sexta-feira, 13 de julho de 2012

Leituras Relacionadas ao dia 13/07/2012 - CNBB
Verde. 6ª-feira da 14ª Semana Tempo Comum

1ª Leitura - Os 14,2-10
Não chamaremos mais "deuses nossos"
a produtos de nossas mãos.
Leitura da Profecia de Oséias 14,2-10
Assim fala o Senhor Deus:2Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus,porque estavas caído em teu pecado.3Vós todos, encontrai palavrase voltai para o Senhor;dizei-lhe: "Livra-nos de todo o male aceita este bemque oferecemos; o fruto de nossos lábios.4A Assíria não nos salvará;não queremos montar nossos cavalos,não chamaremos mais "Deuses nossos"a produtos de nossas mãos;em ti encontrará o órfão misericórdia."5"Hei de curar sua perversidadee me será fácil amá-los,deles afastou-se a minha cólera.Serei como orvalho para Israel;ele florescerá como o lírioe lançará raízes como plantas do Líbano.7Seus ramos hão de estender-se;será seu esplendor como o da oliveira,e seu perfume como o do Líbano.8Voltarão a sentar-se à minha sombrae a cultivar o trigo,e florescerão como a videira,cuja fama se iguala à do vinho do Líbano.9Que tem ainda Efraim a ver com ídolos?Sou eu que o atendo e que olho por ele.Sou como o cipreste sempre verde:de mim procede o teu fruto.10Compreenda estas palavras o homem sábio,reflita sobre elas o bom entendedor!São retos os caminhos do Senhore, por eles, andarão os justos,enquanto os maus ali tropeçam e caem.Palavra do Senhor.

Salmo - 50,3-4. 8-9. 12-13. 14.17 (R. 17b)
R. Minha boca anunciará vosso louvor!

3Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
4Lavai-me todo inteiro do pecado, *
e apagai completamente a minha culpa!R. 

8Mas vós amais os corações que são sinceros, *
na intimidade me ensinais sabedoria.
9Aspergi-me e serei puro do pecado, *
e mais branco do que a neve ficarei.R. 

12Criai em mim um coração que seja puro, *
dai-me de novo um espírito decidido.
13ó Senhor, não me afasteis de vossa face, *
nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!R. 

14Dai-me de novo a alegria de ser salvo *
e confirmai-me com espírito generoso!
17Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, *
e minha boca anunciará vosso louvor!R. 

Evangelho - Mt 10,16-23
Não sereis vós que havereis de falar,
mas sim o Espírito do vosso Pai.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 10,16-23
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
16Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos.
Sede, portanto, prudentes como as serpentes
e simples como as pombas.
17Cuidado com os homens,
porque eles vos entregarão aos tribunais
e vos açoitarão nas suas sinagogas.
18Vós sereis levados
diante de governadores e reis, por minha causa,
para dar testemunho diante deles e das nações.
19Quando vos entregarem,
não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer.
Entóo naquele momento vos será indicado o que deveis dizer.
20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar,
mas sim o Espírito do vosso Pai
é que falará através de vós.
21O irmão entregará à morte o próprio irmóo;
o pai entregará o filho;
os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão.
22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome.
Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.
23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra.
Em verdade vos digo,
vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel,
antes que venha o Filho do Homem.
Palavra da Salvação. 

Reflexão - Mt 10, 16-23
Todo aquele que quer ser discípulo de Jesus deve estar pronto para enfrentar os problemas decorrentes do discipulado. Ser discípulo de Jesus significa não aceitar os contravalores que estão presentes no mundo e que não permitem que haja vida e vida em abundância, mas denunciar esses contravalores como causa de sofrimento e, ao mesmo tempo, anunciar os valores do Evangelho. Ser discípulos de Jesus significa ser profeta da Nova Aliança e arcar com todas as conseqüências do agir profético, ou seja, a perseguição, o sofrimento e até mesmo a morte. A história da Igreja está repleta de mártires, profetas da Nova Aliança que, por acreditarem nos valores do Evangelho, foram perseguidos e derramaram seu sangue como o Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário