terça-feira, 12 de junho de 2012

Leituras Relacionadas ao dia 08/06/2012 - CNBB
Verde. 6ª-feira da 9ª Semana Tempo Comum

1ª Leitura - 2Tm 3,10-17
Todos os que quiserem levar uma vida fervorosa
em Cristo Jesus serão perseguidos.
Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 3,10-17
Caríssimo:10Tu me tens seguido fielmenteno ensino, no procedimento, nos projetos,na fé, na paciência,no amor, na perseverança,11nas perseguições e nos sofrimentosque suportei em Antioquia, Icônio e Listra.E que perseguições sofri!Mas de todas elas o Senhor me livrou.12Aliás, todos os que quiserem levaruma vida fervorosa em Cristo Jesus serão perseguidos.13Os homens maus e sedutores irão de mal a pior,enganando e sendo enganados.14Permanece firme naquilo que aprendestee aceitaste como verdade;tu sabes de quem o aprendeste.15Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras:elas têm o poder de te comunicar a sabedoriaque conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus.16Toda a Escritura é inspirada por Deuse útil para ensinar, para argumentar,para corrigir e para educar na justiça,17a fim de que o homem de Deus seja perfeitoe qualificado para toda a boa obra.Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 118,157, 160. 16l. 165. 166. 168 (R. 165a)
R. Os que amam vossa lei, têm grande paz!

157Tantos são os que me afligem e perseguem, *mas eu nunca deixarei vossa Aliança!R.
160Vossa palavra é fundada na verdade, *os vossos justos julgamentos são eternos.R.
161Os poderosos me perseguem sem motivo; *meu coração, porém, só teme a vossa lei.R.
165Os que amam vossa lei têm grande paz, *e não há nada que os faça tropeçar.R.
166Ó Senhor, de vós espero a salvação, *pois eu cumpro sem cessar vossos preceitos.R.
168Serei fiel à vossa lei, vossa Aliança; *os meus caminhos estão todos ante vós.R.


Evangelho - Mc 12,35-37
Como é que os mestres da Lei
dizem que o Messias é Filho de Davi?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 12,35-37
Naquele tempo:35Jesus ensinava no Templo, dizendo:"Como é que os mestres da Leidizem que o Messias é Filho de Davi?36O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou:"Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita,até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés".37Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor.Como é que ele pode então ser seu filho?"E uma grande multidão o escutava com prazer.Palavra da Salvação.


Reflexão - Mc 12, 35-37
A multidão que escutava Jesus nos deixa um grande exemplo: escutava Jesus com prazer. Nós somos convidados a conhecer cada vez mais e melhor quem é Jesus, contemplá-lo a cada dia e a penetrarmos no seu mistério. Isto para nós, antes de ser uma tarefa a ser desempenhada, deve ser causa de grande alegria por termos a oportunidade de participar da vida de Jesus, da sua intimidade, de poder entrar, conduzidos pela graça, no seu mistério e viver em profunda comunhão com ele. Conhecer Jesus deve ser uma fonte inesgotável de prazer para todos nós, um prazer muito maior do que teve a multidão ao escutá-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário