quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Abandono


Abandono

Por Gisele Martins Neis

Depois de algum tempo sem escrever, volto com força e vontade para convidá-los novamente à reflexão.
Sou louca por bichos, e isso não é nenhuma novidade. Desta forma com meus textos, tento expressar meu mais puro sentimento em defesa e amor por estes seres tão puros, e que nada mais são senão anjos enviados à terra para nos ensinar. Ensinar sobre o amor incondicional, sobre a amizade sem interesses, sobre o perdão, lealdade, confiança, equilíbrio, coragem… São tantas coisas que os animais com sua simplicidade nos passam, que o mundo estaria em perfeita harmonia caso a humanidade tivesse consciência disso.
DOG
O olhar de um animal abandonado é tão profundo, que se conseguíssemos ouvir a voz do seu coração, escutaríamos um único pedido, somente o de carinho.  A dor do desprezo é igual tanto para eles quanto para nós. Eles não sentem menos do que a gente só porque são bichos. Os sentimentos são iguais. A tristeza é tão grande que muitos morrem porque não conseguem comer enquanto seu dono, no caso para eles, seu melhor amigo não voltar.
E cada dia mais e mais animais são descartados nas ruas como objetos.
BONIFÁCIO

Quando falo em abandono não estou me referindo somente aos animais que são diariamente jogados a mercê do destino, falo também de outras formas de abandono. Muitas vezes não nos damos conta, mas estamos abandonando muitas coisas. Ignorar um fato, por exemplo, é também uma forma de abandonar. Preferimos não tomar conhecimento. É mais fácil deixar o caso para lá e esperar que alguém resolva. Mas também não estamos muito preocupados se alguém resolveu ou não, apenas ficamos indignados e sensibilizados quando escutamos ou lemos matérias sobre violência, desmatamentos, impunidades, abusos e por ai a fora. Mostramos até nossa revolta por atos maldosos, mas o que fazemos para mudar isso? Nada. Simplesmente abandonamos. É mais fácil passar o problema a diante e deixar que outra pessoa resolva, ao invés de tomar partido e lutar para mudar alguma coisa.
O trabalho exaustivo, o corre-corre de todo dia, nos faz abandonar também as pessoas que amamos. Esquecemos da atenção, do sorriso, do abraço, de uma palavra de conforto, do carinho porque sempre temos muita pressa.
Abandonamos nosso corpo, e só ouvimos quando ele grita de dor. Ai é mais fácil tomar um remédio para passar, ao invés de entender porque ele adoeceu.
Abandonamos nossos sonhos, porque não acreditamos mais na sua possibilidade.
CLARA
Abandonamos nossos valores, pois a ganância nos cega completamente.
Abandonamos nossas almas, pois nossa aparência vale mais que tudo.
Abandonamos nossos amores, pois lutar por ele já é tarefa vencida.

E assim vamos abandonando tudo…

Mas isso tem e deve mudar, e para que isso aconteça vamos começar prestando mais atenção na beleza de pequenas coisas. Aí vamos perceber que nesta jornada não estamos sozinhos, precisamos uns dos outros, do equilíbrio da natureza, dos animais, do planeta.  Precisamos entender esta conexão, e se almejamos um mundo melhor temos o dever de lutar por ele.
Abrace uma causa, seja solidário, participe, respeite, ame. Só assim a palavra abandono nunca terá vez.
ROOTS
Dedico o texto de hoje a todos os animais abandonados e em especial ao Roots, Gulliver, Clara, Dog, Kiko e Bonifácio.  São alguns dos muitos que estão em uma hospedagem à espera de algum anjo que possa adotá-los.

Caso alguém tenha interesse em ajudar, entre em contato comigo. Este ato já pode ser com certeza um começo de mudança.
Vc tb poderá acessar esse site pelo link: 

Sem comentários:

Enviar um comentário