quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O poder da união

Quando eu completei 18 anos, consegui um emprego em uma grande empresa, após o processo de seleção e entrega de todos os documentos ao departamento pessoal da empresa, fui registrado mas não pude iniciar meu trabalho imediatamente, pois uma norma era que qualquer funcionário, por mais subalterno que fosse não poderia começar as atividades na empresa sem antes uma reunião com o diretor presidente. Após 3 dias consegui a minha reunião para poder começar no trabalho, eu estava tenso procurando imaginar o que a pessoa mais importante da empresa teria para conversar com um simples auxiliar de produção. Quando entrei em sua sala após as devidas apresentações ele me explicou que fazia questão de conversar com cada funcionário para que cada um entendesse bem o objetivo de união na empresa. Ele me pediu para explicar na minha opinião o que eu entendia por "união"; depois ouvir minha opinião, ele me entregou um lápis que estava em sua mesa e me pediu para quebra-lo ao meio, o que fiz imediatamente sem entender o porque quase sem esforço algum entregando-lhe orgulhoso de minha força as duas partes. Então ele pegou 6 daqueles lápis e mais uma vez pediu-me para quebra-los todos juntos, o que fiz com um certo esforça e mais orgulhoso de minha força. Mais uma vez ele pegou 12 lápis e pediu-me novamente para quebra-los juntos; apesar de meu esforço não fui capaz de quebra-los e neste momento já imaginava que ele não me contrataria mais, pois eu havia falhado em quebrar os lápis.
Foi quando veio a explicação: O que ele queria era que eu entendesse que qualquer pessoa sozinha nunca conseguiria oferecer qualquer resistência, mas quanto mais unidas mais fortes ficariam até o ponto de ser impossível serem quebradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário