quarta-feira, 6 de junho de 2012

Liturgia dia 06 de junho

Fonte site da cnbb


Leituras Relacionadas ao dia 06/06/2012 - CNBB
Verde. 4ª-feira da 9ª Semana Tempo Comum

1ª Leitura - 2Tm 1,1-3.6-12
Exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus
que recebeste pela imposição das minhas mãos.
Início da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 1,1-3.6-12
1Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pelo desígnio de Deusreferente à promessa de vida que temos em Cristo Jesus,2a Timóteo, meu querido filho:Graça, misericórdia e pazda parte de Deus Paie de Cristo Jesus, nosso Senhor!3Dou graças a Deus,- a quem sirvo com a consciência pura,como aprendi dos meus antepassados -,quando me lembro de ti, dia e noite, nas minhas orações.6Por este motivo,exorto-te a reavivar a chama do dom de Deusque recebeste pela imposição das minhas mãos.7Pois Deus não nos deu um espírito de timidezmas de fortaleza, de amor e sobriedade.8Não te envergonhes do testemunho de Nosso Senhornem de mim, seu prisioneiro,mas sofre comigo pelo Evangelho,fortificado pelo poder de Deus.9Deus nos salvou e nos chamou com uma vocação santa,não devido às nossas obras,mas em virtude do seu desígnio e da sua graça,que nos foi dada em Cristo Jesusdesde toda a eternidade.10Esta graça foi revelada agora,pela manifestação de nosso Salvador, Jesus Cristo.Ele não só destruiu a morte,como também fez brilhar a vida e a imortalidadepor meio do Evangelho,11do qual fui constituído anunciador, apóstolo e mestre.12Esta é a causa pela qual estou sofrendo,mas não me envergonho,porque sei em quem coloquei a minha fé.E tenho a certeza de que ele é capaz de guardaraquilo que me foi confiado até ao grande dia.Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 122,1-2a. 2bcd (R. 1a)
R. Ó Senhor, para vós eu levanto meus olhos.

1Eu levanto os meus olhos para vós,*que habitais nos altos céus.2aComo os olhos dos escravos estão fitos*nas mãos do seu senhor.R.
2bComo os olhos das escravas estão fitos*nas mãos de sua senhora,2cassim os nossos olhos, no Senhor,*2daté de nós ter piedade.R.


Evangelho - Mc 12,18-27
Ele não é Deus de mortos, mas de vivos!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 12,18-27
Naquele tempo:18Vieram ter com Jesus alguns saduceus,os quais afirmam que não existe ressurreiçãoe lhe propuseram este caso:19"Mestre, Moisés deu-nos esta prescrição:"Se morrer o irmóo de alguém, e deixar a esposa sem filhos,o irmão desse homem deve casar-se com a viúva,a fim de garantir a descendência de seu irmão."20Ora, havia sete irmãos:o mais velho casou-se, e morreu sem deixar descendência.21O segundo casou-se com a viúva,e morreu sem deixar descendência.E a mesma coisa aconteceu com o terceiro.22E nenhum dos sete deixou descendência.Por último, morreu também a mulher.23Na ressurreição, quando eles ressuscitarem,de quem será ela mulher?Por que os sete se casaram com ela!"24Jesus respondeu:"Acaso, vós não estais enganados,por não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus?25Com efeito, quando os mortos ressuscitarem,os homens e as mulheres não se casarão,pois serão como os anjos do céu.26Quanto ao fato da ressurreição dos mortos,não lestes, no livro de Moisés,na passagem da sarça ardente, como Deus lhe falou:"Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó"?27Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos!Vós estais muito enganados."Palavra da Salvação.


Reflexão - Mc 12, 18-27
Tem gente que sente o maior prazer em discutir religião. Essas discussões, na verdade, não significam a busca de uma melhor compreensão da fé com a finalidade de possibilitar uma resposta de qualidade aos apelativos dos valores evangélicos, mas na maioria das vezes se constituem numa discussão sobre posições unilaterais e não negociáveis, muitas vezes posições pessoais, que só servem para aprofundar diferenças e criar divisões e em nada contribuem para que todos possam chegar à verdade, muito menos para viver segundo ela.

Sem comentários:

Enviar um comentário