sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Fases de desenvolvimento da ioga


história do Yoga é pouco conhecida devido à escassez de material cronológico disponível.
Pode-se distinguir seis fases no desenvolvimento do Yoga:
1ª - Yoga Arcaico ou Proto-Yoga do período antigo, que pode ser reconstruído a partir dos restos arqueológicos da civilização do Indo-Sarasvati (ca. 3000-1800 a.C.) e também das descrições contidas nos hinos das quatro coletâneas védicas.
2ª - Yoga Pré-Clássico, que começou com os primeiros Upanishads (ca. 1500 a.C.), que expõem uma forma de misticismo sacrifical baseada na internacionalização do ritual brâmanico. Esses esforços levaram ao desenvolvimento de uma rica tecnologia contemplativa que envolve práticas e conceitos yogues antigos, baseados na metafísica não-dualista do Vedanta.
3ª - Yoga Épico (ca. 500 a.C.-200 d.C), que evoluiu na era dos Upanishads intermediários e da epopéia Mahabharata. Aqui testemunhamos a proliferação de doutrinas e escolas que, em sua maioria, professam o não-dualismo. Os ensinamentos do Yoga se desenvolveram em íntima associação com as idéias da tradição Sâmkya. Como muitos desses desenvolvimentos estão registrados no Mahabharata, essa fase do Yoga Pré-Clássico pode também ser chamada de Yoga Épico.
4ª - Yoga Clássico (começando ca. 200 d.C.), que tem sua fonte no Yoga Sutra de Patanjali, desenvolvendo-se por vários séculos através de uma extensa literatura de comentários. Seus fundamentos metafísicos já não são mais os do Vedanta, mas adota uma interpretação estritamente dualista da realidade.
5ª - Yoga Pós-Clássico (ca. 200 d.C.-1900 d.C.), que retomou os ensinamentos não-dualistas do Yoga Pré-Clássico, ignorando grande parte da filosofia dualista de Patanjali, embora recorra ocasionalmente ao seu delineamento do caminho óctuplo e às suas excelentes definições. Esse é o período dos Yoga-Upanishads, das escrituras do Tantra e do Htahta-Yoga.
6ª - Yoga Moderno (começando ca. 1900 d.C.), que é sintetizado no Yoga Integral de Sri Aurobindo e nas muitas escolas ocidentais de Hatha Yoga.

O QUE É?

A palavra yoga tem uma extensa gama de aplicações na língua sânscrita, como "união", "equipe", "soma" etc e, dessa forma ao definir o significado de Yoga corremos o risco de limitá-lo.
Há muito tempo, a palavra yoga passou a ser aplicada também a "esforço espiritual", especificamente o controle da mente e dos sentidos. Esse uso é encontrado pela primeira vez no Taittiriya Upanishad que data do segundo milênio a.C.
Na época da composição do Bhagavad-Gita (séc. III ou IV a.C.), a palavra "yoga" era muito usada para designar a tradição hindu de disciplina espiritual, incluindo diferentes abordagens à realização do Si Mesmo ou iluminação.
Nos dias de hoje, existem centenas de abordagens que se denominam Yoga e são caracterizadas em sua grande maioria por práticas que integram mente, corpo e espírito.

TIPOS

Yoga é um conceito e uma prática milenar que integra diversos aspectos. Com o tempo, diversos praticantes interpretaram, focaram e desenvolveram diferentes estilos e escolas de Yoga, onde determinados aspectos foram mais desenvolvidos que outros.
Dentre os estilos de Yoga mais praticados e conhecidos estão:
Acro Yoga
Anusara Yoga
Ashtanga Yoga
Ashtanga Vinyasa Yoga
Bikram Yoga
Hatha Yoga
Iyengar Yoga
Kriya Yoga
Kripalu Yoga
Kundalini Yoga
Power Yoga
Sahaja Yoga
Sivananda Yoga
SwáSthya Yôga
Vinyasa Yoga
Viniyoga
Yóga Clássico
Yoga Kuruntha
Yoga Integrado
Yoga Integral - Aurobindo
Yoga Integral - Satchidananda
Fonte: www.yoganet.com.br
Yoga

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE YOGA

Os benefícios da yoga são muito extensos, não vamos apontar apenas os benefícios, mas também suas limitações. Vamos começar pelas limitações, yoga para ser útil e nos propiciar os seus plenos benefícios requer: 1. Prática regular, 2. Método adequado, os métodos disponíveis de maneira popularizada raramente nos fornecem os benefícios a que a yoga se presta, possuem sua estrutura voltada para o benefício mercadológico, não visando o benefício integral do praticante, como a yoga original se propõe. 3. Orientação adequada, sofre o mesmo problema do item anterior. Não há sucesso em se praticar yoga seguindo um texto sem uma orientação competente e um acompanhamento pessoal gradativo e sistemático.
Agora vamos aos benefícios. A prática de uma yoga adequada, se levada a cabo por uns dez minutinhos, no mínimo de três vezes por semana já nos proporciona benefícios em grande escala. De quarenta minutos a uma hora de sessão nesta mesma constância, ou de uma hora três vezes por semana, como também duas aulas de uma hora e meia por semana são indicadas. Podemos melhorar este quadro adaptando os horários de outras maneiras. Os benefícios serão ainda muito maiores, quando em casa, praticamos algumas técnicas de maneira habitual e diária. Podemos e devemos ter um conjunto progressivo de práticas pessoais voltadas para nosso propósito individual de um ou outro item em que a yoga nos favoreça.
Em uma sessão de prática, é possível sentir benefícios no bem estar geral. Em um mês já podemos sentir a veracidade deste grande empreendimento, com três meses os benefícios gerais começam a se manifestar de maneira muito intensa e clara, mas é depois de um ano que começamos a obter algumas conquistas mais duradouras, até então se nos afastamos das práticas por tempo prolongado regredimos até a estaca zero novamente.
O QUE PODEMOS ESPERAR DA YOGA
Os frutos da boa prática de yoga não se limitam apenas ao corpo, a mente, o emocional e o espírito do indivíduo, mas se projetam de maneira muito acentuada nas realizações profissionais e pessoais. A tão necessária prosperidade recebe um aliado de primeira grandeza, a harmonia e satisfação existencial também. Em minha opinião, além da saúde, estes últimos são os que mais me trouxeram satisfação ao serem manifestados nas vidas de milhares em muitos paises e principalmente o meu próprio durante estas três últimas décadas de ensinamento e disseminação desta ciência milenar e universal. Vamos numerar alguns itens que yoga nos oferece:
1. Cultivar e conquistar boa saúde.
2. Ultrapassar ou aliviar asma, diabetes, dores nas costas, excesso de peso, desordens do aparelho digestivo, melhoria do sistema cardiovascular, do funcionamento das glândulas endócrinas e ser utilizada como terapia de apoio para inúmeras enfermidades. O benefício para o sistema nervoso e o cérebro é inigualável.
3. Aprimoramento de nossa condição estética pela pele, definição corporal e semblante pessoal. Podemos trabalhar o corpo de maneira localizada sem o risco de se desenvolver volumes desnecessários de musculatura, que tendem a se tornar um fardo para o coração e a se transformarem em gordura com o tempo, acelerando o processo de envelhecimento do corpo. E o melhor, podemos trazer de dentro e incorporar em nossa fisionomia a nossa insondável beleza interior.
4. Aliviar ou eliminar gradativamente as causas que apóiam as manifestações de males que possuam fundo mental ou emocional, estima-se que 80% dos problemas de saúde se encontram nesta categoria, conhecidos pelo nome de problemas pisco- somáticos.
5. Desenvolver a força de vontade.
6. Experimentar a expressão real de nosso potencial humano latente.
7. Melhoria do relacionamento humano.
8. Aprimoramento eficaz e intenso de nosso intelecto, concentração e memória.
9. Auto-conhecimento e paz interior.
10. Alívio de estresse.

ABRANGÊNCIA DOS EFEITOS DA YOGA

BENEFÍCIOS FÍSICOS
1. As dores diminuem, devido ao aumento da produção de endorfina no corpo.
2. A imunidade aumenta muito.
3. O sono melhora.
4. O peso normaliza.
5. A disposição aumenta bastante.
6. A perseverança se fortalece.
7. Força e vigor aumentam.
8. A postura é melhorada.
9. A flexibilidade das articulações, dos músculos e dos tendões aumentam.
10. As funções excretórias melhoram.
11. As funções glandulares normalizam.
12. Funções gastro intestinais normalizam.
13. Eficiência respiratória aumenta.
14. Desintoxicação orgânica ocorre com grande intensidade.
15. Eficiência cardio vascular é aumentada.
16. Pressão sanguínea se normaliza. Principalmente se for hiper.
17. Respiração por minuto se torna minimizada, o aumento da vitalidade e longevidade decorrem com disto.
18. Aumento da ondas Alfa no EEG.
19. Desacelera a pulsação cardíaca.
20. Equilibra a estabilidade das funções do sistema nervoso autônomo.
21. Fibromialgia alivia.
22. L.E.E.R diminui.
BENEFÍCIOS BIOQUÍMICOS INDICATIVOS DE ATIVIDADES ANTI ESTRESSE E ANTIOXIDANTE, IMPORTANTES NA DEFESA CONTRA DOENÇAS DEGENERATIVAS E O ENVELHECIMENTO.
1. Glicose diminui.
2. Sódio decai.
3. Total queda do colesterol.
4. Triglicerídeos diminuem.
5. HDL colesterol aumenta.
6. LDL colesterol diminui.
7. VLDL colesterol diminui.
8. Cholinesterase aumenta.
9. Catecolamina diminui.
10. ATPase aumenta.
11. Hematocrito aumenta.
12. Hemoglobina aumenta.
13. Contagem de limfócitos aumenta.
14. Tiroxina aumenta.
15. Vitamina C aumenta.
16. Proteínas séricas totais aumentam.
17. Aumento da serotonina.
APRIMORAMENTO DAS FUNÇÕES PSICO MOTORAS
1. Força de apreensão (de segurar objetos) aumenta.
2. Destreza de habilidades mais nobres aumentam.
3. Coordenação motora melhora.
4. Tempo de reação de escolha melhora.
5. Firmeza aumenta.
6. Percepção aprofundada aumenta
7. Percepção de presença aumenta.
8. Equilíbrio melhora.
9. Funções integradas do corpo melhoram.
10. Atenção ao ambiente e arredores aumenta.
11. Funções cognitivas melhoram.
BENEFÍCIOS MENTAIS
1. Memória aumenta.
2. Concentração aumenta.
3. Mudança de nível de consciência voluntária aumenta.
4. Eficiência de aprendizado aumenta.
5. Percepção global e centrada aumenta.
6. Codificação de códigos melhora.
7. Hostilidade diminui.
8. Depressão e ansiedade diminuem.
9. Satisfação existencial aumenta.
10. Humor melhora.
11. Percepção da quinesfera (esfera de movimentos do corpo) e dos movimentos do corpo melhora.
12. Estados emocionais melhoram, com sensível aumento do bem estar.
13. Estabilidade mental e emocional melhora.
14. Auto aceitação e auto atualização aumentam.
15. Integração social aumenta.
16. Potencial mental latente é estimulado.
17. Paz interior aumenta.
18. Estresse mental e emocional diminui.
19. Letargia mental diminui.
20. Bem estar, mental e emocional aumentam.
21. Dependências psicológicas diminuem.
BENEFÍCIOS ESPIRITUAIS
São inúmeros, as chamadas aptidões para-normais são harmonizadas, a paz interior ganha com isto. O maior número de realizações espirituais na humanidade sempre esteve do lado dos praticantes de yoga. Há uma riqueza de dimensões inimagináveis nas práticas de meditação e nas escrituras yoguis, bem como nas técnicas mais avançadas. Entretanto, um preparo anterior com as partes da yoga que trabalham o corpo e a mente é necessário para um desenvolvimento seguro e equilibrado nesta área.
Débora De Vecchi e
Mestre Swami Hamsananda Sarasvati
Fonte: www.angelfire.com

Sem comentários:

Enviar um comentário