segunda-feira, 4 de junho de 2012

Liturgia dia 02/06

Fonte site Liturgia diária cnbb


Leituras Relacionadas ao dia 02/06/2012 - CNBB
Verde. Sábado da 8ª Semana Tempo Comum

1ª Leitura - Jd 17.20b-25
Deus é capaz de guardar-vos da queda
e de apresentar-vos perante a sua glória
irrepreensíveis e jubilosos.
Leitura da Carta de São Judas 17.20b-25
17Vós, porém, amados,lembrai-vos das palavraspreditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo.20bEdificai-vos sobre o fundamento da vossa santíssima fée rezai, no Santo Espírito,21de modo que vos mantenhais no amor de Deus,esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.22E a uns, que estão com dúvidas, deveis tratar com piedade.23A outros, deveis salvá-los arrancando-os do fogo.De outros ainda deveis ter piedade, mas com temor,aborrecendo a própria veste manchada pela carne...24Aquele que é capaz de guardar-vos da quedae de apresentar-vos perante a sua glóriairrepreensíveis e jubilosos,25ao único Deus, nosso Salvador,por Jesus Cristo, nosso Senhor:glória, majestade, poder e domínio,desde antes de todos os séculos, e agora, e por todos os séculos.Amém.Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 62,2. 3-4. 5-6 (R. 2b)
R. A minha alma tem sede de vós, ó Senhor!

2Sois vós, ó Senhor, o meu Deus!*Desde a aurora ansioso vos busco!A minh"alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja,*como terra sedenta e sem água!R.
3Venho, assim, contemplar-vos no templo,*para ver vossa glória e poder.4Vosso amor vale mais do que a vida:*e por isso meus lábios vos louvam.R.
5Quero, pois vos louvar pela vida,*e elevar para vós minhas mãos!6A minh"alma será saciada,*como em grande banquete de festa;cantará a alegria em meus lábios,*ao cantar para vós meu louvor!R.


Evangelho - Mc 11,27-33
Com que autoridade fazes essas coisas?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 11,27-33
Naquele tempo:27Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém.Enquanto Jesus estava andando no Templo,os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os ancióosaproximaram-se dele e perguntaram:28"Com que autoridade fazes essas coisas?Quem te deu autoridade para fazer isso?"29Jesus respondeu: "Vou fazer-vos uma só pergunta.Se me responderdes, eu vos direicom que autoridade faço isso.30O batismo de João vinha do céu ou dos homens?Respondei-me."31Eles discutiam entre si:"Se respondermos que vinha do céu, ele vai dizer:"Por que não acreditastes em João?"32Devemos então dizer que vinha dos homens?"Mas eles tinham medo da multidão,porque todos, de fato, tinham João na qualidade de profeta.33Então eles responderam a Jesus: "Não sabemos."E Jesus disse: "Pois eu também não vos digocom que autoridade faço essas coisas."Palavra da Salvação.


Reflexão - Mc 11, 27-33
O Evangelho de hoje nos mostra os sumos sacerdotes, os fariseus e os doutores da lei questionando Jesus sobre sua autoridade. Muitas vezes, vemos pessoas que duvidam das verdades da fé e questionam o próprio Deus sobre a legitimidade de suas ações e de seus princípios, mas se formos analisar mais a fundo a vida das pessoas que manifestam tal atitude, veremos que na verdade as suas vidas é que apresentam aspectos contraditórios porque os seus princípios de vida não são legítimos. Essas pessoas querem, na verdade, legitimar a sua vida marcada pelo erro e pelo pecado, por princípios que, na verdade, encontram o seu fundamento unicamente no egoísmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário