sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Yoga


O termo Yoga tem origem no sânscrito, género masculino, escreve-se com "y" e entoação grave no "o", que é pronunciado como em "iodo". Surgiu há mais de 5.000 anos na Índia, e foi transmitido por tradição oral até meados do ano 400 A.C., quando foi codificado por PATANJALI nos Yôga Sútra.
Os efeitos sobre o corpo, ganhos de flexibilidade, fortalecimento muscular, aumento de vitalidade e administração do stress fazem-se sentir muito rapidamente.
O Yoga ensina, por exemplo, como respirar melhor, como relaxar, como concentrar-se, como trabalhar músculos, articulações, nervos, glândulas endócrinas, órgãos internos, etc. através de exercícios físicos belíssimos, fortes, porém que respeitam o ritmo biológico do praticante.
Fazer Yoga não significa apenas fazer exercícios físicos como uma ginástica aeróbica. yogafinal
Se for só exercício físico não é Yoga. Tem de englobar três factores:
posição física;
respiração coordenada;
atitude interior.
Uma das características do Yoga são as regras gerais de execução.
Essas regras são:
respiração coordenada
permanência no exercício
repetição
localização da consciência
mentalização
ângulo didático
compensação
segurança
Em particular, a prática do Yoga traz grandes vantagens de encontro com o ser humano e o seu interior, uma vez que, na vida agitada do nosso século, a chamada PAUSA na corrida diária é inexistente, é nessa PAUSA que surgem descobertas maravilhosas: a capacidade de melhor convivência com o próximo, mais tolerância, maior paz e amor com tudo e todos. A movimentação, postura, exercícios respiratórios, atutide mental, dão e darão uma dimensão diferente, mais alegre e mais feliz.
Fonte: apologaia.forumais.com
Yoga

ORIGEM

Uma das mais importantes obras da filosofia oriental é o Yoga Sutra ou Aforismos de Sri Patanjali.
Em sua codificação clássica, Patanjali sistematizou o Yoga fazendo um tratado contendo 196 Aforismos, divididos em quatro livros, que são:
Samadhi Pada ou versos da iluminação
Sadhana Pada ou versos da prática
Vibhuti Pada ou versos dos poderes
Kaivalya Pada ou versos da libertação
Shri Patanjali ordenou o Yoga em oito partes, denominando-o Ashtanga Yoga:
1. YAMA
2. NIYAMA
3. ASANA
4. PRANAYAMA
5. PRATYAHARA
6. DHARANA
7. DHYANA
8. SAMADHI
Porém, antes de Patanjali, o Yoga já existia há milhares de anos, mas seus escritos estavam todos dispersos em textos clássicos. Patanjali manteve-se fiel às tradições do Yoga pré-clássico e, por isso é tão respeitado e venerado. Nos Yoga Sutra, Patanjali apresenta um questionar filosófico, e a postura cientifica é comprovada através da experiência. Nos sutras não existem alusão a nenhuma crença religiosa, sendo respeitada a tradição da cultura Yoga Rishi.
Fonte: www.yogaclassicocuiaba.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário