quarta-feira, 9 de março de 2011

Horóscopo Chinês 2011: O ano do Coelho




No dia 3 de fevereiro, começa um novo ciclo no horóscopo chinês, desta vez regido pelo coelho, que promete um ano positivo e inspirador, pautado no desenvolvimento pessoal. É hora de repensar escolhas e valores e de investir na evolução individual e coletiva.

Texto • Melissa Diniz | Direção de arte • Camilla Sola | Ilustração • Adhemar Ribei

A cultura chinesa é conhecida por utilizar símbolos e imagens que traduzem de forma simples todo o conhecimento milenar de seu povo. Na astrologia não seria diferente. Representado por um ciclo de 12 bichos que se alternam a cada ano, o horóscopo chinês é o resultado de estudos profundos dos orientais, cuja origem se perdeu no tempo.

Segundo o arquiteto Marcos Murakami, do Instituto Eternal Qi, de São Paulo, autor de O Grande Livro do Feng Shui Clássico(ed. Fábrica das Letras), os bichos do horóscopo são, na verdade, códigos que representam o tempo no céu e a energia da terra em determinado momento. “Para os chineses, eles simbolizam alegorias que resumem conhecimentos ancestrais e que, no decorrer do tempo, se tornaram inacessíveis para nossa civilização”, diz.

Cada animal, afirma o consultor, possui características resultantes da combinação da energia primordial Qi fluindo em ritmos e intensidades diferentes, designados pelos elementos terra, água, madeira, fogo e metal, e pelo princípio da dualidade – o yin e o yang. “O coelho, por exemplo, nada mais é do que o símbolo do binômio madeira-yin”, afirma.

Essa junção de elementos indica que a energia do ano será positiva, propícia à ampliação das relações interpessoais, marcada pela preocupação com o outro, a família e assuntos como a ecologia, a benevolência, a diplomacia e a comunicação. “O coelho é rápido para gerar vínculos, além de ter um toque de graça e amabilidade”, diz Murakami.

A dica do pesquisador é aproveitar o embalo energético do ano para fazer um verdadeiro mergulho interior, promovendo um balanço da vida. “Não tenha medo de mudar de estratégia se for necessário”, diz.

Dócil, calmo e pacífico, o coelho promete um ano bastante positivo e inspirador. No âmbito coletivo, tratase de um momento adequado à diplomacia e à celebração de grandes acordos. A tendência é que os povos estejam dispostos a assinar novos tratados de paz e que olhem com mais atenção para as necessidades do planeta, sobretudo no que se refere ao clima e às emissões de carbono. Já do ponto de vista individual, é o momento de investir no desenvolvimento. É chegada a hora de rever hábitos, valores e escolhas e de refletir sobre a possibilidade de mudanças pontuais, porém significativas.

O ano também será excelente para os estudos e tudo o que se relaciona ao aprimoramento. É tempo de tirar da gaveta aqueles planos de estudar ou de se especializar e dar vazão às ideias que rendam bons projetos. A criatividade, aliás, deve estar em alta para todos os signos, graças à influência do símbolo regente do ano que se inicia.

No livro Seu Horóscopo Chinês para 2011 (ed. Nova Era), o autor Neil Somerville afirma que o animal também favorece a retomada dos valores familiares, por isso muita gente estará pensando em firmar compromisso, casar ou até mesmo ter filhos. Confira agora as previsões para seu signo chinês, com base no livro de Somerville.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário