segunda-feira, 18 de junho de 2012

Leituras Relacionadas ao dia 16/06/2012 - CNBB
Branco. Imaculado Coração de Maria Memória

1ª Leitura - Is 61,9-11
Exulto de alegria no Senhor.

Leitura do Livro do Profeta Isaías 61,9-11

9A descendência do meu povo
será conhecida entre as naçðes,
e seus filhos se fixarão no meio dos povos;
quem os vir há de reconhecê-los
como descendentes abençoados por Deus.
10Exulto de alegria no Senhor
e minh"alma regozija-se em meu Deus;
ele me vestiu com as vestes da salvação,
envolveu-me com o manto da justiça
e adornou-me como um noivo com sua coroa,
ou uma noiva com suas jóias.
11Assim como a terra faz brotar a planta
e o jardim faz germinar a semente,
assim o Senhor Deus fará germinar a justiça
e a sua glória diante de todas as naçðes.
Palavra do Senhor.


Salmo - 1Sm 2,1.4-5.6-7 8abcd (R. cf. 1a)
R. Meu coraçóo se regozija no Senhor.

1Exulta no Senhor meu coração, *
e se eleva a minha fronte no meu Deus;
minha boca desafia os meus rivais *
porque me alegro com a vossa salvação.R.
4O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, *
mas os fracos se vestiram de vigor.
5Os saciados se empregaram por um pão, *
mas os pobres e os famintos se fartaram.
Muitas vezes deu à luz a que era estéril, *
mas a móe de muitos filhos definhou.R.
6É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, *
faz descer à sepultura e faz voltar;
7é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, *
é o Senhor quem nos humilha e nos exalta.R.
8aO Senhor ergue do pó o homem fraco, *
8bdo lixo ele retira o indigente, 
8cpara fazê-los assentar-se com os nobres *
8dnum lugar de muita honra e distinção.R.


Evangelho - Lc 2,41-51
Sua mãe conservava no coração todas estas coisas.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 2,41-51

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém,para a festa da Páscoa.42Quando ele completou doze anos,subiram para a festa, como de costume.43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém,sem que seus pais o notassem.44Pensando que ele estivesse na caravana,caminharam um dia inteiro.Depois começaram a procurá-loentre os parentes e conhecidos.45Não o tendo encontrado,voltaram para Jerusalém à sua procura.46Três dias depois, o encontraram no Templo.Estava sentado no meio dos mestres,escutando e fazendo perguntas.47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhadoscom sua inteligência e suas respostas.48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admiradose sua mãe lhe disse:"Meu filho, por que agiste assim conosco?Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados,à tua procura".49Jesus respondeu:"Por que me procuráveis?Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?"50Eles, porém, não compreenderamas palavras que lhes dissera.51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré,e era-lhes obediente.Sua mãe, porém,conservava no coração todas estas coisas.Palavra da Salvação.

Sem comentários:

Enviar um comentário