quarta-feira, 25 de julho de 2012

Leituras Relacionadas ao dia 24/07/2012 - CNBB
Verde. 3ª-feira da 16ª Semana Tempo Comum

1ª Leitura - Mq 7,14-15.18-20
Lançará ao fundo do mar todos os nossos pecados.
Leitura da Profecia de Miquéias 7,14-15.18-20

14Apascenta o teu povo com o cajado da autoridade,o rebanho de tua propriedade,os habitantes dispersos pela matae pelos campos cultivados;15E, como foi nos diasem que nos fizeste sair do Egito,faze-nos ver novos prodígios.18Qual Deus existe, como tu,que apagas a iniqüidadee esqueces o pecadodaqueles que são resto de tua propriedade?- Ele não guarda rancor para sempre,o que ama é a misericórdia.19Voltará a compadecer-se de nós,esquecerá nossas iniqüidadese lançará ao fundo do martodos os nossos pecados.20Tu manterás fidelidade a Jacóe terás compaixão de Abraão,como juraste a nossos pais,desde tempos remotos.Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 84,2-4. 5-6. 7-8 (R.8a)
R. Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade.

2Favorecestes, ó Senhor, a vossa terra, *
libertastes os cativos de Jacó.
3Perdoastes o pecado ao vosso povo, *
encobristes toda a falta cometida;
4retirastes a ameaça que fizestes, *
acalmastes o furor de vossa ira.R. 

5Renovai-nos, nosso Deus e Salvador, *
esquecei a vossa mágoa contra nós!
6Ficareis eternamente irritado? *
Guardareis a vossa ira pelos séculos?R. 

7Não vireis restituir a nossa vida, *
para que em vós se rejubile o vosso povo?
8Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, *
concedei-nos também vossa salvação!R. 

Evangelho - Mt 12,46-50
E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse:
"Eis minha mãe e meus irmãos.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 12,46-50
Naquele tempo:
46Enquanto Jesus estava falando às multidões,
sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora,
procurando falar com ele.
47Alguém disse a Jesus:
"Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora,
e querem falar contigo."
48Jesus perguntou àquele que tinha falado:
"Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?"
49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse:
"Eis minha mãe e meus irmãos.
50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai,
que está nos céus,
esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe."
Palavra da Salvação. 

Reflexão - Mt 12, 46-50
Jesus não quer que nós sejamos seus servos, pois o amor que ele tem por nós não permite isso. O apóstolo São João nos diz no seu Evangelho que Jesus não chama os seus seguidores de servos, mas de amigos, porque lhes revelou tudo o que o Pai lhe deu a conhecer. Mas no Evangelho de hoje, Jesus vai mais além, ele nos mostra que quer que todos os que ele ama e o amam sejam membros da sua família, participem da sua vida divina. Para demonstrar o amor que temos por Jesus, não basta apenas afirmar o amor que se sente por ele, é preciso ir além, é preciso conhecer e realizar a vontade do Pai. Somente quem faz a vontade do Pai ama verdadeiramente a Jesus, torna-se membro da sua família e participa da sua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário