segunda-feira, 2 de julho de 2012

Liturgia diária dia 01/07

Leituras Relacionadas ao dia 01/07/2012 - CNBB
Vermelho. São Pedro e São Paulo, Apóstolos Solenidade

1ª Leitura - At 12,1-11
Agora sei que o Senhor enviou o seu anjo
para me libertar do poder de Herodes.
Leitura dos Atos dos Apóstolos 12,1-11
Naqueles dias,1o rei Herodesprendeu alguns membros da Igreja, para torturá-los.2Mandou matar à espada Tiago, irmão de João.3E, vendo que isso agradava aos judeus,mandou também prender a Pedro.Eram os dias dos Pães ázimos.Depois de prender Pedro,Herodes colocou-o na prisão,guardado por quatro grupos de soldados,com quatro soldados cada um.Herodes tinha a intenção de apresentá-lo ao povo,depois da festa da Páscoa.5Enquanto Pedro era mantido na prisão,a Igreja rezava continuamente a Deus por ele.6Herodes estava para apresentá-lo.Naquela mesma noite,Pedro dormia entre dois soldados,preso com duas correntes;e os guardas vigiavam a porta da prisão.7Eis que apareceu o anjo do Senhore uma luz iluminou a cela.O anjo tocou o ombro de Pedro, acordou-o e disse:"Levanta-te depressa!"As corrrentes caíram-lhe das mãos.8O anjo continuou:"Coloca o cinto e calça tuas sandálias!"Pedro obedeceu e o anjo lhe disse:"Põe tua capa e vem comigo!"9Pedro acompanhou-o, e não sabia que era realidadeo que estava acontecendo por meio do anjo,pois pensava que aquilo era uma visão.10Depois de passarem pela primeira e segunda guarda,chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade.O portão abriu-se sozinho. Eles saíram, caminharam por uma rua e logo depois o anjo o deixou.11Então Pedro caiu em si e disse:"Agora sei, de fato, que o Senhor enviou o seu anjopara me libertar do poder de Herodese de tudo o que o povo judeu esperava!"Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 33(34),2-3.4-5.6-7.8-9 (R. 5)
R.De todos os temores me livrou o Senhor Deus.2Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, *seu louvor estará sempre em minha boca.3Minha alma se gloria no Senhor; *que ouçam os humildes e se alegrem! R.
4Comigo engrandecei ao Senhor Deus, *exaltemos todos juntos o seu nome!5Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, *e de todos os temores me livrou. R.
6Contemplai a sua face e alegrai-vos, *e vosso rosto não se cubra de vergonha!7Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, *e o Senhor o libertou de toda angústia. R.
8O anjo do Senhor vem acampar *ao redor dos que o temem, e os salva.9Provai e vede quão suave é o Senhor! *Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! R.


2ª Leitura - 2Tm 4,6-8.17-18
Agora está reservada para mim a coroa da justiça.
Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 4,6-8.17-18
Caríssimo:6Quanto a mim,eu já estou para ser derramado em sacrifício;aproxima-se o momento de minha partida.7Combati o bom combate,completei a corrida, guardei a fé.8Agora está reservada para mim a coroa da justiça,que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia;e não somente a mim,mas também a todos que esperam com amora sua manifestação gloriosa.17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças;ele fez com que a mensagemfosse anunciada por mim integralmente,e ouvida por todas as nações;e eu fui libertado da boca do leão.18O Senhor me libertará de todo male me salvará para o seu Reino celeste.A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém.Palavra do Senhor.


Evangelho - Mt 16,13-19
Tu és Pedro e eu te darei as
chaves do Reino dos Céus.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16,13-19
Naquele tempo:13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipee ali perguntou aos seus discípulos:"Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?"14Eles responderam:"Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias;Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas".15Então Jesus lhes perguntou:"E vós, quem dizeis que eu sou?"16Simão Pedro respondeu:"Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo".17Respondendo, Jesus lhe disse:"Feliz es tu, Simão, filho de Jonas,porque não foi um ser humano que te revelou isso,mas o meu Pai que está no céu.18Por isso eu te digo que tu és Pedro,e sobre esta pedra construirei a minha Igreja,e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus:tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus;tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".Palavra da Salvação.

Sem comentários:

Enviar um comentário