sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011




Muita alegria, amor, paz, neste fim de semana...
Que a verdadeira alegria e paz de Deus, esteja em nossos corações hj e sempre, amém...


Beijos no coração...

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Recado Orkut Liberdade
Recado Orkut Ame Muitas Coisas

O poder da união

Quando eu completei 18 anos, consegui um emprego em uma grande empresa, após o processo de seleção e entrega de todos os documentos ao departamento pessoal da empresa, fui registrado mas não pude iniciar meu trabalho imediatamente, pois uma norma era que qualquer funcionário, por mais subalterno que fosse não poderia começar as atividades na empresa sem antes uma reunião com o diretor presidente. Após 3 dias consegui a minha reunião para poder começar no trabalho, eu estava tenso procurando imaginar o que a pessoa mais importante da empresa teria para conversar com um simples auxiliar de produção. Quando entrei em sua sala após as devidas apresentações ele me explicou que fazia questão de conversar com cada funcionário para que cada um entendesse bem o objetivo de união na empresa. Ele me pediu para explicar na minha opinião o que eu entendia por "união"; depois ouvir minha opinião, ele me entregou um lápis que estava em sua mesa e me pediu para quebra-lo ao meio, o que fiz imediatamente sem entender o porque quase sem esforço algum entregando-lhe orgulhoso de minha força as duas partes. Então ele pegou 6 daqueles lápis e mais uma vez pediu-me para quebra-los todos juntos, o que fiz com um certo esforça e mais orgulhoso de minha força. Mais uma vez ele pegou 12 lápis e pediu-me novamente para quebra-los juntos; apesar de meu esforço não fui capaz de quebra-los e neste momento já imaginava que ele não me contrataria mais, pois eu havia falhado em quebrar os lápis.
Foi quando veio a explicação: O que ele queria era que eu entendesse que qualquer pessoa sozinha nunca conseguiria oferecer qualquer resistência, mas quanto mais unidas mais fortes ficariam até o ponto de ser impossível serem quebradas.
Deus, nosso Pai,

que sois todo Poder e Bondade,

dai a força aquele que passa pela provação,

dai a luz aquele que procura a verdade,

ponde no coração do homem

a compaixão e a caridade.

DEUS! Dai ao viajante a estrela guia,

ao aflito a consolação, ao doente o repouso.


Pai! Dai ao culpado o arrependimento,

ao Espírito a verdade,

à criança o guia, ao órfão o pai.


Senhor! Que Vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes.

Piedade, Senhor, para aqueles que Vos não conhecem,

esperança para aqueles que sofrem.

Que a Vossa bondade permita aos Espíritos consoladores, derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé.


DEUS!

Um raio, uma faísca do Vosso amor, pode abrasar a Terra;

deixai-nos beber na fonte dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmarão.

Um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor.

Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos,

oh! Bondade, oh! Beleza, oh! Perfeição,

e queremos de alguma sorte merecer a Vossa misericórdia.

DEUS!

Dai-nos a força de ajudar o progresso, a fim de subirmos até Vós,

dai-nos a caridade pura,

dai-nos a fé e a razão;

dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Santíssima Imagem.


Assim é e assim será!...  

Sabedoria canina

width=500


 1. Nunca deixe passar a oportunidade de sair para um passeio.

2. Experimente a sensação do ar fresco e do vento na sua face por puro prazer.

3. Quando alguém que você ama se aproxima, corra para saudá-la(o).

4. Quando houver necessidade, pratique a obediência.

5. Deixe os outros saberem quando invadiram o seu território.

6. Sempre que puder tire uma soneca e se espreguice antes de se levantar.

7. Corra, pule e brinque diariamente.

8. Coma com gosto e entusiasmo, mas pare quando estiver satisfeito.

9. Seja sempre leal.

10. Nunca pretenda ser algo que você não é.

11. Se o que você deseja está enterrado, cave até encontrar.

12. Quando alguém estiver passando por um mau dia, fique em silêncio,

sente-se próximo e, gentilmente, tente agradá-lo.

13. Quando chamar a atenção, deixe alguém tocá-lo.

14. Evite morder quando apenas um rosnado resolver.

15. Nos dias mornos, deite-se de costas sobre a grama.

16. Nos dias quentes, beba muita água e descanse embaixo de uma árvore frondosa.

17. Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo.

18. Não importa quantas vezes for censurado, não assuma a culpa que

não tiver e não fique amuado... corra imediatamente de volta para seus amigos.

19. Alegre-se com o simples prazer de uma caminhada.

TPM sim, e daí? Muita gente acha que isso é manha de mulher


Imagem de Destaque


Identificar os sintomas é o primeiro passo para driblar os inconvenientes desse período. Um dia, você está feliz da vida e, de repente, uma besteirinha a leva a um colapso de nervos. Em seguida, uma fúria intensa... que só passa quando alguém conta um caso bobinho, e sem mais nem menos, você se desmancha em lágrimas, dignas do Oscar. O cabelo está terrível, parecendo palha, indomável... a pele, então, fica como de uma adolescente de novo, com várias espinhas, ou dá aquela manchadinha básica, sem contar que a calça que você vestia ontem parece que encolheu e custa para ser abotoada. Essa é a realidade mensal de boa parte das mulheres que sofrem de tensão pré-mestrual, mais conhecida como TPM, que provoca variadas modificações no organismo feminino e pode causar muitos transtornos se não tomarmos os devidos cuidados.
Muita gente acha que isso é manha de mulher, que é fingimento, porém, a literatura científica já comprovou que é fato: antes da menstruação, há alterações físicas, psíquicas e sociais que comprometem os relacionamentos e afetam a produtividade da mulher em sua família, escola e trabalho.
E você pode estar se perguntando o que esse tema está fazendo nesta coluna da Canção Nova. Bem, eu respondo: muitas mulheres se martirizam e se culpam por sentirem os sintomas da TPM e não se permitem ser humanas, ou então, ignoram os sintomas como se eles não existissem – e muitas vezes, não compreendem por que tomaram esta ou aquela decisão com tanta raiva, ou por que gritaram com aquela pessoa, ou ainda, por que estão chorando em pleno horário de trabalho. Admitamos, somos mulheres, temos a nossa biologia, e não adianta fingir que nada está acontecendo. É preciso monitorar o nosso ciclo menstrual para estarmos atentas a esses sintomas e minimizá-los. Afinal, "como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos" (Sal 132, 1). E uma alteração biológica natural não deve ter o poder de desarmonizar a nossa convivência com os outros.
A tensão pré-menstrual aparece uma semana antes da menstruação, mas o ápice dela acontece um ou dois dias antes do primeiro dia do ciclo. Os sintomas nem sempre são os mesmos e a intensidade deles também varia, por isso toda mulher deve conhecer seu ciclo e marcar os prováveis dias de TPM no calendário. Assim, você tenta driblar as situações de estresse nesses dias, bem como se programa para tomar decisões fora desse período. E não é vergonha nenhuma você avisar às pessoas que não está no seu melhor dia. Afinal, ninguém é obrigado a adivinhar que não poderá brincar com você nesse período, porque estará uma pilha de nervos; e no seu trabalho, por exemplo, ficar chorando pelos cantos pode danificar a sua imagem; além do mais, uma decisão impensada pode render muita confusão depois. Lembre: não é possível que o mundo pare até que a sua TPM passe.
E os nossos companheiros na criação de Deus, os homens, precisam ser alertados sobre isso também. A rapaziada precisa ter paciência redobrada com suas esposas, noivas, namoradas, mães, filhas, irmãs e amigas nesse período. Deus nos fez como uma "ajuda adequada" a eles, então será bem bacana se compreenderem que, em alguns momentos, precisam se adequar às nossas limitações para uma boa convivência (cf. Gn 2, 7-18ss).
Ah, e cabe lembrar também que a TPM não é totalmente ruim, pois em algumas mulheres esse período traz novidades bacanas, como ideias mais criativas, melhor desempenho no trabalho, mais sensação de bem-estar. Enfim, independentemente dos sintomas, é importante que você conheça seu corpo para não ficar refém de suas alterações, de forma a viver em sociedade de forma sadia e feliz.
Foto
Mariella Silva de Oliveira
mariellajornalista@gmail.com
Mariella é jornalista, professora universitária e consultora no Ministério da Saúde. Atuante na Renovação Carismática Católica há 12 anos, 10 deles no Ministério Universidades Renovadas. 


Ama teu próximo e compartilha o teu "milho" O amor começa com as pessoas mais próximas a nós

Imagem de Destaque


Sabemos que devemos amar, porém, muitas vezes, não encontramos o caminho para começar a fazê-lo. Conhecemos o objetivo, no entanto, nem sempre está em nossas mãos a estratégia.

A resposta achamos no Novo Testamento:

Jesus disse: "Ama teu próximo"... É dizer, ao mais perto, o que está a seu alcance fazer por ele.

São Paulo, por sua parte, expressa: "Ama a todos, porém, especialmente os irmãos na fé" (Gal 6, 10).

São Pedro: quando o pescador de Cafarnaum teve êxito naquela pesca tão abundante, cujas redes quase se romperam, não capturou todos os peixes para si, mas compartilhou seu sucesso com seus companheiros que estavam do outro lado da orla. O milagre consistiu em que a barca dos outros também ficara repleta, sem que a de Pedro tivesse menos peixes.

Em uma ocasião, um jovem repórter perguntou a um fazendeiro na Argentina se ele poderia revelar o segredo do porquê, ano após ano, vencera o concurso nacional para o melhor produtor de milho. O lavrador, muito simples, confessou:
- "É que eu compartilho minhas sementes com os vizinhos".

- "Mas por que você compartilhar suas sementes com seus vizinhos, se eles também entram na mesma competição?", retrucou o repórter.

- "Veja, jovem, - disse o agricultor olhando para aqueles imensos campos – o vento que vai daqui para lá logo regressa de lá para cá e leva o pólem do milho maduro de um campo a outro. Se meus vizinhos cultivassem um milho de qualidade inferior, a polinização cruzada degradaria a qualidade do minha plantação [milho]. Se vou semear um bom milho, devo ajudar para que meus vizinhos também o façam". 

O amor começa com as pessoas mais próximas a nós; é com elas que começamos a compartilhar "nossos milhos" para formar um tecido do corpo, onde se vive o Reino de Deus.

O Bom Samaritano não foi chamado para salvar todos os moribundos, apenas um foi encontrado na estrada (cf. Lucas 10, 33-35).

Aqueles que pretendem viver bem, devem apoiar aqueles que estão perto deles. E quem optar por ser feliz deve ajudar seus irmãos e amigos a encontrar a felicidade, porque a fortuna de cada um está hipotecada ao bem-estar daqueles que o cercam. Os países que querem progredir, devem incentivar os seus vizinhos a fazer o mesmo também.

Não é construindo cercas ou muros nas fronteiras que faremos progressos, mas compartilhando o "milho" da nossa alegria, paz e desenvolvimento com o mais próximo. Desta forma, vamos crescer pessoalmente e juntos com mais força.

Senhor Jesus, Tu participaste Tua divindade conosco, para nos ensinar a viver como filhos de Deus. Ensina-nos a partilhar a nossa humanidade com os outros, nossos dons e talentos, o nosso material, espiritual e intelectual.

Eu quero aprender a compartilhar o "milho" do meu tempo, minha capacidade de ouvir, a minha solidariedade, e os segredos de meus sucessos e triunfos com aqueles mais próximos a mim. Não me deixe, Senhor, construir muros para defender-me, porque eles me afastam de meus irmãos, que são Seus filhos.

Que o vento impetuoso do Teu Espírito Santo leve, daqui para lá e de lá para cá, a riqueza do melhor de nós mesmos, começando com aqueles mais próximos a nós.

José H Prado Flores

Pregador internacional, fundador e diretor internacional
das Escolas de Evangelização Santo André
http://www.escoladeevangelizacao.com.br/

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A influência da sexualidade entre homem e mulher

Imagem de Destaque


Biologicamente não existe um ser humano assexuado, e sim o homem e a mulher, cada um com características sexuais próprias. Porém, a sexualidade não envolve somente a dimensão corporal e biológica.
Sabendo que a sexualidade atinge também a dimensão da subjetividade humana, verifica-se que existe uma maneira masculina e feminina de pensar, imaginar, amar, agir, reagir; é o que se pode chamar de desejo sexual.
A menina sente desejo pelo menino e vice-versa; é o desejo heterossexual. Nesse nível, a sexualidade torna-se comportamento, sentimento. Ao tornar-se vivência, a sexualidade humana configura o comportamento pessoal, revelado no modo de se vestir, na maneira como a pessoa age diante do sexo oposto, entre outros. A sexualidade é algo que deve ser integrado na dinâmica geral da pessoa.
A dimensão psicológica, o eros, a esfera do erótico é entendida como a área da atração, do desejo. É por meio dessa dimensão que entramos no âmbito dos sentimentos. É o campo da sensualidade, entendida em seu aspecto positivo. É algo como a irradiação da emoção sexual sobre todo o corpo.
Na dimensão erótica, a linguagem mais comum é a da ternura, que se manifesta na vontade e na necessidade de dar e receber carinho. A sexualidade não permanece localizada exclusivamente nas zonas erógenas, encontra-se no todo do sujeito, como ser corpóreo.
A relação heterossexual (entre homem e mulher) deve ser uma linguagem de amor. Não deve se guiar unicamente pela força do impulso biológico, mas deve ser assumida pela capacidade de amar e de se doar plenamente. Toda relação heterossexual que não consegue alcançar a linguagem humana do amor como expressão e, ao mesmo tempo, realização, acha-se distorcida e, portanto, é descartavel do ponto de vista cristão.
Uma sexualidade que não apresenta a linguagem do amor é falha e compromete a realização do amor. É um comportamento sexual não condizente com a autêntica noção da sexualidade humana. A sexualidade precisa expressar-se pela linguagem do amor, do respeito, do compromisso, da fidelidade e da comunhão plena.
O amor conjugal refere-se a algo já preestabelecido, pois fundamentalmente o homem está destinado à mulher e a mulher ao homem. São seres que se complementam. A sexualidade é a inscrição, na própria carne e em todo ser, de que os indivíduos não foram feitos para viver isolados. É a expressão da linguagem de amor mútuo, por isso mesmo não pode ser considerada simplesmente um instinto fisiológico.
A pessoa se realiza no relacionamento responsável e de amor. Por ser um modo de aproximação do outro, ela pode ajudar a promover o desenvolvimento da personalidade ou bloqueá-lo. Pode, portanto, em alguns casos, criar conflitos em vez de aproximação.
A felicidade é um objeto constantemente buscado pelo homem. Não importa o que ele faça, todas as suas ações estão destinadas ao encontro da felicidade. Para que isso se realize, de fato, o homem precisa enfrentar o desafio de educar a sua sexualidade, encontrar um modo de domínio sobre ela.
A plenitude pessoal alcançada pela sexualidade só pode acontecer na vida matrimonial, pois a sexualidade é a expressão do nosso modo de amar. Por ser algo de tão grande valor e dignidade, a sua desintegração (voltada para a prostituição, estupro, pedofilia) pode ser destruidora.
Padre Mário Marcelo Coelho, SCJ
Imagem de Destaque


"Tudo posso n’Aquele que me fortalece". Não é uma frase por acaso, ela nasceu de um contexto. 

Aquilo que não cai pela força do tempo é porque está fincado no chão com raízes profundas. "Tudo posso n’Aquele que me fortalece" é uma frase bonita, todos nós teríamos o direito de dizê-la, mas para que ela realmente aconteça dentro de nós ela precisa ter bastidores, o tempo de preparo. 

Por que a Igreja nos pede uma hora de jejum antes da comunhão? Para que nosso corpo se prepare para receber Jesus. O tempo de preparo é importante para o crescimento de uma pessoa. 

A destruição do ser humano começa quando colocamos soldados para trabalharem de modo contrário ao que nos salva. Deus não tem outro desejo para a humanidade, a não ser salvá-la, para que esta possa dizer: "Tudo posso n’Aquele que me fortalece".

Não existe possibilidade de sermos grandes como homens de fé se não soubermos viver o tempo da espera. O meu "tudo posso" está em conexão com minha atitude, eu acolho para minha carne o desejo de Deus para minha vida. 

As forças que o enfraquecem batem à sua porta e são sedutoras. Para estar em Deus é preciso viver o exercício da vontade, e a graça de Deus fortalece a nossa vontade para que possamos dizer “não” ou “sim”. 

Não há um ser humano “grande” sem preparo. Chega dessa ilusão de acharmos que chegaremos a algum lugar sem luta! O vício nos humilha, vemos no carnaval uma juventude bonita, mas humilhada. Homens e mulheres jogados pelo chão como se fossem animais; e retirar uma pessoa dessa situação é difícil, mas muitas comunidades, como Bethânia, fazem esse trabalho. Os traficantes só pensam em ganhar seu dinheiro, eles não estão interessados na capacidade de seu filho dizer "não" às drogas. 

Nós nos esquecemos de que devemos nos preparar para ser pais, mães, ter uma boa família, assim como padre se prepara para ser um bom padre. Quando nós temos uma sociedade despreparada o resultado é catastrófico. 

“Tudo posso n’Aquele que me fortalece”, essa frase tem que ter o sacrifício nosso de cada dia. Às vezes, acho que estamos amortecidos, as coisas ruins estão acontecendo e não fazemos nada. Não podemos fazer nada se Deus está fora de nossa vida. 

Não adianta nada você oferecer a regra para quem não quer obedecer, se antes, você não oferecer amor a essa pessoa. Se o vício nos escraviza precisamos propor o que nos liberta. Quando você descobre que Jesus lhe ensina coisas boas, que não há nada melhor nesta vida do que saber que Ele o ama e lhe quer bem, você se sente bem. 

Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória” (Colossesenses 3, 1-4). 

Quando queremos alguma coisa, nós lutamos. O vício só vai embora, quando queremos ser libertos de verdade. Quer livrar-se da depressão? Queira isso de verdade, com todos os sacrifícios que serão exigidos de você para se libertar. 

Nós, muitas vezes, queremos um Cristianismo "light", uma vida "light"... Não queremos sacrifícios. Eu tenho medo da religião que nos acomoda. O nosso sacrifício de Quaresma, por exemplo, tem que estar ligado a algo em nós que precisa de mudança, nós sabemos aquilo que nos aprisiona e não nos deixa ir para o céu.

Eu quero alcançar a libertação a que eu tenho direito. Ninguém pode tratá-lo como lixo, por isso você tem que ser seletivo naquilo que entra em seu coração. 

Onde seus pés estão presos? O que o impede de dizer “tudo posso”? Está lhe faltando preparo? Peça a Deus que o fortaleça para iniciar esse tempo de preparo em sua vida. Muitas vezes, só podemos dizer “tudo posso” quando alguém segura a nossa mão.

Foto
Padre Fábio de Melo

Padre Fábio de Melo é professor no curso de teologia, cantor, compositor, escritor e apresentador do programa "Direção espiritual" na TV Canção Nova.

02/02/2011 - 00h00

O sexo nos planos de Deus - Deus não quer sexo sem vida, mas tb não quer vida sem sexo

Imagem de Destaque


Você sabe qual o sentido do sexo no plano de Deus? O sexo une e é benéfico para o relacionamento. Todavia, Deus Pai é categórico ao propor que ele seja feito apenas dentro do matrimônio. O Senhor não inclui em Seus planos a vivência do sexo fora ou antes do casamento. A vivência sexual entre o homem e a mulher tem dois sentidos no plano divino: unitivo e procriativo. O Criador disse para o casal: "Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra" (cf. Gn 1,28), e ela não está cheia ainda. Falta muito para enchê-la e, para isso, o Senhor deu ao casal a vida sexual. 

Deus não quer sexo sem vida, mas também não quer vida sem sexo. Ele não quer que se tenha vida sexual e se impeça a vida de acontecer. Vida sem sexo, gerada num tubo de ensaio, gerada por fertilização, inseminação artificial, não está nos planos de Deus. Para que haja o ato sexual deve haver corações abertos à vida. Essa é a dimensão da procriação. Não há nada mais lindo neste mundo do que a maternidade e a paternidade. 

O ser humano é gerado pelo ato sexual, o ato da vida. Para o casal, ele é uma fonte de vida, por isso é um ato grandioso e digno. Contudo, no mundo, o sexo encontra-se maltratado, sujo, profanado, prostituído, comercializado e, dessa forma, é comum na mente de algumas pessoas a imagem desse ato [sexo] como algo impuro, ruim. 

Não, o sexo é algo belo! Há pessoas que, antes de praticarem o ato sexual, viram o crucifixo de costas, retiram as imagens sagradas do quarto, porque não compreendem a dignidade desse ato. 

Além do aspecto procriativo do sexo, resta ainda o aspecto unitivo, ou seja, que une o casal. Deus disse para o casal: "Sereis uma só carne" (cf. Mc 10,8), e esta expressão significa: "Serão um só coração, uma só alma, terão um só projeto de vida, serão um". É o que o Todo-poderoso quer para o casal. Ele quer que, no momento de gerar um filho, o casal seja um. Um pelo ato sexual, que é exatamente a celebração do amor conjugal.

O sexo para o casal é a celebração mais profunda do amor conjugal, o ápice do amor. O sentimento amoroso pode ser expresso de inúmeras maneiras: dando uma flor para a pessoa amada, um abraço, um telefonema quando se está longe... Porém, a forma mais intensa, mais profunda e radical de expressá-lo é através do ato sexual, no qual não estão mais presentes as palavras; estão os corpos, a sensibilidade, os corações entregando-se um ao outro. 

Do livro 'A Cura da nossa Afetividade e Sexualidade' - Editora Canção Nova

Amor sem conflitos? amar é uma luta de superação de conflitos

Imagem de Destaque


Um dos erros mais acentuados em homens e mulheres é que estes costumam sonhar com um amor sem conflitos, sem conflitos nem problemas. Isso se deve, em partes, ao impacto cultural que invade os filmes e novelas, os quais insistem na ingenuidade, no pouco conhecimento do mundo real e possivelmente a outros fatores de peso, mas que, em conjunto, constroem a imagem ideal de um amor que, na realidade, não existe. 

Essa imagem perfeita das experiências nas relações, cedo ou tarde, se rompe, deixando um conjunto de enganos e decepções e, ironicamente, aqueles que sonham com perfeitos amores, muitas vezes, vivem amores imperfeitos, porque não existem relações humanas sem conflito.Somente uma pessoa que deixa o amor de lado, como uma espécie de linha invisível que não se cruza, mantendo-se estática, pode viver sem conflitos, mas... sem amor.

Todos os seres humanos são parte de uma história pessoal com diferentes experiências, algumas boas e outras nem tanto. Ao mesmo tempo, todos nós temos diferentes traços de caráter, habilidades, defeitos, virtudes, competências, entre outros.

Todas as relações acima citadas influem na vida dos outros e na nossa também, tendo em conta que a outra pessoa traz uma história diferente da nossa; em suma, um mundo muito diferente do nosso, daí a  complexidade das relações. Por isso, seria realmente  muito  ingênuo  pensar  que, um dia, podemos ter um amor sem conflitos.

Um dia, disse um autor, referindo-se a um relacionamento com  diferentes ideias e pensamentos e que, apesar disso, não desaparecem as diferenças de opinião, as divergências: "Eles discutiram e experimentaram mais uma vez, porque pertenciam um ao outro".

Claro que estamos falando de uma discussão na qual um não busca ferir o outro e na qual há uma vontade de compreensão e desejo de compromisso construtivo. É dessa forma que se demonstra o esforço para encontrar sempre um caminho até o outro. 

Amar não é descansar um junto do outro; amar é uma luta de superação de conflitos para conseguir a unidade que se deve conquistar a cada dia.
.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Gotas de carinho



A educação dos filhos começa em casa, e se estende para a escola, aos amigos, e a sociedade...
O dever dos pais não é só alimentar e vestir, e por na escola, é também ensinar os valores morais, humanos e educacionais, para se ter uma boa convivência com todos...

Lindas imagens de bebês









quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Ser como uma borboleta


Livre para voar

Ter o dom da superação e da transformação

Podemos ser melhores a cada dia

E renascer de novo

Cultivar o amor e a esperança

Seguir o caminho de Jesus...

E ser feliz como um verdadeiro cristão é...

Continuação do dossiê da felicidade



Que ótimo!

A esperança nos ajuda a avançar na direção de nossas metas. “Os otimistas são mais bem remunerados, mais saudáveis, vencem mais eleições e vivem mais tempo, além de lidar melhor com a incerteza e a mudança”, afirma Price Pritchett, autor do livro O Otimismo Atrai o Sucesso (ed. Cultrix). Portanto, por mais tentadora que seja aquela vontade de reclamar, livre-se dela. Para o próprio bem. “Ao interpretar as dificuldades como pessoais, permanentes e de longo alcance, os pessimistas mantêm viva sua desgraça”, completa o escritor. Fique atenta: os imprevistos aparecem para todos, mas o modo como se avalia a situação define o jogo. O pessimista vê o obstáculo como algo contra ele. Já o otimista enxerga longe: ele vislumbra a alegria que virá quando o obstáculo for ultrapassado.

Corpo contente

Se, por um lado, sabemos que atividade física regular é fundamental, por outro, ninguém tem que ser escravo da perfeição. Corpo feliz é corpo livre. Para a terapeuta corporal Regina Favre, quando a motivação do exercício é o autoconhecimento, fazemos escolhas melhores. “Encontre atividades que lhe deem prazer e pratique pela alegria de praticar”, sugere a especialista. Vale a pena também alternar modalidades, como esteira + alongamento ou pilates + dança. Com isso, além de despertar novas musculaturas, você aumenta o repertório motor e também a tolerância a ritmos diferentes. “Esse conhecimento será canalizado para outras áreas da vida – sua flexibilidade diante dos desafios aumentará”, diz Regina. E não importa o que você faça, entregue-se. Pratique com atenção plena, como uma meditação ativa. Ninguém precisa se impor recordes. Mas é uma delícia tornar-se a bailarina da própria vida, imprimindo graça e tônus a cada passo.

Aqui e agora

Em suas palestras sobre os benefícios da meditação, o guru gaúcho Satyaprem, discípulo do mestre indiano Osho desde a década de 1980, defende a ideia de que ser feliz é um projeto possível e, para realizá-lo, o caminho é muito simples: seja feliz agora.
Onde mora a felicidade? No presente, no mergulho interior, no encontro com seu verdadeiro eu, que não pode ser confundido com os sentidos, as ideias e as emoções. Não podemos explicá-lo por palavras, mas contemplá- lo no silêncio da meditação.
Pequenas alegrias nos levam até lá? Não, pois as emoções são passageiras. Elas estão presas à experiência sensorial, que pode ser muito positiva, mas sempre acaba. E, quando isso acontece, pulamos para o ponto oposto da balança: sentimos falta, carência, solidão, sofrimento. Mas, se você entra no campo de observação, se aprende a manter a mente no presente, sem se apegar demais às experiências positivas e negativas, deixa de querer controlar tudo. Vive simplesmente, sem julgar tanto o que sente. Isso evita as oscilações.
A felicidade é quente ou fria? Com o que ela se parece? Ao usar os sentidos para tentar decifrá-la, cada um poderá interpretá-la à sua maneira, achar que ela é de veludo azul, por exemplo. Para mim, a felicidade é perceber a dádiva de ser quem sou e estar onde estou e também que existe um milagre inerente à vida. É só prestar atenção.

A coragem de sentir

No livro O Fogo Liberador (ed. Iluminuras), o pensador francês Pierre Lévy aconselha: em vez de tentar fugir da dor, jogue luz sobre ela.
Alguns atalhos para isso:
  • Cultive a sensibilidade
    O único jeito de reconhecer o mal que fazemos ou sentimos e nos tornarmos mais sensíveis. 
     
  • Não mantenha relações tóxicas.
    Desconfie de quem tenta fazê-la duvidar daquilo que você pensa ou sente. 
     
  • Fuja da tentação do ego, tal como se achar mais valorosa porque sofre. O apego à dor e ao papel de vítima é uma forma neurótica de sofrimento. Existe terapia para tratar isso.
     
  • Experimente ser alegre e forte
    De que adianta ser virtuosa e boa se você se sente exausta, aprisionada (inclusive pela ideia de que deve ser boa)?
     
  • Sinta com todo o seu corpo
    O que faz bem a você? Refine sua percepção.
  • Fique atenta ao amor e ao ódio
    Deixe que essas emoções, existentes em você, nos outros e nas relações, tornem-se evidentes; assim, as decisões ficarão claras. Um instante de amor gera ternura de largo alcance; um lampejo de ódio evoca só destruição.
  • Tenha compaixão pela sua dor e pela dos outros 
    Não alimente a tristeza. Deter o sofrimento beneficia a si e a todos ao seu redor. Esse é o caminho da luz
  • Acha que para ser feliz precisa disso ou daquilo?
    Esqueça. A vida acontece agora, no presente.  Agradeça, desfrute do milagre: eis segredo da felicidade.
  • O prazer do sexo

    A sabedoria emocional é um ingrediente essencial para uma noite inesquecível (ou várias!). Esta conversa com a terapeuta Regina Favre vai aumentar a sua.
    Sexo traz felicidade?
    O paradoxo é que ele é fonte de prazer e de sofrimento.
    Quando é bom?
    Quando pode ser vivido como experiência de expressão e partilha. Para isso, é importante compreender a própria história sexual e lembrar que você muda, e que a busca pela satisfação erótica também.
    Tem que ser com amor?
    Nada impede que se pratique sexo por esporte… desde que você aguente! Descobrir o que quer – e distinguir quando dá para juntar ou não sexo e afeto – é sabedoria emocional. Imprescindível para uma vida feliz, inclusive a sexual. 
    Um alerta para quem está na pista
    Atenção à propaganda enganosa. Como hoje se usa sexo para vender qualquer coisa, divulga-se a falsa ideia de que todo mundo está transando muito e tendo mil orgasmos. Isso cria excesso de ansiedade, aquela sensação de que só você está perdendo a festa. Mas sexo não é margarina. Ficar preso a esses apelos de desempenho, quantidade e glamour só atrapalha a felicidade  das pessoas.

    Lá vem o sol

    Uma pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade de Toronto, no Canadá, comprovou: quando o tempo de exposição à luz solar é menor, nosso cérebro produz uma proteína que inibe a serotonina, neurotransmissor associado à alegria e ao bem-estar.  A cromoterapeuta Ondina Balzano, do Rio de Janeiro, ensina como combater a melancolia dos dias cinzentos: espalhe gérberas, lírios ou rosas amarelas em casa e no escritório ou pinte uma parede de laranja ou vermelho. O mesmo vale para o figurino, pois é comum usarmos mais preto no inverno. Então, experimente iluminar-se com acessórios como cachecóis, meias e bolsas em tons solares.

    Nova medida de sucesso

    O psiquiatra francês Christophe André, autor do livro Imperfeitos, Livres e Felizes (ed. BestSeller), afirma que a vida é feita de vitórias e derrotas e nenhuma delas é definitiva. Portanto, não podemos medir nossa felicidade com base nesses resultados. O que conta é o que fazemos entre um resultado e outro. Só se sente realizado, diz o médico, quem é fiel a si mesmo. A psicóloga Sâmara Jorge alerta ainda que a ostentação de status não é medida de sucesso: “A felicidade não se resume em buscar a aprovação social a qualquer custo, mas construir referências que tenham consistência genuína para você”.

    Sozinha e descolada

    Anda sem namorado ou sem marido? A vida é assim, e gerações de mulheres antes de nós lutaram para que as relações insatisfatórias pudessem se dissolver, abrindo novas chances para a felicidade. Portanto, depois que uma separação teve o tempo necessário para ser metabolizada, não há por que encarar a solidão como inimiga. Pelo contrário. “Essa é a hora certa para experimentar a alegria da liberdade: viajar, paquerar, conhecer pessoas, fazer cursos”, garante Lana Harari, terapeuta de casal e família, de São Paulo. Essa disposição para o voo-solo cresce à medida que você se vai se entregando a alguns prazeres, como o de passar na livraria e emendar um cinema; perder (ou ganhar?) horas cuidando do jardim ou atracada com seu autor predileto. E, quando um novo pretendente surgir ou os amigos telefonarem, já imaginou quanta coisa interessante você terá para dividir com eles?

Dossiê da felicidade


Adrenalina

Lição de bioquímica

Felicidade é um estado bioquímico e não depende necessariamente de um fato específico, ensina a terapeuta corporal Regina Favre, criadora do Laboratório do Processo Formativo, em São Paulo. “O segredo é transformar a adrenalina – ligada a medo, stress, ansiedade – em endorfina e serotonina, ligadas à sensação de bem-estar.” Para fazer a alquimia, “todas as atividades de contemplação e relaxamento ajudam”, garante Regina. Além das clássicas, como ioga, meditação e tai chi, entram aqui o ócio criativo, os passeios ao ar livre, o desfrute de uma bela paisagem ou de uma obra de arte.

Amizade

Solidários na festa

Quem nunca ficou orgulhoso pela conquista de um amigo ou parente? Ou vibrou ao ver seu time campeão? O sucesso dos outros também é uma ótima inspiração para nossa satisfação pessoal. “Ficamos felizes quando o Brasil ganha ou sofremos quando perde porque o que está em jogo não é mais a identidade individual, mas a coletiva. Nessa situação, deixo de ser eu para me tornar um brasileiro, sendo parte de um inconsciente maior, de uma alegria que é, a um só tempo, minha e de todos”, explica a psicóloga Sâmara Jorge. Quando nos deixamos envolver pela emoção alheia, nos tornamos mais humanos. É importante ser solidário na dor, mas ser solidário na alegria é um bálsamo. Experimente!


Animais - Alegria saltitante

Os animais são uma espécie de alegria móvel e podem amenizar grandes tristezas. Foi o que aconteceu com a psicóloga Kátia Aiello, 45 anos, de São Paulo. Pouco depois de perder a mãe, descobriu que o pai estava com uma doença degenerativa e entrou em depressão. Fez tratamento, tomou remédios, mas nada adiantava. A solução veio por meio da adoção da poodle Scully e da vira-lata Zazá, hoje com 14 e 12 anos. “Minhas cachorras me motivaram a sair de casa, pois precisava levá-las para passear. Ia ao Parque do Ibirapuera todo dia e acabei conhecendo outros donos de cães. Fiz amigos e fui retomando minha vida. Hoje trabalho com terapia assistida por animais”, conta Kátia. Segundo a Delta Society, organização americana que divulga os benefícios da interação homem-animal, o contato com os bichos domésticos ajuda a diminuir sensivelmente o stress, a solidão e a tristeza. Eles revigoram nossa capacidade de sentir amizade, compaixão e confiança.

Mel e pimenta

Para a nossa alegria, mel e pimenta temperam a dieta do bom humor. Segundo a nutróloga Valéria Goulart, de São Paulo, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), a pimenta pode ser malagueta, vermelha ou de cheiro. Rica em capsaicina, substância que produz a endorfina, ela faz disparar nossa euforia. Já o mel é reconfortante. Mas o cardápio é bem mais completo. Na Inglaterra, o Food and Mood Institute chegou à conclusão de que leite, ovos, feijão, peixes, carnes, grão-de-bico e ervilha melhoram nosso ânimo. “São fontes de triptofano, aminoácido que forma a serotonina”, afirma a médica.

Magia do canto

Quer extravasar, lavar a alma? Cante! Segundo o musicoterapeuta Wanderley Alves Júnior, do Centro Benenzon, em São Paulo, quando cantamos todo nosso corpo entra em movimento. Coloque sua música preferida e solte a voz. “Isso vai descarregar a tensão, trazendo alívio e prazer”, diz. A música que transmite algo positivo é mesmo um santo remédio pode animar ou relaxar, melhorar a concentração e amenizar a dor. Estudos publicados pela Biblioteca Cochrane, entidade internacional que estuda a eficácia de  métodos terapêuticos,   revelaram que a musicoterapia pode ser eficaz no combate à depressão.

Casada e vitaminada

Existem muitos modos de viver um casamento feliz. Seja qual for o arranjo de cada casal, é possível que surja um ganho extra: maior longevidade. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, os vínculos afetivos duradouros prolongam a vida. Segundo pesquisadores, os bem casados podem viver até dez anos mais do que os solteiros. A explicação é simples: a felicidade conjugal causa bem-estar. Menos stress, mais imunidade! Outras hipóteses estão em jogo: alguns cientistas acreditam que os acompanhados se cuidam mais e mantêm um estilo de vida menos propenso a riscos. Uma pessoa tende a pensar duas vezes antes de fazer loucuras quando tem um parceiro ou uma família esperando por ela em casa.

Cheia de lábia

A boa comunicação é a chave da harmonia nas relações amorosas, pessoais e profissionais, afirma a coach Iraceles Pires, psicóloga e membro da Sociedade Brasileira de Coaching. Diplomacia é o papel da boa conversa. Prepare-se para ela.
Seja oportuna
Um chefe num dia de cão, um marido assistindo futebol... Sempre leve em conta a disponibilidade antes de soltar o verbo.
A hora é agora?
Posicione-se diante da pessoa e olhe nos olhos: isso cria um vínculo, favorece a concentração. Assim fica mais fácil ser entendida.
Seja assertiva
Tente ser o mais clara e objetiva possível ao dizer o que sente e pensa.
Lembre-se:
o jogo inclui falar e ouvir os outros. O acordo vem de todos em quando as necessidades podem ser contempladas.
Evite julgar e cobrar
Expresse seu ponto de vista sem fazer acusações pessoais ou levantar  picuinhas do passado.
Se você for ofendida,
defenda-se, mas não como violência, pois isso alimenta o círculo infeliz. Suas aliadas nessa hora: transparência, calma e ética.
Pisou na bola?
Simplesmente peça desculpas e faça as reparações necessárias.
Acerte o tom
Sua meta é a harmonia. Então nada de rispidez, indiretas ou ironia.
Se estiver estressada,
adie o papo. Recolha-se  e busque seu equilíbrio interior.
Texto Déborah de Paula Souza e Melissa Diniz | Coordenação e edição online Gabriella Galvão | Edição online Amanda Figueiredo | Analista Danilo Rodrigues | Programação Reginaldo Lima

Autonomia financeira

A capacidade de criar e gerir os próprios recursos é fonte de autoconfiança e beneficia as relações. “Pessoas dependentes podem sentir insegurança, baixa autoestima, desprezo pelas conquistas alheias e ressentimento”, afirma a psicanalista Márcia Tolotti, de Caxias do Sul (RS), consultora econômica e autora do livro O Desafio da Independência Financeira e Afetiva(ed. Belas Letras). E atenção: autonomia não é comprar tudo, e sim ter liberdade para dizer não. Faça seus cálculos: de quanto precisa para ser dona do seu nariz? Planeje-se para chegar lá e não se boicote. Conselho final da Márcia: “Não use seu sucesso contra os homens nem desqualifique o parceiro. Não acredite que você não precisa dele. Você não precisa do dinheiro dele, e isso é ótimo. Mas a relação amorosa se constrói a dois”.


Aqui e agora

Em suas palestras sobre os benefícios da meditação, o guru gaúcho Satyaprem, discípulo do mestre indiano Osho desde a década de 1980, defende a ideia de que ser feliz é um projeto possível e, para realizá-lo, o caminho é muito simples: seja feliz agora.
Onde mora a felicidade? No presente, no mergulho interior, no encontro com seu verdadeiro eu, que não pode ser confundido com os sentidos, as ideias e as emoções. Não podemos explicá-lo por palavras, mas contemplá- lo no silêncio da meditação.
Pequenas alegrias nos levam até lá? Não, pois as emoções são passageiras. Elas estão presas à experiência sensorial, que pode ser muito positiva, mas sempre acaba. E, quando isso acontece, pulamos para o ponto oposto da balança: sentimos falta, carência, solidão, sofrimento. Mas, se você entra no campo de observação, se aprende a manter a mente no presente, sem se apegar demais às experiências positivas e negativas, deixa de querer controlar tudo. Vive simplesmente, sem julgar tanto o que sente. Isso evita as oscilações.
A felicidade é quente ou fria? Com o que ela se parece? Ao usar os sentidos para tentar decifrá-la, cada um poderá interpretá-la à sua maneira, achar que ela é de veludo azul, por exemplo. Para mim, a felicidade é perceber a dádiva de ser quem sou e estar onde estou e também que existe um milagre inerente à vida. É só prestar atenção.
Texto Déborah de Paula Souza e Melissa Diniz | Coordenação e edição online Gabriella Galvão | Edição online Amanda Figueiredo | Analista Danilo Rodrigues | Programação Reginaldo Lima