quinta-feira, 26 de julho de 2012

Leituras Relacionadas ao dia 26/07/2012 - CNBB Branco. São Joaquim e Sant"Ana, pais de Nossa Senhora Memória


Leituras Relacionadas ao dia 26/07/2012 - CNBB
Branco. São Joaquim e Sant"Ana, pais de Nossa Senhora Memória

1ª Leitura - Eclo 44,1.10-15
Seus nomes duram através das gerações.

Leitura do Livro do Eclesiástico 44,1.10-15

1Vamos fazer o elogio dos homens famosos,nossos antepassados através das gerações.10Estes, são homens de misericórdia;seus gestos de bondade não serão esquecidos.11Eles permanecem com seus descendentes;seus próprios netos são a sua melhor herança.12A descendência deles mantém-se fiel às alianças,13e, graças a eles, também os seus filhos.Sua descendência permanece para sempre,e sua glória jamais se apagará.14Seus corpos serão sepultados na paze seu nome dura através das gerações.15Os povos proclamarão a sua sabedoria,e a assembléia vai celebrar o seu louvor.Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 131(132),11.13-14.17-18 (R. Lc 1,32a)

R. O Senhor vai dar-lhe o trono
de seu pai, o rei Davi.
11O Senhor fez a Davi um juramento, *uma promessa que jamais renegará:"Um herdeiro que é fruto do teu ventre *colocarei sobre o trono em teu lugar!R.
13Pois o Senhor quis para si Jerusalém *e a desejou para que fosse sua morada:14"Eis o lugar do meu repouso para sempre, *eu fico aqui: este é o lugar que preferi!"R.
17"De Davi farei brotar um forte Herdeiro, *acenderei ao meu Ungido uma lâmpada.18Cobrirei de confusão seus inimigos, *mas sobre ele brilhará minha coroa!"R.

Evangelho - Mt 13,16-17
Muitos profetas e justos
desejaram ver o que vedes, e não viram.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13,16-17

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:16"Felizes sois vós, porque vossos olhos vêeme vossos ouvidos ouvem.17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram,desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram".Palavra da Salvação.

Reflexão - Mt 13, 16-17
Todos nós falamos muito em felicidade e todas as pessoas desejam ser felizes. Em nome da felicidade as pessoas fazem as maiores proezas e correm os maiores riscos. A felicidade está sempre naquilo que nós mais valorizamos na nossa vida. É justamente aqui que nós encontramos o elemento de análise principal para encontrarmos a causa de tanto sofrimento e tanta dor que estão presentes no mundo de hoje. Deus é o valor absoluto e somente a partir dele pode haver felicidade verdadeira. Qualquer felicidade que encontre o seu fundamento fora de Deus, coloca o seu fundamento em um falso valor, de modo que é na verdade uma falsa felicidade, que só pode trazer dor e sofrimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário