segunda-feira, 23 de julho de 2012

Leituras Relacionadas ao dia 22/07/2012 - CNBB
Verde. 16º DOMINGO Tempo Comum

1ª Leitura - Jr 23,1-6
Reunirei o resto de minhas ovelhas.
Suscitarei para elas pastores.

Leitura do Livro do Profeta Jeremias 23,1-6

1"Ai dos pastores que deixam perder-see dispersar-se o rebanho de minha pastagem,diz o Senhor!2Deste modo, isto diz o Senhor, Deus de Israel,aos pastores que apascentam o meu povo:Vós dispersastes o meu rebanho,e o afugentastes e não cuidastes dele;eis que irei verificar isso entre vóse castigar a malícia de vossas ações, diz o Senhor.3E eu reunirei o resto de minhas ovelhasde todos os países para onde forem expulsas,e as farei voltar a seus campos,e elas se reproduzirão e multiplicarão.4Suscitarei para elas novos pastoresque as apascentem;não sofrerão mais o medo e a angústia,nenhuma delas se perderá, diz o Senhor.5Eis que virão dias,diz o Senhor,em que farei nascer um descendente de Davi;reinará como rei e será sábio,fará valer a justiça e a retidão na terra.6Naqueles dias, Judá será salvoe Israel viverá tranqüilo;este é o nome com que o chamarão:"Senhor, nossa Justiça."Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 22,1-3a.3b-4.5.6 (R. 1.6a)
R.O Senhor é o pastor que me conduz:felicidade e todo bem hão de seguir-me!
1O Senhor é o pastor que me conduz;*não me falta coisa alguma.2Pelos prados e campinas verdejantes*ele me leva a descansar.Para as águas repousantes me encaminha,*3e restaura as minhas forças.R.
3bEle me guia no caminho mais seguro,*pela honra do seu nome.4Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,*nenhum mal eu temerei;estais comigo com bastão e com cajado;*eles me dão a segurança!R.
5Preparais à minha frente uma mesa,*bem à vista do inimigo,e com óleo vós ungis minha cabeça;*o meu cálice transborda.R.
6Felicidade e todo bem hão de seguir-me*por toda a minha vida;e na casa do Senhor, habitarei*pelos tempos infinitos.R.

2ª Leitura - Ef 2,13-18
Ele é a nossa paz; do que 
era dividido fez uma unidade.

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 2,13-18

Irmãos:13Agora, em Jesus Cristo,vós que outrora estáveis longe,vos tornastes próximos,pelo sangue de Cristo.14Ele, de fato, é a nossa paz:do que era dividido, ele fez uma unidade.Em sua carne ele destruiu o muro de separação:a inimizade.15Ele aboliu a Lei com seus mandamentos e decretos.Ele quis, assim, a partir do judeu e do pagão,criar em si um só homem novo,estabelecendo a paz.16Quis reconciliá-los com Deus,ambos em um só corpo,por meio da cruz;assim ele destruiu em si mesmo a inimizade.17Ele veio anunciar a paz a vós que estáveis longe,e a paz aos que estavam próximos.18É graças a ele que uns e outros,em um só Espírito,temos acesso junto ao Pai.Palavra do Senhor.

Evangelho - Mc 6,30-34
Eram como ovelhas sem pastor.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6,30-34

Naquele tempo:30Os apóstolos reuniram-se com Jesuse contaram tudo o que haviam feito e ensinado.31Ele lhes disse:"Vinde sozinhos para um lugar deserto,e descansai um pouco".Havia, de fato, tanta gente chegando e saindoque não tinham tempo nem para comer.32Então foram sozinhos, de barco,para um lugar deserto e afastado.33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles.Saindo de todas as cidades, correram a pé,e chegaram lá antes deles.34Ao desembarcar,Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão,porque eram como ovelhas sem pastor.Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.Palavra da Salvação.

Sem comentários:

Enviar um comentário