sexta-feira, 15 de junho de 2012

Leituras Relacionadas ao dia 15/06/2012 - CNBB
Branco. Solenidade do Sagrado Coração de Jesus Tempo Comum

1ª Leitura - Os 11,1.3-4.8c-9
Meu coração comove-se no íntimo
Leitura da Profecia de Oséias 11,1.3-4.8c-9

Assim diz o Senhor:1"Quando Israel era criança, eu já o amava,e desde o Egito chamei meu filho.3Ensinei Efraim a dar os primeiros passos,tomei-o em meus braços,mas eles não reconheceram que eu cuidava deles.4Eu os atraía com laços de humanidade,com laços de amor;era para eles como quem leva uma criança ao colo,e rebaixava-me a dar-lhes de comer.8cMeu coração comove-se no íntimoe arde de compaixão.9Não darei largas à minha ira,não voltarei a destruir Efraim,eu sou Deus,e não homem;o santo no meio de vós,e não me servirei do terror.Palavra do Senhor.


Salmo - Is 12,2-3.4bcd.5-6 (R.3)
R. Com alegria bebereis do manancial da salvação.
2Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo;*o Senhor é minha força, meu louvor e salvação.3Com alegria bebereis no manancial da salvação.R.
4e direis naquele dia: "Dai louvores ao Senhor,invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas,*entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.R.
5Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos,*publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!6Exultai cantando alegres, habitantes de Sião,*porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!"R.


2ª Leitura - Ef 3,8-12.14-19
Conhecer o amor de Cristo que
ultrapassa todo conhecimento

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 3,8-12.14-19

Irmãos:8Eu, que sou o último de todos os santos,recebi esta graça de anunciar aos pagãosa insondável riqueza de Cristo9e de mostrar a todos como Deus realizao mistério desde sempre escondido nele,o criador do universo.10Assim, doravante, as autoridades e poderes nos céusconhecem, graças à Igreja, a multiforme sabedoria de Deus,11de acordo com o desígnio eternoque ele executou em Jesus Cristo, nosso Senhor.12Em Cristo nós temos, pela fé nele,a liberdade de nos aproximarmos de Deus com toda a confiança.14É por isso que dobro os joelhos diante do Pai,15de quem toda e qualquer família recebe seu nome,no céu e sobre a terra.16Que ele vos conceda, segundo a riqueza da sua glória,serdes robustecidos, por seu Espírito,quanto ao homem interior,17que ele faça habitar, pela fé, Cristo em vossos corações,que estejais enraizados e fundados no amor.18Tereis assim a capacidade de compreender,com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura, a profundidade,19e de conhecer o amor de Cristo,que ultrapassa todo conhecimento,a fim de que sejais cumulados atéreceber toda a plenitude de Deus.Palavra do Senhor.


Evangelho - Jo 19,31-37
Um soldado abriu-lhe o lado com uma
lança e logo saiu sangue e água

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 19,31-37

31Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz. 32Os soldados foram e quebraram as pernas de ume depois do outro que foram crucificados com Jesus. 33Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto,não lhe quebraram as pernas; 34mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. 35Aquele que viu, dá testemunho e seu testemunho é verdadeiro;e ele sabe que fala a verdade, para que vós também acrediteis. 36Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura,que diz: "Não quebrarão nenhum dos seus ossos". 37E outra Escritura ainda diz: "Olharão para aquele que transpassaram". Palavra da Salvação.

Sem comentários:

Enviar um comentário