terça-feira, 10 de julho de 2012


Leituras Relacionadas ao dia 09/07/2012 - CNBB
Branco. 2ª-feira da 14ª Semana Tempo Comum
Sta. Paulina do Coração Agonizante de Jesus Vg, memória

1ª Leitura - Os 2,16.17b-18.21-22
Eu te desposarei para sempre.
Leitura da Profecia de Oséias 2,16.17b-18.21-22
Assim fala o Senhor:
16Eis que eu a vou seduzir,
levando-a à solidão,
onde lhe falarei ao coração;
17be ela aí responderá ao compromisso,
como nos dias de sua juventude,
nos dias da sua vinda da terra do Egito.
18Acontecerá nesse dia,
diz o Senhor,
que ela me chamará "Meu marido",
e não mais chamará "Meu Baal.
21Eu te desposarei para sempre;
eu te desposarei conforme as sanções da justiça
e conforme as práticas da misericórdia.
22Eu te desposarei para manter fidelidade
e tu conhecerás o Senhor.
Palavra do Senhor. 

Salmo - Sl 144,2-3. 4-5. 6-7. 8-9 (R. 8a)
R. Misericórdia e piedade é o Senhor.

2Todos os dias haverei de bendizer-vos, *
hei de louvar o vosso nome para sempre.
3Grande é o Senhor e muito digno de louvores, *
e ninguém pode medir sua grandeza.R. 

4Uma idade conta à outra vossas obras *
e publica os vossos feitos poderosos;
5proclamam todos o esplendor de vossa glória *
e divulgam vossas obras portentosas!R. 

6Narram todos vossas obras poderosas, *
e de vossa imensidade todos falam.
7Eles recordam vosso amor tão grandioso *
e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.R. 

8Misericórdia e piedade é o Senhor, *
ele é amor, é paciência, é compaixão.
9O Senhor é muito bom para com todos, *
sua ternura abraça toda criatura.R. 

Evangelho - Mt 9,18-26
Minha filha acaba de morrer.
Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9,18-26
18Enquanto Jesus estava falando,
um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele,
e disse: "Minha filha acaba de morrer.
Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá."
19Jesus levantou-se e o seguiu,
junto com os seus discípulos.
20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia, há doze anos,
veio por trás dele e tocou a barra do seu manto.
21Ela pensava consigo:
"Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele,
ficarei curada."
22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse:
"Coragem, filha! A tua fé te salvou."
E a mulher ficou curada a partir daquele instante.
23Chegando à casa do chefe,
Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada,
24e disse: "Retirai-vos,
porque a menina não morreu, mas está dormindo."
E começaram a caçoar dele.
25Quando a multidão foi afastada,
Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou.
26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.
Palavra da Salvação. 

Reflexão - Mt 9, 18-26
O Evangelho de hoje nos mostra que não existe problema que não tenha solução verdadeira quando nos aproximamos de Jesus. Tanto o chefe que se aproxima de Jesus reconhecendo a morte da sua filha, mas acreditando que a imposição das mãos de Jesus lhe devolverá a vida quanto a mulher que, depois de 12 anos de enfermidade, reconhece que basta tocar a barra do manto de Jesus que ficará curada foram atendidos. A palavra que Jesus disse à mulher vale para todos nós: devemos ter coragem, pois a nossa fé nos salva. Devemos acreditar em Deus e enfrentar, com confiança nele, todos os nossos problemas, pois ele está ao lado de quem crê.

Sem comentários:

Enviar um comentário