomenda diplomacia e, sobretudo, buscar uma distância ideal entre o superenvolvimento (que convida a aprofundar o relacionamento destrutivo) e a desconexão.
21. No livro PESCANDO BARRACUDAS, o psicoterapeuta Joel Bergman conta a interessante história de um vínculo nocivo entre mãe e filho. Ela ligava várias vezes para o trabalho dele sem razões importantes. Um dia, o filho inverteu a situação: ligou oito vezes para a mãe - na última, só para avisar que estava de saída e que, portanto, ela não poderia encontrá-lo nas próximas horas. A mãe irritou-se, disse que estava bem "grandinho" e que não precisava dar tantas satisfações.E parou de ligar compulsivamente.
22. Se o problema é em família, uma tática que funciona (mas exige que você seja boa atriz), indicada por Lidia Aratangy, é a de ser exageradamente direta: diante da sogra que tenta jogá-la para baixo, caia no maior choro, confirmando que você se sente mesmo muito gorda ou muito relaxada - e não sabe mais o que fazer para mudar isso. Se o irmão pede dinheiro emprestado e não paga, lamente-se das dificuldades em que vive (mas só se ele sempre pede dinheiro e não paga - em caso de emergência, se puder, não hesite em ajudar!) e pergunte se ele não está em condições de lhe emprestar algum. Para histórias terríveis, conte outras piores. O resultado é ótimo.
23. Para lidar com uma sogra complicada, Verônica Cezar-Ferreira recomenda cooptar o marido. Se ele estiver ao seu lado, será mais simples convencê-la de que a casa é de vocês. Às vezes, basta um pequeno toque.
24. Quando se chega às raias da violência física, o melhor é sair de perto, sem contemplação, e tomar providências. Contra a força física não há argumento.
25. Há um novo tipo de relacionamento nocivo na praça, que Lidia Aratangy batizou de "gigolôs modernos": são namorados que perdem o emprego, se hospedam provisoriamente na casa da namorada e vão ficando, ficando, como se não pudessem contar com mais ninguém no mundo (e, já que estão duros, nem sequer se oferecem para rachar as despesas). A moça começa se achando muito importante, tão boa samaritana, até gostando desse inusitado papel de anjo protetor. Não acredite nisso! Ninguém é tão desamparado: ele deve ter irmãos, pais, padrinhos ou amigos. E, se não tiver mesmo ninguém a quem recorrer, pior ainda! O que terá acontecido para todo mundo sumir da vida dele?
26. Há quem construa relacionamentos nocivos até com o verdureiro. É bastante comum fornecedores antigos abusarem dessa condição. No começo, tratam bem, oferecem as melhores frutas ou verduras, dão descontos, mas depois, na certeza de já ter conquistado o freguês, passam a relaxar, a cobrar mais caro etc. E a dona-de-casa se sente amarrada, não consegue comprar da banca vizinha nem reclamar do tratamento que está recebendo. Daí, não existem meias medidas: é romper mesmo, comprar em outra banca (não precisa ser na banca do lado, para não parecer provocação) e fim de papo.
27. Só é possível permanecer num relacionamento nocivo sem se machucar muito quando se tem consciência de que foi uma escolha. "Há mulheres que detestam fazer sexo com o marido, mas permanecem com ele porque é generoso e paga as contas. Mantêm a relação sem sofrer tanto porque têm clareza de que preferem assim e de que vale a pena", diz Lana Harari.
12 Métodos infalíveis de prevenir doenças
28. Não deixe que a obesidade se instale."Contê-la é uma necessidade para evitar males como hipertensão, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas",alerta o nutrólogo Andrea Bottoni,médico da Clínica de Terapia Nutricional Total do Hospital Santa Catarina,em São Paulo.Um detalhe importante:no mundo inteiro,a obesidade entre as mulheres aumenta de forma assustadora graças à adoção de um estilo de vida até então preponderantemente masculino,que inclui stress no trabalho e sedentarismo.
29. Pare de tratar as gorduras como criminosas. Várias vitaminas, entre elas a valiosa E,que combate os radicais livres,são lipossolúveis,isto é,precisam de gordura para ser absorvidas pelo organismo.Sem falar nas gorduras inteligentes",como os ácidos graxos ômega 3,presentes de forma geral em peixes,e as monoinsaturadas,encontradas por exemplo no azeite de oliva. Elas comprovadamente têm o poder de proteger contra doenças.
30. Inclua fibras na dieta. "Além de fundamentais para o bom funcionamento do intestino, elas também têm um importante papel metabólico, diminuindo a absorção de glicose e colesterol", explica Andrea Bottoni. "E ainda proporcionam saciedade." Em outras palavras: podem ajudar quem está tentando emagrecer!
31. Se for indispensável usar salto alto, alongue diariamente a musculatura da perna. Em uma escada, apóie apenas a ponta do pé. Eleve os calcanhares, mantenha-os assim por 15 segundos e volte à posição inicial. Faça três repetições. "Isso previne o encurtamento dos músculos da panturrilha, que a médio prazo pode causar problemas nos joelhos e dores na coluna e nos pés", alerta a fisioterapeuta Stella Pecin, coordenadora do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercícios da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
32. Não carregue tudo o que tem em casa na bolsa. Se for necessário transportar muito peso, distribua os objetos em duas bolsas e leve uma em cada braço. Assim, você evita que o peso concentrado force o ombro para baixo, alterando a postura e provocando dores.
33. Conheça e explore seu corpo. "Use um espelho para observar as partes íntimas", recomenda a ginecologista Carolina Carvalho, da Unifesp. Quem cultiva esse hábito identifica rapidamente lesões genitais e é capaz de perceber mudanças, mesmo sutis, na cor e no odor das secreções vaginais, que podem indicar doenças.
34. Experimente dormir sem calcinha, especialmente nos dias de calor. Ambientes abafados, quentes e úmidos, como a área genital, convidam à proliferação dos fungos causadores da candidíase. Quanto mais arejada a região, melhor para a sua saúde. Pelo mesmo motivo, evite roupas coladas e de materiais sintéticos.
35. Como o infarto no passado era considerado uma doença masculina,muitas mulheres têm dificuldade em identificar sintomas e perceber que está acontecendo com elas.Fique esperta para dores desencadeadas por atividades banais,como carregar a sacola do supermercado,subir escadas,correr. Como diferenciar a dor causada pela falta de preparo físico daquela provocada por um problema cardiovascular? Se sentir falta de ar e cansaço no peito, e não nas pernas,pode ser um princípio de infarto",avisa Paola Smanio, cardiologista do Laboratório Fleury, em São Paulo.Na dúvida,faça uma avaliação completa,com exames como teste ergométrico e dosagem de colesterol.
36. Alimentos ricos em ômega 3 e vitamina B12, como o salmão e as castanhas, têm potencial para aliviar os desagradáveis sintomas da TPM. Fuja de chocolate, café, cigarro e bebida alcoólica nesse período.
37. Além do papanicolau, que é básico, converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer todo ano uma colposcopia, exame do colo do útero, feito com lente de aumento, que permite visualizar lesões microscópicas. Quem recomenda é a ginecologista Ana Paula Santiago, do Hospital São Camilo, em São Paulo.
38. Cultive o hábito de beber pelo menos um copo de água ao acordar, antes mesmo de tomar o café-da-manhã. Essa medida simples pode estimular a circulação sanguínea. O conselho é do cirurgião vascular João José Lopes, do Hospital São Luiz, em São Paulo.
39. Tomar leite continua sendo uma medida preciosa para evitar a osteoporose.Mas não adianta beber um copo no café-da-manhã e achar que está protegida.O consumo diário de cálcio deve ser de 800 miligramas;após a menopausa, a mulher precisa de 1,5 grama por dia. Um copo de leite tem apenas 300 miligramas. Portanto, capriche na ingestão de iogurte, queijos magros (descarte os amarelos,que têm muita gordura) e outros derivados.
24 maneira de pagar as dívidas e ainda investir em ações
40. Quem está endividado tem de encontrar um jeito de ganhar mais dinheiro", pontifica o consultor financeiro Mauro Halfeld. Ele recomenda abrir mão do lazer e investir em horas extras no trabalho ou em bicos no final de semana, como aulas particulares, até a situação financeira entrar nos eixos.
41. Sempre se pode recorrer ao "prego", ou seja, penhorar jóias ou outros bens na Caixa Econômica Federal, que empresta até 80% do valor da avaliação. Lembre-se, porém, de que você obtém dinheiro para quitar uma dívida, mas faz outra. "E pode perder um objeto de grande valor sentimental caso não pague no prazo", observa a consultora de saúde financeira Suyen Miranda.
42. Mude sua atitude em relação à dívida. "Não é maduro achar que poderá pagá-la sem passar por desconfortos", avisa a consultora em educação financeira Cássia D'Aquino. Procure encarar o projeto de pagamento como um trampolim para uma vida melhor.
43. Há maneiras prazerosas de minimizar esse desconforto. Você teve de abrir mão da mensalidade da academia? Vá andar de bicicleta no parque - é de graça. Em vez da dobradinha cinema-jantar, alugue um DVD e reúna os amigos em casa. "Tudo isso atenua a sensação de dureza do agora", garante Cássia D'Aquino.
44. Você tem roupas em bom estado que não usa mais e só ocupam espaço no armário? Leve-as a um brechó. É uma forma eficiente de fazer dinheiro.
45. Troque a dívida cara por uma dívida mais barata. Ou seja, opte pela que cobra juros menores. O consultor Mauro Halfeld sugere, por exemplo, pedir um empréstimo a um parente oferecendo juros de 2% ao mês ("Mais do que a maioria das aplicações conservadoras paga",diz ele) e quitar o cheque especial,que pode cobrar até 8,5% de juros ao mês,ou o cartão de crédito, que chega a 12% ao mês!
46. Avalie o que você pode vender para levantar capital rapidamente. Cássia D'Aquino sugere: Pode ser aquele terreno que você comprou há anos para construir uma casa sabe-se lá quando, dólares, tralhas".
47. Aprenda a ter dinheiro na carteira e a fazê-lo render. "Cartões de crédito facilitam novos gastos e abrem brechas para compensar a frustração com outras despesas, o que aumenta a dívida", afirma Suyen Miranda. "Se já está endividada, só use em último caso."
48. Não tenha vergonha de negociar. Lembre-se de que: 1) a instituição financeira ganha com sua dívida; e 2) a meta de qualquer credor é receber. Telefone, explique-se. Só não vale deixar de dar satisfação, o que pode passar a imagem de devedor irresponsável.
49. Algumas dívidas são muito necessárias. Um tratamento médico pode exigir endividamento, bem como a compra da casa própria. Não deu para pagar? Negocie. "Alguns bancos praticam taxas menores em situações delicadas, como problemas de saúde envolvendo correntistas de longa data", revela Suyen Miranda.
50. Trate a negociação como uma meta preciosa e cumpra-a à risca", recomenda Cássia D'Aquino. Associe a boa condução das finanças ao prazer de estar no controle da própria vida, de olho em objetivos bacanas.
51. Quando se tem mais de uma dívida, qual quitar primeiro? "A que permita que você continue produzindo dinheiro", responde Suyen. Se precisa do seu celular para trabalhar, nunca atrase a conta da operadora.
52. Livre-se de mitos que só servem para manter a mulher afastada do mundo das finanças. "Dinheiro é assunto de mulher, sim!", diz Cássia. Converse com especialistas, leia e navegue por sites financeiros.
53. Pronta para começar a poupar? Antes de mais nada, decida qual porcentagem do salário você pode destinar para a poupança. Comece com 10%. Se, depois de checar os gastos mensais, você concluir que não pode guardar tanto assim, separe 8%, 5% ou o que quer que seja possível para iniciar o pé-de-meia. Lembre-se de que alguma privação será inevitável, mas a causa é nobre e merece o esforço.
54. Sanadas as dívidas e pronto o planejamento de poupança, considere com carinho a possibilidade de aplicar seu dinheiro numa empresa com capital aberto em bolsa de valores. Primeiro passo: só aplique o dinheiro que você não vai usar no curto prazo. Ações são negócios de longo prazo. Não há um limite mínimo, mas é claro que, quanto menor o investimento, menor será o retorno.
55. Trace uma meta que trará fundamento e estímulo a seu investimento. Apesar das oscilações do mercado, o retorno a longo prazo - leia-se: num período que pode variar de cinco a dez anos - costuma ser vantajoso. Algumas pessoas, por exemplo, querem garantir a aposentadoria ou a faculdade dos filhos. No entanto, não perca de vista que a bolsa é um negócio incerto. "Avalie o tamanho das suas pernas e quanto de risco você suporta correr", recomenda a educadora financeira Cássia D'Aquino. Mantenha-se informada sobre o que está acontecendo."
56. O primeiro passo para aplicar na bolsa é contratar os serviços de uma corretora de valores, a mediadora entre o mercado de ações e você. Em outras palavras, ela será responsável por comprar e vender as ações segundo seu comando. O diretor de marketing e comunicação da Bovespa, Luis Abdal, explica que a corretora deve ser membro da Bovespa e garante que as instituições credenciadas oferecem ao investidor a orientação necessária, ajudando-o a escolher as melhores oportunidades (e cobram por isso, claro). O site www.bovespa.com.br lista todas as corretoras membros.
57. Se você não entende nada de mercado financeiro e quer ter uma noção geral antes de ir atrás de uma corretora, entre no site da Bovespa. Ele oferece uma seção só para iniciantes, onde existem links específicos, como palestras virtuais, um dicionário de finanças e explicações de conceitos e dúvidas mais freqüentes.
58. Montar um clube de investimento é uma ótima alternativa para quem não quer entrar na bolsa por conta própria, porque os riscos são compartilhados. Trata-se de uma sociedade entre amigos ou familiares (no mínimo três pessoas e no máximo 150) em que a carteira de ações é comum. Cada sócio, ou cotista, contribui mensalmente com uma quantia estipulada de comum acordo."É como um pacto entre cavalheiros", explica Eloisa Vasconcellos, da corretora Magliano, de São Paulo."Mas, se você não puder pagar num determinado mês, não tem problema. Não vai receber um boleto com multa ou ser expulsa do clube." Uma vez formado, o clube também terá de recorrer a uma corretora para realizar negócios.
59. Se você não tem amigos para abrir um clube de investimento, converse com sua corretora para encontrar um que combine com seu perfil: mais conservador, moderado, arrojado... Hoje há vários clubes só de mulheres. Em São Paulo, existe até um formado por adeptas do feng shui.
60. Não compre ações de apenas uma companhia. Quanto maior o número de opções em sua cesta, maior será a chance de mantê-la equilibrada. Hoje, determinada ação pode estar em baixa, mas os papéis de outra empresa ajudarão a manter as contas no azul. Quando há lucro, cada uma tem seus critérios para repartir os dividendos entre os acionistas. Há empresas que os distribuem uma vez por ano, outras a cada três meses.61 Qual o melhor momento para se comprar uma ação? A demanda é grande pelas ações de empresas que têm uma tendência de alta. No entanto, as ações em baixa devem ser vistas com bons olhos, porque pode haver boas chances de recuperação. "Informação é a chave do negócio", explica a corretora Eloisa Vasconcellos. Ela recomenda dois sites: www.infomoney.com.br, ótimo para iniciantes, traz notícias e análise do setor e mostra com apenas 15 minutos de atraso a situação do mercado financeiro; www.cblc.com.br, o site da Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia, apresenta análise de prospectos preliminares das empresas que vão abrir capital.
61. Se for obrigada a sacar parte de sua poupança - onde quer que ela esteja aplicada - para uma emergência, trate o assunto como um auto-empréstimo, que deve ser pago o quanto antes. Sem enrolação.
62. Caso ainda não tenha, prepare um orçamento. É uma forma saudável de mapear as despesas e evitar novas dívidas. "Nem sempre é fácil e quase sempre é muito chato de fazer, além de tomar tempo", avisa Cássia D'Aquino. "Mas não tem jeito de escapar: os orçamentos equivalem aos abdominais da vida financeira."
63. Se mesmo com a ajuda de um orçamento você não consegue organizar suas finanças, vale a pena considerar alguns aspectos psicológicos. O que o dinheiro significa para você? Como o assunto era tratado em sua família? A resposta a essas perguntas pode ajudá-la a mudar sua relação com o dinheiro e a melhorar sua saúde financeira. O conselho é de Cássia D'Aquino.
20 meios de agilizar a agenda
64. Uma agenda factível deve conter sete tarefas por dia, incluindo as pessoais, como comprar o uniforme do filho ou jantar com amigos. "Menos do que isso é pouco e mais fica muito difícil de cumprir", garante Paulo Kretly, presidente da empresa Franklin Covey Brasil, que ministra cursos de administração do tempo.
65. Mude sua postura em relação à agenda. "É um instrumento para organizar o dia, não para escravizar", explica Rogério Martins, sócio-diretor da Persona, consultoria que dá cursos de administração do tempo. Isso ajuda a reduzir o stress quando não dá para fazer tudo.
66. Planeje o seu dia. "Você precisará de no máximo dez minutos, logo no começo da manhã ou na noite anterior, para organizar todas as tarefas do dia", afirma Paulo Kretly. "Quem tem o hábito de fazer esse planejamento diário acaba economizando uma hora por dia para se dedicar às atividades de que mais gosta."
67. O passo seguinte é organizar a semana e, mais tarde, a agenda de longo prazo. Liste o que haverá de importante nos próximos sete dias, incluindo relatórios a entregar e o jantar de confraternização da turma da faculdade, e ainda o que deseja para o futuro: o curso de especialização, a imersão no inglês durante as férias. Os consultores garantem que a sensação de paz interior quando se consegue um bom planejamento é indescritível.
68. Aprenda a dizer não,mesmo que seja para o chefe que reivindica mais um relatório quando você nem entregou o que lhe foi pedido antes (desde que não tenha estourado o prazo). De maneira respeitosa, pergunte se ele prefere atrasar o que ainda não ficou pronto e dar prioridade à nova tarefa. É um ponto importante para tomar as rédeas da própria vida e vale para marido, filhos, amigos...
69. Classifique as tarefas do dia em urgentes"e "importantes".Urgente é o que precisa ser resolvido logo, mas não necessariamente por você - a conta que vence hoje e deve ser paga no banco. Importante é o que tem de ser feito por você ou pode haver conseqüências sérias - ir à reunião da escola do filho. Essa é uma diferença fundamental para definir prioridades. A sugestão é de Rogério Martins,da Persona. Jorge Proença, autor do livro PLANEJAMENTO PESSOAL E ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO (EDIÇÕES INTELIGENTES),completa:"Se a gente não trabalha isso,a urgência pode tomar conta do nosso dia-a-dia e o que érealmente importante fica para trás".
70. Procure sempre cumprir prazos e horários. Negocie com antecedência quando não for possível. Jamais aceite um prazo que não dê para cumprir.
71. Para ajudá-la a ordenar suas atividades por grau de importância, classifique-as em prioridade alta, média ou baixa. Alta: preciso fazer agora e bem-feito; média: posso fazer preventivamente; baixa: se der tempo, faço. "Esse, no entanto, é um processo dinâmico", afirma Jorge Proença. "Por exemplo: arrumar a mesa do trabalho tem prioridade baixa hoje, mas, amanhã, pode ser que ela mude para alta - a bagunça talvez represente um empecilho para a realização das demais tarefas do dia."
72. Imprevistos acontecem - eles preenchem de 20 a 30% do nosso tempo, segundo o consultor Rogério Martins. Para lidar com isso sem stress, coloque as tarefas prioritárias na parte da manhã, quando a maioria das pessoas está mais ligada e produtiva. "Após o almoço, há uma certa tendência à letargia", diz ele.
73. Sempre que possível, livre-se também das tarefas mais chatas pela manhã. É um segredo para passar o dia leve e ter mais energia para o que vem pela frente.
74. Todos os dias, procure deixar uma hora livre na agenda para acomodar imprevistos. Se não acontecer nada extraordinário, sorte sua! Trate de usar o tempo que sobrou para você, da forma mais agradável possível. "Saber que esse tempo está lá, disponível, ajuda e muito na qualidade de vida", garante Ricardo Bevilacqua, diretor-geral da Thomas Case & Associados.76 Termine uma tarefa antes de partir para outra ou terá de voltar e rememorar onde havia parado. Pura perda de tempo. A sugestão é de Ricardo Bevilacqua.
75. Concentre atividades parecidas num mesmo intervalo de tempo. Por exemplo, se precisa fazer várias ligações, tire meia hora e resolva tudo de uma tacada só.
76. Chamadas e e-mails desnecessários roubam tempo. Às vezes, temos um colega bem ao lado e preferimos telefonar ou mandar um e-mail a trocar umas palavras, o que é muito mais rápido", explica Jorge Proença.
77. Reuniões precisam ter hora para começar e para terminar. Muitas empresas marcam reuniões sem pauta, o que causa enorme perda de tempo, segundo a consultora Patrícia Epperlein, diretora da Mariaca Intersearch. Até conference calls têm de ser bem planejadas. Envie antes aos participantes uma lista dos tópicos.
78. Tenha sempre à mão lápis e papel. Anote os produtos que faltam em casa assim que pensar neles. Vá guardando os lembretes numa gaveta reservada só para isso. Quando sair para as compras, estará tudo ali, anotado. A sugestão é de Marcílio Dias, autor de ADMINISTRAÇÃO DE TEMPO - TODOS OS SEGREDOS (JURUÁ EDITORA).
79. Não acumule papel. Para evitar trabalhar duas vezes, descarte logo de cara o que não tem importância e organize o restante em pastas, de preferência com etiquetas suspensas, para facilitar a localização.
80. Crie uma rede de apoio dentro de casa. Envolva marido, filhos, empregada e avós em tarefas que possam ser realizadas por eles. "As mulheres têm a mania de se portar como superpoderosas e ainda precisam aprender a delegar", afirma Rogério Martins.
81. Organize as peças no armário por tonalidades, das mais claras para as mais escuras. Assim você economiza tempo ao separar a roupa para o dia seguinte.
82. Faça compras grandes sempre no mesmo supermercado. "Já conheço a disposição das gôndolas, sei onde ficam os produtos e não gasto mais que uma hora nessa tarefa", revela Patrícia Epperlein.
83. Treine e prepare pessoas para trabalhar para você, do assistente à empregada doméstica. Quinze minutos que você gaste instruindo é tempo ganho no futuro.
8 técnicas para limpar a mente e ter mais foco no trabalho
84. Pratique um esporte antes de ir para o trabalho. A consultora Patrícia Epperlein se sente mais alerta e preparada para o dia após uma sessão de corrida e musculação. "Faz muito bem", conta ela. "Quando não malho, é comum chegar mais cansada ao escritório."
85. Não se deixe arrastar pelos sentimentos - raiva, tristeza, ciúmes, impotência. Pare e pense: "Isso é somente uma emoção". Respire e procure voltar para o momento presente. "Esses sentimentos são óculos coloridos que colocamos para enxergar o mundo como ele não é. Embaçam a realidade", acredita o monge zen Gensho, que também é consultor de empresas e aplica os ensinamentos do budismo à vida corporativa.
86. Não permita que o passado e o futuro ocupem sua mente a todo momento.Essa ocupação constante é inútil,só serve para fomentar ansiedade e stress."Foque no presente,no que estiver fazendo agora", recomenda o reverendo Gensho. Quando estiver no avião,rumo a uma reunião de negócios,repare nas nuvens ou concentre-se no livro que está lendo.Viva aquele instante. Treinar a atenção para o aqui e o agora vai fazer com que se envolva mais profundamente no trabalho."
87. Uma noite de sono é fundamental para um dia de trabalho sem dispersão. "Mas é preciso um treinamento para ter um descanso profundo", observa a professora de ioga Márua Pacce, de São Paulo. Ela ensina como: deite-se na cama de barriga para cima e vá soltando o corpo, procurando visualizar cada parte dele e mentalizando uma palavra ou imagem que traga tranqüilidade. Fique atenta à respiração. "Quando se entra de forma apaziguada no sono, ele tende a ser criativo. É comum acordar com soluções para o dia."
88. Para lidar com as pressões e as angústias do dia-a-dia profissional - prazos curtos, cortes de pessoal e falta de estímulo -, pense como os indianos. Para eles, apesar de importante, o trabalho é apenas uma etapa da vida. Saiba extrair dos acontecimentos o que é essencial para você. "Essa recomendação é vital para as mulheres, sempre às voltas com mil tarefas", lembra Márua.
89. A cada hora, durante apenas um minuto, pare o que estiver fazendo e pratique minimeditações. Feche os olhos, sente de forma ereta e observe o ritmo de sua respiração. "À medida que adquirir familiaridade com essa prática, a mente e as emoções começarão a clarear", explica o professor de meditação Ricardo Sasaki, diretor-fundador do Colegiado Budista Brasileiro.
90. Cultive amizades sadias no trabalho. Tudo fica mais simples e agradável quando se pode contar com uma rede de suporte mútuo. "Exercite a compaixão e a cordialidade no ambiente profissional", sugere Márua Pacce.