segunda-feira, 9 de julho de 2012

Leituras Relacionadas ao dia 08/07/2012 - CNBB
Verde. 14º DOMINGO Tempo Comum

1ª Leitura - Ez 2,2-5
São um bando de rebeldes, e ficarão
sabendo que houve entre eles um profeta.

Leitura da Profecia de Ezequiel 2,2-5

2Naqueles dias, depois de me ter falado,entrou em mim um espírito que me pôs de pé.Então, eu ouvi aquele que me falava,3o qual me disse:"Filho do homem,eu te envio aos israelitas, nação de rebeldes,que se afastaram de mim.Eles e seus pais se revoltaram contra mim até ao dia de hoje.4A estes filhos de cabeça dura e coração de pedra,vou-te enviar, e tu lhes dirás:"Assim diz o Senhor Deus.`5Quer te escutem, quer não- pois são um bando de rebeldes -ficarão sabendo que houve entre eles um profeta".Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 122,1-2a.2bcd.3-4 (R. 2cd)
R.Os nossos olhos, estão fitos no Senhor:
tende piedade, ó Senhor tende piedade!1Eu levanto os meus olhos para vós,*
que habitais nos altos céus.2aComo os olhos dos escravos estão fitos*nas mãos do seu senhor.R.
2bcomo os olhos das escravas estão fitos*nas mãos de sua senhora,2cassim os nossos olhos, no Senhor,*2daté de nós ter piedade.R.
3Tende piedade, ó Senhor, tende piedade;*já é demais esse desprezo!4Estamos fartos do escárnio dos ricaços*e do desprezo dos soberbos!R.


2ª Leitura - 2Cor 12,7-10
Gloriar-me-ei das minhas fraquezas, para
que a força de Cristo habite em mim.

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 12,7-10

Irmãos:7Para que a extraordinária grandezadas revelações não me ensoberbecesse,foi espetado na minha carne um espinho,que é como um anjo de Satanás a esbofetear-me,a fim de que eu não me exalte demais.8A esse propósito,roguei três vezes ao Senhor que o afastasse de mim.9Mas ele disse-me: "Basta-te a minha graça.Pois é na fraqueza que a força se manifesta".Por isso, de bom grado,eu me gloriarei das minhas fraquezas,para que a força de Cristo habite em mim.10Eis porque eu me comprazo nas fraquezas, nas injúrias,nas necessidades, nas perseguiçõese nas angústias sofridas por amor a Cristo.Pois, quando eu me sinto fraco, é então que sou forte.Palavra do Senhor.


Evangelho - Mc 6,1-6
Um profeta só não é estimado em sua pátria.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6,1-6

Naquele tempo:1Jesus foi a Nazaré, sua terra,e seus discípulos o acompanharam.2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga.Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam:"De onde recebeu ele tudo isto?Como conseguiu tanta sabedoria?E esses grandes milagresque são realizados por suas mãos?3Este homem não é o carpinteiro, filho de Mariae irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão?Suas irmãs não moram aqui conosco?"E ficaram escandalizados por causa dele.4Jesus lhes dizia: "Um profeta só não é estimadoem sua pátria, entre seus parentes e familiares".5E ali não pôde fazer milagre algum.Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos.6E admirou-se com a falta de fé deles.Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.Palavra da Salvação.

Sem comentários:

Enviar um comentário