sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Cabelos tingidos e protegidos!


Contéudo do site da revista Saúde

Cabelos gostam de sombra e água fresca

O calor, por si só, já é uma ameaça e tanto para as madeixas. Isso porque ele é sinônimo de sol, mar, piscina, areia, vento....uma mistura bombástica. Quem recorre à tintura deve ter uma preocupação a mais, pois os produtos químicos, aliados à pigmentação artificial, transformam os fios em alvos potenciais de todos esses agressores. 

Quando for à praia ou ao parque, deixe chapéu ou boné a postos, aconselha um expert no assunto, o tricologista Valcinir Bedin, diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele, em São Paulo. Na água, os cuidados devem ser redobrados. Antes de entrar no mar, aplique um produto sem enxágüe com filtro solar quaternizado nos cabelos. Esse termo atesta que ele adere melhor aos fios, ensina o farmacêutico-bioquímico Alberto Keidi, diretor da Protocolo Consultoria Personal e Health Care. Se for mergulhar na piscina, além do filtro, é importante utilizar um fluido de silicone, pois ele forma uma capa protetora na cabeleira, impedindo a deposição de cloro e cobre, completa. Isso porque essas substâncias empregadas na desinfecção da água reagem com a pigmentação e podem provocar alterações na coloração, além de danificar ainda mais as madeixas. Depois do banho de mar ou de piscina, a recomendação é a mesma: o enxágüe imediato com água doce corrente e, posteriormente, a lavagem com xampu anti-resíduos. Em seguida, vêm as estratégias de recuperação -- indispensáveis. No banho, lave com água morna, a uma temperatura abaixo de 22 graus. Deixe que a água escorra por, no máximo, três minutos, ensina Bedin. Procure utilizar um xampu neutro e, na seqüência, aplique produtos hidratantes. 

Vale condicionador, máscara, silicone ou cremes sem enxágüe. O importante é que contenham queratina, que faz parte da composição do fio e ajuda a recuperá-lo; ceramidas, que agem como uma espécie de cola para fechar as cutículas, e manteigas hidratantes, como as de karitê. Para a proteção extra dos cabelos com tintura, o ideal é usar um produto com silicone termoativado. Sob a ação do calor, ele derrete e adere à estrutura capilar, restaurando-a. E, por fim, se mesmo assim os cabelos ainda estiverem cheios de pontas duplas, apele para o cabeleireiro e faça um belo corte.

20 mitos e verdades- SAÚDE! reuniu algumas das dúvidas mais freqüentes sobre alimentação da garotada e, para acabar de vez com elas, pediu ajuda a alguns dos melhores especialistas no assunto


20 mitos e verdades

Contéudo do site da revista /Saúde

por Beth Fernandes

1. Suco de beterraba acaba com anemia?
Não. Uma xícara de beterraba ralada possui, pasme, apenas 0,8 miligrama de ferro. “A criança anêmica tem que consumir todo santo dia 5 miligramas do mineral para cada quilo de peso, durante três meses”, explica o pediatra Ary Lopes Cardoso, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, de São Paulo. Já um bife pequeno de fígado tem, em média, 8,5 miligramas desse nutriente.

2. Posso colocar todos os dias um bolinho desses comprados prontos na lancheira do meu filho?
Se for sem recheio nem cobertura, vá em frente. “Eles são ótimas fontes de carboidratos”, afirma a nutricionista Priscila Maximino, da Nutrociência, em São Paulo. Mas, se pertencer à categoria dos recheados, a coisa muda de figura. Para obter a consistência cremosa, os recheios são produzidos com gordura hidrogenada, verdadeiro veneno. Em altas quantidades, leva à obesidade e ao aumento do colesterol (sim, criança também pode acumular essa substância nas artérias). Para variar, experimente substituir os bolos por bolachas salgadas ou um sanduíche.

3. Crianças de qualquer idade podem comer frutos do mar?
“De jeito nenhum. Por uma questão de segurança, espere que complete 2 anos”, orienta Priscila Maximino. Os principais riscos são a intoxicação alimentar e as alergias. É bem verdade que cozinhar ou assar esse tipo de alimento diminui o perigo, mas, como seguro morreu de velho, é melhor evitar.

4. Café faz mal para os baixinhos?
A bebida não é das mais indicadas, porque a cafeína pode deixar a criança agitada. “Porém, uma xícara pequena de café puro por dia não faz mal a ninguém”, afirma Ary Lopes, para alívio das mães que não abrem mão do pretinho misturado com o leite. Se você já ouviu dizer que ele prejudica a absorção de cálcio, saiba que não há razão para se preocupar. “A quantidade de cafeína presente em um copo de café com leite é tão pequena que não interfere na retenção do mineral pelo organismo”, esclarece o nutrólogo e pediatra Mauro Fisberg, da Universidade São Marcos, em São Paulo.

5. O leite de soja pode substituir o de vaca?
“Sim, se o problema for intolerância à lactose”, explica Renata Cocco, pediatra da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Se não, o de vaca é melhor, porque tem mais cálcio.” É bom saber, ainda, que um grupo de proteínas do leite de vaca, as caseínas, pode provocar reações como urticária. Por isso, em caso de dúvida, consulte o pediatra. Só ele pode pode recomendar o tipo de leite mais adequado para a sua criança.

6. Meu filho adora peixe cru. Tudo bem?
Acima de 2 anos, tudo bem. “Para não arriscar, só vá a restaurantes impecáveis no que se refere à higiene”, recomenda Ary Lopes. Caso a preferência recaia sobre o salmão — que andou na berlinda como agente da difilobotríase (doença que provoca dor abdominal, náuseas e vômitos) —, cheque se foi previamente congelado a 21 graus e se o estabelecimento tem o certificado sanitário, que garante a procedência e a qualidade do pescado.

7. Alimentos com corantes causam alergia?
A resposta é não para a grande maioria dos baixinhos. Além dos corantes, os espessantes e os conservantes, encontrados nos produtos industrializados, também são mal-afamados. “Mas testes comprovam que apenas 5% dessas substâncias estão relacionadas a crises alérgicas”, revela a pediatra Renata Cocco. “Já os alérgicos ao ácido acetilsalicílico, componente da aspirina, precisam tomar cuidado, porque tendem a apresentar reações aditivos alimentares.”

8. A carne vermelha é essencial para a criança crescer saudável?
“Sim, ela é uma importante fonte de proteínas, gordura, ferro e zinco”, confirma a médica Roseli Sarni, presidente do departamento científico de nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. Contra anemia, ela é imbatível. Está lotada do chamado ferro-heme, ou ferro orgânico, que é muito mais bem aproveitado pelo corpo do que o mineral presente nos vegetais. Segundo a especialista, a anemia afeta mais de 40% das crianças em idade pré-escolar no Brasil. Por isso a carne vermelha deve ser consumida ao menos três vezes por semana, de preferência acompanhado de uma fonte de vitamina C, como a laranja, para aumentar a absorção do ferro. O frango e o peixe são bons substitutos, mas, fique sabendo, não contêm a mesma concentração do tal ferro-heme.

9. Refrigerante diet e guloseimas adoçadas artificialmente devem ser evitados?
"Não há nenhum componente nesses produtos que seja comprovadamente nocivo à saúde”, afirma a pediatra Renata Cocco. Nenhum estudo concluiu, por exemplo, que aspartame faça mal ao organismo dos pequenos.“Mas, por serem artificiais, recomendamos que esses alimentos sejam consumidos só quando realmente há necessidade", explica a pediatra.

10. Gemada é capaz de dar pique?
Ela foi a queridinha das mães zelosas até alguns anos atrás. Não é mais, até porque nem mesmo os especialistas a recomendam. “O ovo cru pode estar contaminado com salmonela”, adverte a nutricionista infantil Suzy Graff, de São Paulo. “A bactéria pode provocar diarréia, vômito ou até levar à morte.” Infelizmente, ovos de diversas marcas podem estar contaminados por causa de higiene e refrigeração deficientes. Como é quase impossível saber quais têm condições de consumo, o mais seguro é fritá-los ou, melhor ainda, cozinhá-los.


11. É verdade que alimentos crus e duros ajudam a desenvolver a musculatura da boca?
“Sim, eles estimulam a mastigação, fortalecendo os músculos e facilitando a fala”, diz Renata Cocco. Quando introduzir a sopa na dieta do bebê, em vez de bater os ingredientes no liquidificador, experimente passá-los na peneira. Depois que seu filho estiver mais crescido, amasse os alimentos com um garfo para que possam ser mastigados. E, assim que alguns dentes tiverem nascido, ofereça alimentos crus, como a cenoura e a maçã, em pequenos pedaços — esta última dica, aliás, vale para todo o resto da infância e a adolescência.

12. Leite fermentado ajuda a combater a diarréia?
“Sim, os lactobacilos presentes no leite fermentado competem com as bactérias nocivas no organismo, modificando e colonizando a flora intestinal com germes benéficos”, informa o nutrólogo Mauro Fisberg, de São Paulo. Assim, o consumo desse tipo de bebida pode abreviar a duração da diarréia. Se o problema persistir, procure o pediatra.

13. Jantar muito tarde provoca sono agitado?
A chance de isso acontecer é grande, principalmente se a refeição for rica em gordura, que leva mais tempo para ser digerida, e a criança for para a cama logo depois de comer. Durante o sono, o organismo funciona mais lentamente e isso inclui a digestão. O estômago, então, fica mais pesado e chega a incomodar. “Já uma refeição com baixo teor de gordura leva pelo menos duas horas para ser digerida”, afirma Ary Lopes Cardoso. “Após esse período a criança pode se deitar tranqüilamente”, completa o médico.

14. O que a mãe deve observar no rótulo – o índice de gordura ou o de sódio?
Os dois. Não há uma dosagem máxima recomendada por produto — e, se houvesse, ela seria diferente conforme a idade. Mesmo assim é bom ficar de olho nesses ingredientes. A gordura, lembre-se sempre, não pode fornecer mais do que 30% das calorias diárias consumidas pela criança. Não precisa ficar fazendo conta a toda hora: basta usar o bom senso e, se oferecer algo com teor de gordura nas alturas ao seu filho, cuidar para que o restante do cardápio daquele dia seja mais leve. Para o sódio, vale o mesmo raciocínio, lembrando que até 12% da meninada entre 6 e 18 anos é hipertensa — e aí o excesso de sal, já sabe… Vale conversar com o pediatra sobre o assunto, afastar essa hipótese e pedir uma orientação sobre o consumo diário de sal adequado para o seu filho.

15. É melhor comer frutas com ou sem casca?
“O mais indicado é consumi-las com casca, quando possível, porque ela é uma ótima fonte de fibras”, garante Fábio Ancona Lopes, especialista em nutrição infantil da Unifesp. Mas enfatiza: as frutas devem ser muito bem lavadas em água corrente e com a ajuda de uma escovinha, para que fiquem livres de resíduos de agrotóxicos, substâncias extremamente prejudiciais.

16. Os macarrões instantâneos são liberados?
“A massa em si não faz mal nenhum, pois é uma excelente fonte de carboidratos”, afirma a médica Roseli Sarni. O problema está no condimento que dá sabor e faz com que o prato seja um dos preferidos da garotada. “Além de ser um tempero artificial, ele contém grande quantidade de sódio, que leva ao aumento da pressão e à retenção de água.” Em outras palavras, poder pode, mas só de vez em quando.

17. Vale a pena incluir aqueles pós multivitaminados na alimentação dos meus filhos?
“Esses pós devem ser ingeridos como complementos da alimentação só se a criança apresentar déficit de nutrientes ou estiver abaixo do peso.”, diz Mauro Fisberg. Eles são indicados principalmente quando é necessário aumentar o aporte de calorias, vitaminas ou sais minerais no organismo. O ideal é que esse tipo de suplemento seja utilizado sob a orientação de um nutricionista, já que é muito calórico.

18. As informações estampadas nas embalagens se referem às necessidades nutricionais de crianças ou de adultos?
“Em geral elas se referem às necessidades dos adultos, exceto quando os produtos são dirigidos ao público infantil”, esclarece Fábio Ancona Lopes. “O importante é saber que cada idade requer tipos e quantidades específicos de nutrientes”, completa. E as recomendações mais indicadas para cada faixa só o especialista pode fazer. Moral da história: vale olhar o rótulo? Até vale, mas apenas para ter uma leve referência quando o consumidor é uma criança.

19. Sopas prontas substituem uma refeição?
“De jeito nenhum. A quantidade de fibras e nutrientes presente nesses produtos é muito pequena”, diz categoricamente a nutricionista Priscila Maximino. Sem falar no alto teor de sódio. Se numa hora de aperto você precisar recorrer à praticidade desse tipo de refeição, trate de complementá-la com uma porção de carne, outra de legumes e uma fruta. Lembre-se: nada como a velha e boa sopa caseira, preparada com ingredientes fresquinhos.

20. Quantas vezes por semana doces e refrigerantes podem entrar no cardápio?
Depende. “Se a criança estiver acima do peso, ofereça duas porções de desses itens por semana”, recomenda a nutricionista Priscila Maximino. Mas, se ela não vive em pé de guerra com a balança, três porções semanais estão de bom tamanho. “Esses alimentos devem ser oferecidos com muito mais parcimônia em caso de colesterol ou triglicérides altos ou mesmo hipertensão”, completa.

Cardápio contra a ansiedade Viver agitado e com um emaranhado de preocupações na cabeça não só prejudica o humor como faz o ponteiro da balança disparar. Por isso, dê um tempo e invista em nutrientes pró-calmaria


Contéudo do site da revista Saúde

Pense em quantas vezes você desejou que o dia tivesse 48 horas para cumprir todas as tarefas e, ante a impossibilidade de esse milagre acontecer, passou o tempo todo correndo de um lado para o outro. Foram muitas, certo? Pois saiba que a tensão constante causa alterações no humor e, acredite, no peso. "A ansiedade nas alturas contribui para a produção de cortisol, um hormônio associado ao acúmulo de gordura no abdômen", conta Fabiana Honda, nutricionista da PB Consultoria em Nutrição, na capital paulista. Uma maneira consagrada de apagar o pavio desse estresse é fazer exercícios. Mas não é a única.

"Há estudos que apontam a relação entre certos nutrientes com uma menor agitação", diz Ana Paula Fioreti, coordenadora do curso de nutrição da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, no interior do estado. Um desses trabalhos foi publicado recentemente pela Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos. Nele, os jovens que receberam suplementação de ômega-3 apresentaram uma redução de 20% nos níveis de ansiedade quando comparados a quem consumiu cápsulas inócuas. "A dieta exerce um papel importante no controle dos ânimos", reconhece o médico Walmir Coutinho, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. "Mas nenhum alimento é mágico." Patrícia Spada, psicanalista e doutoranda em nutrição na Universidade Federal de São Paulo, concorda: "O tratamento é multidisciplinar". Ressalvas feitas, confira, nas próximas páginas, nutrientes que deixam tanto o cardápio quanto a sua mente mais equilibrados.

Ômega-3


Para os pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio, a suplementação com essa gordura benéfica brecaria a ansiedade ao reduzir a concentração de citocinas, substâncias consideradas pró-inflamatórias. A nutricionista Fabiana Honda informa outro possível mecanismo: "Os ômegas 3 e 6 facilitam a atuação de neurotransmissores como a serotonina, que cria a sensação de bem-estar".
Fontes: linhaça, óleos vegetais, azeite de oliva e peixes de água fria, como atum, sardinha e salmão

Triptofano


Esse aminoácido essencial é precursor da tal serotonina. "Pessoas com concentrações normais da substância têm menos episódios de ansiedade", afirma Priscila Meirelles, nutricionista funcional de Pelotas, no interior gaúcho. Aposte também em carboidratos complexos, como os cereais integrais, que estabilizam os níveis de insulina. É que esse hormônio, responsável por botar o açúcar para dentro das células, deixa o triptofano mais disponível no sangue.
Fontes: banana, leite, arroz integral, soja, feijão, chocolate amargo, peixe, aves, carne bovina, manga e abóbora

Magnésio


Segundo Fabiana, a enzima que converte o triptofano em serotonina é dependente desse mineral e, daí, sua presença ajuda a acalmar os nervos. "Além disso, o magnésio bloqueia um receptor chamado NMDA, que causa uma excitação exagerada no cérebro. A consequência são sintomas como irritação, ansiedade e estresse", conta Ana Paula Fioreti, da Universidade São Francisco.
Fontes: cereais e grãos integrais, abacate, nozes, castanhas, amêndoas e vegetais folhosos

Vitamina C

"Estudos com cobaias mostram que ela ajuda a reduzir a produção de cortisol, hormônio do estresse", conta Fabiana Honda. E esse não é seu único trunfo: ela combate os radicais livres, moléculas nocivas que fazem a festa em momentos de tensão.
Fontes: acerola, limão, laranja, morango, caju, brócolis e rúcula

Arginina e lisina

Pesquisas indicam que combinar esses dois aminoácidos diminuiria a concentração de cortisol pelo corpo, garantindo uma baita tranquilidade. "A forma de ação, porém, ainda não é conhecida", avisa Fabiana Honda.
Fontes: cacau, nozes, castanha de caju e semente de girassol

Cálcio

Entre suas tarefas estão administrar a transmissão de impulsos nervosos e, junto com o magnésio, gerenciar a contração muscular. A ausência do mineral, afirma Ana Paula Fioreti, é capaz de gerar uma senhora agitação. Fontes: leite e derivados, vegetais verde-escuros, salmão e gergelim
Fontes: leite e derivados, vegetais verde-escuros, salmão e gergelim

Complexo B

Todas as vitaminas desse grupo mantêm o corpo em ordem. Mas, de acordo com Priscila Meirelles, a B6 e o ácido fólico são essenciais para a formação do neurotransmissor serotonina. "Sem essa dupla do complexo B somada ao triptofano e ao magnésio, ele não é criado."
Fontes: feijões, lentilha, grão-de-bico, cereais integrais, aspargos e couve

Sossego pós-malhação
De acordo com Felipe Schuch, educador físico e doutorando em psiquiatria na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a UFRGS, as evidencias levam a crer que os exercícios acalmam os nervos porque estimulam a liberação de uma substancia chamada endorfina. "Até agora as atividades aeróbicas, como corrida, pedalada e natação, mostraram.se mais eficientes nesse sentido", completa. Mas para a sessão de descarrego funcionar mesmo e preciso escolher o horário do treino com cautela. Afinal, malhar a noite pode atrapalhar o sono de muita gente e tornar o dia seguinte um verdadeiro pesadelo.

A fisiologia de um beijo Símbolo de vínculo, afeto e aceitação, o encontro entre bocas apaixonadas é levado a sério pela ciência. Descubra o que ele representa para o corpo e por que eleva tanto o bem-estar


Contéudo do site da revista Saúde

Um só minuto de beijo e, no entanto, quantos segundos de espanto! A frase é de Vinicius de Moraes, mas a sensação descrita é compartilhada pela maioria das pessoas. Será possível explicar racionalmente o que um gesto tão instintivo provoca dentro do organismo? Em mês de namorados e santo casamenteiro, vale a pena ouvir o que os especialistas têm a dizer.

"O beijo é um ato que faz o indivíduo se lembrar inconscientemente da amamentação, um período de entrega total. Por isso, traz conforto e confiança", avalia o ginecologista e sexólogo carioca Amaury Mendes Júnior. Para a psiquiatra Carmita Abdo, da Universidade de São Paulo, ele faz parte de uma espécie de iniciação no mundo. "A boca é o principal órgão da comunicação e aprendemos desde cedo a demonstrar afeto por meio do beijo", diz.

Nos últimos anos, a ciência se debruçou sobre o legítimo boca a boca e busca enxergá-lo inclusive como um mecanismo de perpetuação da linhagem. O homem prefere beijos molhados, por exemplo, porque tentaria lançar mais testosterona, o hormônio do apetite sexual, no corpo da mulher, despertando seu desejo. Corre uma hipótese de que o macho poderia até mesmo inferir a quantidade de estrogênio na saliva da fêmea, indício de fertilidade e boa prole.

Também se investiga como o beijo interfere no cérebro e proporciona bem-estar. Um estudo da neurocientista Wendy Hill, do Lafayette College, nos Estados Unidos, constata que o encontro bucal aumenta a produção de ocitocina, o mesmo hormônio que instiga vínculos entre o bebê e a mãe. "O beijo aplaca o estresse e faz liberar endorfinas, substâncias por trás da sensação de tranquilidade", diz Carmita.

Para Mendes Júnior, as carícias entre os lábios são ainda um indicativo de uma vida sexual saudável. "Quando um casal não se beija, a relação já não tem o mesmo afeto", afirma. Por outro lado, parceiros que investem em beijos mais calientes têm maiores chances de garantir ou resgatar a qualidade do bem-bom. "Esse ato é marcado por uma sensação erótica, já que as mucosas da boca são muito enervadas e vascularizadas, só perdendo para os genitais", explica. Dá para entender, portanto, por que a troca de saliva estreita os laços e aumenta a autoestima entre o casal. E você há de convir que não existe melhor presente para quem quer ser eternamente namorado.

Os sonhos que preveem encrencas A medicina procura pistas na fase onírica do sono para auxiliar no diagnóstico de várias doenças


Contéudo do site da revista Saúde

Depois de sucessivas noites sonhando com uma banana entalada na garganta e acordando com uma nítida sensação de sufocamento, a mulher resolveu investigar. Que raios aquele pesadelo queria dizer? Seria a revelação de alguma perversão sexual até então oculta, como suspeitaria um discípulo do austríaco Sigmund Freud (1856-1939), o pai da psicanálise? Achava que não. Em vez de psicanalista, procurou um médico. E descobriu que, no momento do devaneio inconsciente, aconteciam na vida real pequenas paradas respiratórias -- a apneia do sono -- que provocam microdespertares ao longo da noite.

Quem desvendou o significado do tormento onírico foi a equipe do neurologista Luciano Ribeiro Pinto Júnior, do Instituto do Sono, em São Paulo. "Sonhos desagradáveis como esse podem ocorrer como consequência de um desconforto físico ou até de uma doença", diz. Ou seja, em alguns casos o enredo dessa maquinação da mente adormecida pode ter uma relação direta com o estado de saúde do indivíduo. Estudos realizados nos últimos anos permitem especular que um registro regular do seu conteúdo possa ajudar no diagnóstico de diversos problemas.

O dormir é um processo neurológico complexo. Hoje sabe-se que, das cinco fases do sono pelas quais passa qualquer pessoa que dorme dentro da normalidade, o período dos sonhos é uma das mais importantes como indicador de saúde. Na primeira metade da noite, ondas cerebrais lentas predominam e podem ocorrer sonhos dos quais a maioria não se lembra. Depois vem o intervalo dos sonhos mais vívidos, a chamada fase paradoxal do sono, que é mais conhecida pela sigla em inglês REM: rapid eyes movement — movimento rápido dos olhos. Nesse momento, o corpo fica totalmente relaxado, mas a mente está a toda. Uma redução na latência do sono REM é hoje um marcador biológico da depressão, por exemplo.

Por falar em depressão, pesquisadores alemães confirmaram que os depressivos tendem a ter sonhos com tons mais negativos e com mais experiências desagradáveis. O mesmo grupo de cientistas demonstrou que a gravidade dos sintomas do distúrbio era diretamente correlacionada à intensidade das emoções nada positivas nos sonhos -- temas como agressão e morte eram frequentes. Além da tristeza sem fim, entram na lista de encrencas suspeitas de trazer consigo sustos na calada da noite Parkinson, Alzheimer, esquizofrenia, enxaqueca, asma, ansiedade e bronquite, só para citar algumas.

As perturbações nos sonhos são, de fato, marcadores extremamente sensíveis de desequilíbrios mentais e físicos. "De alguma forma o cérebro, ao sonhar, detecta os processos biológicos alterados antes mesmo de eles chegarem à consciência", diz o psicólogo Péter Simor, pesquisador da Universidade de Semmelweis, em Budapeste, na Hungria. Embora os estudos também procurem identificar padrões de sonhos conforme a constância, a repetição e os temas, o que tem se mostrado mais relevante para a medicina é o teor emocional das histórias sonhadas e o que a pessoa sente ao acordar.

Até o momento, a ciência acumula bem mais descobertas sobre as funções do sono do que dos sonhos. E para dormir tranquilo os médicos recomendam um ritual relaxante antes de ir para a cama: baixar a intensidade da luz, ficar em silêncio, ler ou ouvir música calma e dar um jeito de não pensar nos problemas na hora de apagar. E, se sonhar, anotar tudo no dia seguinte. Nunca se sabe.

Freud e Jung


Sigmund Freud foi o primeiro a dar um caráter científico à investigação do conteúdo onírico, com a publicação do livro A Interpretação dos Sonhos, em 1899. Para Freud, eles seriam uma tentativa de realizar desejos reprimidos, especialmente os da infância. Já para seu discípulo, o suíço Carl Gustav Jung (1875-1961), os sonhos eram uma ferramenta da mente na busca de equilíbrio. Sua teoria da compensação ditava que, na existência de um desbalanço entre a mente consciente e o inconsciente, ou seja, uma neurose ou uma psicose, a psique teria a missão de lançar pistas para a mente, na tentativa de consertar — ou compensar — o problema. Essas pistas viriam na forma de sonhos.

Efeitos colaterais oníricos

Antidepressivos
Os inibidores seletivos de recaptação de serotonina são atualmente os remédios mais usados no tratamento de distúrbios psiquiátricos como depressão, ansiedade e bulimia. Eles podem dar a sensação de que a pessoa está sonhando muito mais que o normal, e os sonhos podem ser mais intensos. Mas um ajuste na dose ou nos horários da medicação pode resolver o problema. Já os antidepressivos tricíclicos diminuem e chegam até a suprimir o sono REM.

Tranquilizantes e ansiolíticos
Esses remédios provocam sonolência e tendem a encurtar o sono REM. Largar o tratamento depois de já ter desenvolvido dependência ou tolerância à medicação também pode alterar gravemente o padrão de sono, incluindo uma fase REM espichada, mais sonhos e despertares durante a noite. Tanto quanto ocorre com os antidepressivos, o efeito ricochete será maior quanto maiores forem as doses e a duração do tratamento. Pesadelos estão entre os efeitos colaterais relatados por usuários.

Férias...

Bom dia!!!


A partir de hj, já estarei de férias!!!


Desejo do fundo do meu coração, q todos os meus e os nossos sonhos se realizem...


Tem uma frase do Max Lucado, q diz assim, e q eu gosto muito;
- No final, tudo vai dar certo, se  não deu, é pq ainda não chegou no final!!!


- Tenha fé e esperança, hj e sempre, em qualquer situação da sua vida, e vc vai superar á tudo...


Que o menino Jesus, nasça, e se desenvolva no coração de cada pessoa...


Que o Natal, seja de amor, paz, e esperança!!!


Que a harmonia da família, a união, o carinho e o respeito, reinem no natal e durante todo o ano novo...


Problemas, todos nós temos, o diferencial, é de como vamos resolver e superar as dificuldades!!!


unidos, ficará mais fácil...


Vc, nunca estará só, Jesus, prometeu - estarei contigo, até o final dos tempos...


Nunca desista, tenha fé em vc, em Deus, tenha um profundo auto conhecimento, lute para ter um bem estar, um equilibrio, entre em harmonia com o amor divino, com o Universo...


Retire de vc, tudo o q for ruim, cultive as coisas boas, o amor, o perdão...


E, no final, tudo vai dar certo!!!


Beijos no coração!!!



quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Dieta do suco verde ajuda a secar até 5 kg Entenda de que maneira o suco verde acelera o metabolismo e ajuda no emagrecimento. De quebra confira um cardápio completo e três receitas que secam até 5 kg em 15 dias



Contéudo do site da revista máxima


Os especialistas recomendam comer, pelo menos, cinco tipos diferentes de vegetais verdes e frutas todos os dias para ter saúde de ferro. Mas a verdade é que nem todo mundo consegue levar essa indicação à risca. Uma maneira simples de garantir as vitaminas e os minerais desse tipo de alimentação é ingerir um suco verde.

Segundo o cirurgião cardíaco americano Mehmet Oz (médico que tem um programa chamado The Dr. Oz Show, transmitido no Brasil pelo canal FOX), quando os vegetais e as frutas são triturados há uma quebra de suas paredes celulares, o que acelera a absorção intestinal. Essa penetração maior dos micronutrientes traz uma série de benefícios para o organismo, que vai do aumento de energia e da imunidade ao emagrecimento.

O suco, aliado a um menu de baixas calorias, aumenta a taxa de metabolismo e agiliza a perda de peso. "As enzimas digestivas produzidas pelo fígado e pâncreas, necessárias para digerir e absorver os nutrientes, ativam o emagrecimento. Isso acontece porque bebidas verdes de vegetais e frutas reduzem a carga sobre esses dois órgãos, permitindo que eles foquem em suas tarefas metabólicas, como queima e produção de energia", explica Luciana Carneiro (SP), especialista em nutrologia e medicina estética, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).

Saúde e boa forma em um gole

Smoothie verde

Ingredientes
· 2 xíc. (chá) de espinafre
· 2 copos de pepinos cortados
· 1 cabeça de aipo
· 1 col. (chá) de gengibre
· 1 porção de salsa
· 2 maçãs cortadas
· suco de 1 lima e meio limão

Modo de fazer
Bata tudo no liquidificador até desmanchar as peles e sementes.

Suco verde com maçã

Ingredientes
· 1 a 2 punhados de verduras frescas, como espinafre, acelga e salsa
· 1 pepino médio com casca
· 2 talos de aipo
· 1 a 2 col. (chá) de gengibre
· 1 maçã azeda média com casca
· suco de limão ou de lima

Modo de fazer
Tire os talos da acelga para evitar que o suco fique apimentado.bata os ingredientes no liquidificador.

Suco verde com frutas

Ingredientes
· 3 a 4 copos de acelga, espinafre e alface
· 1 banana congelada e fatiada
· 2 copos de frutas vermelhas
· 1 dente de alho sem pele

Modo de fazer
Tire os talos da acelga e bata tudo no liquidificador.
Sucos verdes costumam levar maçã entre os ingredientes
Foto: Dreamstime

Siga o cardápio e perca medidas

Com este plano alimentar de 1600 calorias diárias é possível enxugar 2,5 kg por semana e até 14 centímetros de gordura abdominal em 15 dias! Você vai reparar que o café da manhã é bem substancioso, rico em fibras. É que elas estabilizam o açúcar no sangue e mantêm a fome sob controle (aumentam os níveis do hormônio da saciedade no cérebro). Acompanhe agora o menu que a expert Luciana Carneiro preparou para você.

Segunda-feira
· Café da manhã: 1 copo de Smoothy Verde + 1 banana + 1 pão integral + 1 fatia média de queijo minas fresco
· Lanche da manhã: 1 fatia média de melão + 1 iogurte desnatado
· Almoço: 2 col. (sopa) de berinjela ensopada + 1 pires de agrião + 1 col. (sopa) de salada de legumes (varie com os seguintes itens: alface americana, rúcula, agrião, brócolis, couve-manteiga, couve-flor, beterraba, cenoura, cebolinha verde picada, salsinha, salsão) + 1 bife grelhado + 2 col. (sopa) de arroz integral
· Lanche da tarde: 1 maçã
· Jantar: 1 col. (sopa) cheia de beterraba + 3 col. (sopa) cheias de arroz integral + 2 almôndegas + 1 concha de feijão preto + 1 mamão papaia
· Lanche da noite: 1 iogurte desnatado + 2 col. (sopa) de aveia em flocos + 1 ameixa seca

Terça-feira
· Café da manhã: 1 copo de Suco Verde (escolher qualquer um) + 1 fatia de melão + 1 copo de leite desnatado + 2 col. (sopa) de aveia em flocos com passas (misturar no leite)
· Lanche da manhã: 1 maçã
· Almoço: 1 sanduíche feito com 2 fatias de pão integral, 1 fatia de blanquet de peru, 1 fatia de queijo minas, alface e tomate
· Lanche da tarde: 1 Yakult + 2 ameixas secas
· Jantar: 3 col. (sopa) de espinafre sauté + 100 g de palmito em conserva + 3 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) cheias de feijão branco + 1 filé médio de salmão + 1 fatia média de mamão
· Lanche da noite: 1 iogurte desnatado + 2 col. (sopa) de granola

Quarta-feira
· Café da manhã: 1 copo de Smoothie Verde + 100 g de uva + 1 fatia de pão integral + 1 fatia média de queijo minas light
· Lanche da manhã: 1 iogurte de morango light + 4 morangos
· Almoço: 3 col. (sopa) de couve-flor cozida + 2 col. (sopa) de salada de legumes + 2 col. (sopa) de aspargos em conserva + 2 col. (sopa) de arroz a grega + 1 bife + 1 fatia média de melancia
· Lanche da tarde: 2 fatias médias de mamão
· Jantar: 1 pires de alface crespa + 2 col. (sopa) de salada de legumes + 2 col. (sopa) de couve-flor cozida + 3 col. (sopa) de arroz integral + 1 porção de frango ensopado + 1 tangerina
· Lanche da noite: 1 iogurte desnatado + 1 col. (sopa) de aveia em flocos + 1 col. (sopa) de passas

Quinta-feira
· Café da manhã: 1 copo de Suco Verde (escolher) + 1 fatia  de pão integral + 1 fatia média de queijo minas
· Lanche da manhã: 1 Yakult + 4 ameixas secas
· Almoço: 1 pires de brócolis cozido + 3 col. (sopa) de arroz integral + 1 porção de frango assado + 1 pote pequeno de salada de frutas
· Lanche da tarde: 1 maçã
· Jantar: 3 col. (sopa) de couve-flor cozida + 2 col. (sopa) de salada de legumes + 3 col. (sopa) de arroz integral + 1 panqueca de carne + 1 fatia média de abacaxi
· Lanche da noite: 1 iogurte desnatado + 2 col. (sopa) de granola

Sexta-feira
· Café da manhã: 1 copo de Suco Verde (escolher) + 2 fatias de mamão + 2 torradas integrais + 1 fatia média de queijo minas
· Lanche da manhã: 1 fatia média de melancia
· Almoço: 1 sanduíche feito com 2 fatias de pão integral e 1 porção de frango desfiado com mostarda + 1 maçã
· Lanche da tarde: 1 pêra
· Jantar: 2 col. (sopa) de beterraba + 2 col. (sopa) de salada de legumes + 4 col. (sopa) de arroz integral + 1 porção de frango assado + 1 fatia média de melão
· Lanche da noite: 1 iogurte desnatado + 8 morangos

Sábado
· Café da manhã: 1 copo de Smoothie Verde + 2 fatias médias de melão + 1 fatia de pão integral com dez grãos + 1 col. (sopa) de requeijão light
· Lanche da manhã: 1 iogurte desnatado
· Almoço: 3 col. (sopa) de couve-flor cozida + 2 col. (sopa) de purê de batata + 2 ovos mexidos + 1 pote pequeno de salada de frutas
· Lanche da tarde: 1 barra de cereal com aveia
· Jantar: 1 prato (sobremesa) de salada de alface e tomate + 3 col. (sopa) de abóbora cozida + 3 col. (sopa) de arroz integral + 1 concha de feijão preto + 1 porção de frango assado
· Lanche da noite: 1 fatia média de mamão + 1 iogurte desnatado

Domingo
· Café da manhã: 1 copo de Suco Verde (escolher) + 8 morangos + 1 fatia de pão integral com dez grãos + 1 col. (sopa) de requeijão light
· Lanche da manhã: 1 pêra
· Almoço: 1 sanduíche feito com 1 fatia de pão integral, 2 fatias de peito de peru e 1 porção de ricota temperada
· Lanche da tarde: 1 iogurte de morango light
· Jantar: 1 prato (sobremesa) de alface crespa + 2 col. (sopa) de salada de legumes + 3 col. (sopa) de brócolis cozido + 2 escumadeiras de macarrão a bolonhesa + 1 fatia média de melancia
· Lanche da noite: 1 fatia média de mamão.